Relatório Anual 2019
Índice
- 1 Apresentação
- 2 Missão da Pastoral da Criança
- 3 Administração
- 4 Situação dos principais indicadores
- 5 Ações básicas
- 6 Ações complementares
- 7 Ações opcionais
- 8 Outras Ações de apoio
- 9 Núcleo de Comunicação
- 10 Formação de coordenadores 2019
- 11 Demostrativo contábil e financeiro
- 12 Apresentações utilizadas na Assembleia Geral
Apresentação
A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB, foi fundada em 1983 e alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).
A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança. No Brasil, atualmente, há mais de 164 mil voluntários atuando em todos os estados brasileiros, sendo que 89 mil são líderes. O fruto deste trabalho é o acompanhamento de mais de 956 mil crianças de zero a seis anos e 55 mil gestantes, em mais de 30 mil comunidades, de 3.550 municípios. Essa metodologia está presente também em outros 10 países - México, Guiné Bissau, Haiti, Perú, Filipinas, Moçambique, Bolívia, Rep. Dominicana, Guatemala e Venezuela.
Em 2014, foi fundado o Museu da Vida, uma iniciativa da Pastoral da Criança para oferecer gratuitamente um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. Com ambientes de aprendizagem e acervo relacionados à promoção da saúde, à nutrição, à educação e à cidadania, ele retrata também a história dos mais de 30 anos da Pastoral da Criança e de sua fundadora. Localizado junto à sede da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, as exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita.
Entre os muitos pontos fortes da Pastoral da Criança, está a credibilidade conquistada ao longo dos anos, tanto em relação à sociedade como um todo, quanto aos parceiros que contribuem com a missão de levar vida plena para todas as crianças. Parte disso tem a ver com o acompanhamento dos resultados conquistados nas comunidades e com a transparência na prestação de contas. Para isso, e no cumprimento das prescrições legais e estatutárias, anualmente, as demonstrações contábeis são submetidas à auditoria independente e publicadas em material de grande circulação nacional e na internet.
Por isso, neste relatório, são apresentados resultados, ações desenvolvidas, indicadores e demonstrações financeiras. Além de ser um material importante para os parceiros, também auxilia as coordenações nas tomadas de decisões e implementação de melhorias.
Em tempo, reforçamos que, para a Pastoral da Criança, a união de saberes e a multiplicação de conhecimentos é o caminho para levar vida plena a todas as crianças do mundo. Por isso, gostaríamos de aproveitar esse espaço para demonstrar nossa gratidão à todos aqueles que participaram dessa missão e o convite para continuarem firmes na missão.
Missão da Pastoral da Criança
“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação (Artigo 2 - Estatuto da Pastoral da Criança).
A missão, a visão, os valores e crenças e elementos de sucesso estão disponíveis na Wiki da Pastoral da Criança.
Administração
Situação dos principais indicadores
Esta avaliação tem o objetivo de identificar os estados e os setores do país nos quais os indicadores da Pastoral da Criança, construídos com base nas Folhas de Acompanhamento Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS), apresentam índices com variações significativas, geradas por razões que não ocorrem por mero acaso.
Após a reflexão promovida por esse estudo, é responsabilidade das coordenações da Pastoral da Criança promover a educação das famílias para a prevenção das doenças e promoção do desenvolvimento infantil. Para isso, são desenvolvidas ações de articulação interna e com os Conselhos de Políticas Públicas, para ajudar a garantir os direitos fundamentais e o bom funcionamento dos serviços públicos.
O sistema de informação da Pastoral da Criança, por meio de relatórios trimestrais, alerta os setores e ramos sobre a situação dos indicadores que estão analisados neste relatório. São enviadas mensagens educativas que parabenizam e incentivam os resultados positivos alcançados, e faz alertas em relação ao indicador ou tema que requer mais atenção por parte das respectivas coordenações e dos respectivos Conselhos.
A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil.
Ações básicas
Indicadores Acompanhamento Nutricional
Oficina de Formação Contínua Integrada
Ações complementares
Indicadores Brinquedos e Brincadeiras
Indicadores Alimentação e Hortas Caseiras
Indicadores Articuladores de Saúde
Ações opcionais
Outras Ações de apoio
Núcleo de Comunicação
Comunicação da Pastoral da Criança
O Departamento de Comunicação da Coordenação Nacional tem, por objetivo, contribuir para que a Pastoral da Criança continue a ser referência para a família no cuidado com a criança. A cada semana, a equipe contribui para a divulgação de um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – assunto que é discutido com os profissionais do departamento técnico e de suporte à gestão, e trabalhado nos diversos meios de comunicação da instituição.
As atribuições da equipe incluem: produção da Revista Pastoral da Criança e do programa de rádio Viva a Vida, site e mídias sociais, informativo semanal, assessoria de imprensa, desenvolvimento de materiais gráficos e contribuições para o Aplicativo Visita Domiciliar, baseado no Caderno do Líder.
A comunicação também colabora na elaboração de materiais educativos que são usados pelos líderes nas comunidades, na atualização e no desenvolvimento de campanhas, bem como na produção de materiais para o relacionamento com parceiros.
Revista Pastoral da Criança
Programa de rádio “Viva a Vida”
Site
Mídias sociais
Assessoria de imprensa
Informativo Semanal
Comunicação do Museu da Vida
Materiais gráficos e digitais
Formação de coordenadores 2019
*Capacitação de Coordenadores de Ramo e Área*
Para assumir a sua missão na Pastoral da Criança, o Coordenador de Ramo deverá ser eleito pela Assembleia formada pelos Coordenadores de Comunidade e/ou Líderes e seu mandato terá a duração de dois anos. Este novo coordenador deverá receber a capacitação em até 60 dias após a data de sua ratificação.
As capacitações de novos Coordenadores de Ramo são planejadas pelos Coordenadores de Estado, cabendo-lhes formar e manter o número de capacitadores suficientes no tema para atender a demanda. Os Coordenadores de Estado devem também acompanhar se todos os Coordenadores de Ramos foram eleitos e capacitados dentro do tempo estipulado (60 dias após a sua ratificação).
Os Coordenadores de Setor são responsáveis pelas assembleias eletivas dos Coordenadores de Ramos, devendo planejar estas assembleias e manter os cadastros dos ramos atualizados no Sistema de Informação da Pastoral da Criança.
Demostrativo contábil e financeiro
Apresentações utilizadas na Assembleia Geral
anexos apresentações