RelatorioAnual2017

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa

Relatório Anual - Dados consolidados de 2017

Apresentação

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças, desde o ventre materno até os seis anos de idade. As atividades acontecem no contexto familiar e comunitário. Trata-se de um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundado em 1983, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo.

A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança. Atualmente, há voluntários atuando em todos os estados brasileiros e em outros 17 países. O fruto deste trabalho é o acompanhamento de mais de 1 milhão de crianças de zero a seis anos e gestantes, em mais de 32 mil comunidades.

Para reforçar o compromisso com a crianças desde sua concepção, foi fundado em 2014, o Museu da Vida, localizado junto à sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR), no bairro Mercês (R. Jacarezinho, 1691). Além da história da Pastoral da Criança e de sua fundadora, o Museu também apresenta as ações que continuam em vigência até hoje.

A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança acredita que, para levar vida plena a todas as crianças do mundo, é preciso compartilhar e multiplicar conhecimentos. Por isso, fica a gratidão por todos aqueles que somaram esforços à causa, neste último ano. E o convite para continuarem firmes na missão.

Entre os muitos pontos fortes da Pastoral da Criança, está a credibilidade conquistada ao longo dos anos, tanto em relação à sociedade como um todo, quanto aos parceiros que contribuem com a missão de levar vida plena para todas as crianças. Parte disso tem a ver com o acompanhamento dos resultados conquistados nas comunidades e com a transparência na prestação de contas. Para isso, e no cumprimento das prescrições legais e estatutárias, anualmente, as demonstrações contábeis são submetidas à auditoria independente e publicadas em material de grande circulação nacional e na internet.

Por isso, neste relatório, são apresentados resultados, ações desenvolvidas, indicadores e demonstrações financeiras. Além de ser um material importante para os parceiros, também auxilia as coordenações nas tomadas de decisões e implementação de melhorias.

Missão da Pastoral da Criança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação (Artigo 2 - Estatuto da Pastoral da Criança).

A missão, a visão, os valores e crenças e elementos de sucesso estão disponíveis na Wiki da Pastoral da Criança.

Administração

Situação dos principais indicadores

Esta avaliação tem o objetivo de identificar os estados e os setores do país nos quais os indicadores da Pastoral da Criança, construídos com base nas Folhas de Acompanhamento Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS), apresentam índices com variações significativas, geradas por razões que não ocorrem por mero acaso.

Após a reflexão promovida por esse estudo, é responsabilidade das coordenações da Pastoral da Criança promover a educação das famílias para a prevenção das doenças e promoção do desenvolvimento infantil. Para isso, são desenvolvidas ações de articulação interna e com os Conselhos de Políticas Públicas, para ajudar a garantir os direitos fundamentais e o bom funcionamento dos serviços públicos.

O sistema de informação da Pastoral da Criança, por meio de relatórios trimestrais, alerta os setores e ramos sobre a situação dos indicadores que estão analisados neste relatório. São enviadas mensagens educativas que parabenizam e incentivam os resultados positivos alcançados, e faz alertas em relação ao indicador ou tema que requer mais atenção por parte das respectivas coordenações e dos respectivos Conselhos.

A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil.

Ações básicas

Ações complementares

Ações opcionais

Outras ações de apoio

?Núcleo de Comunicação

Formação de coordenadores

Demonstrativo contábil e financeiro

  •  ?Relatório de Auditoria
  •  ?Gráfico Custo Criança acompanhada mês
  •  ?Arrecadações através das Companhias de Energia
  •  ?Apresentação sobre reajustes nos apoios e mudança nos repasses para ramos
  •  ?Fontes de Recurso
  •  ?Orçamento