Mudanças entre as edições de "Relatório Anual 2019"
(→Ações básicas) |
(→Ações básicas) |
||
Linha 36: | Linha 36: | ||
[https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Relat%C3%B3rio_Anual_-_Comunidade Comunidade] | [https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Relat%C3%B3rio_Anual_-_Comunidade Comunidade] | ||
− | Mortalidade Infantil | + | [https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Relat%C3%B3rio_Anual_-_Mortalidade Mortalidade Infantil] |
===Ações básicas=== | ===Ações básicas=== | ||
Indicadores Guia do Líder | Indicadores Guia do Líder |
Edição das 15h09min de 19 de agosto de 2019
Índice
- 1 Apresentação
- 2 Missão da Pastoral da Criança
- 3 Administração
- 4 Situação dos principais indicadores
- 5 Ações básicas
- 6 Ações complementares
- 7 Ações opcionais
- 8 Outras Ações de apoio
- 9 Núcleo de Comunicação
- 10 Formação de coordenadores
- 11 Demostrativo contábil e financeiro
- 12 Apresentações utilizadas na Assembleia Geral
Apresentação
A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB, foi fundada em 1983 e alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).
A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança. No Brasil, atualmente, há mais de 164 mil voluntários atuando em todos os estados brasileiros, sendo que 89 mil são líderes. O fruto deste trabalho é o acompanhamento de mais de 956 mil crianças de zero a seis anos e 55 mil gestantes, em mais de 30 mil comunidades, de 3.550 municípios. Essa metodologia está presente também em outros 10 países - México, Guiné Bissau, Haiti, Perú, Filipinas, Moçambique, Bolívia, Rep. Dominicana, Guatemala e Venezuela.
Em 2014, foi fundado o Museu da Vida, uma iniciativa da Pastoral da Criança para oferecer gratuitamente um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. Com ambientes de aprendizagem e acervo relacionados à promoção da saúde, à nutrição, à educação e à cidadania, ele retrata também a história dos mais de 30 anos da Pastoral da Criança e de sua fundadora. Localizado junto à sede da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, as exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita.
Entre os muitos pontos fortes da Pastoral da Criança, está a credibilidade conquistada ao longo dos anos, tanto em relação à sociedade como um todo, quanto aos parceiros que contribuem com a missão de levar vida plena para todas as crianças. Parte disso tem a ver com o acompanhamento dos resultados conquistados nas comunidades e com a transparência na prestação de contas. Para isso, e no cumprimento das prescrições legais e estatutárias, anualmente, as demonstrações contábeis são submetidas à auditoria independente e publicadas em material de grande circulação nacional e na internet.
Por isso, neste relatório, são apresentados resultados, ações desenvolvidas, indicadores e demonstrações financeiras. Além de ser um material importante para os parceiros, também auxilia as coordenações nas tomadas de decisões e implementação de melhorias.
Em tempo, reforçamos que, para a Pastoral da Criança, a união de saberes e a multiplicação de conhecimentos é o caminho para levar vida plena a todas as crianças do mundo. Por isso, gostaríamos de aproveitar esse espaço para demonstrar nossa gratidão à todos aqueles que participaram dessa missão e o convite para continuarem firmes na missão.
Missão da Pastoral da Criança
“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação (Artigo 2 - Estatuto da Pastoral da Criança).
A missão, a visão, os valores e crenças e elementos de sucesso estão disponíveis na Wiki da Pastoral da Criança.
Administração
Situação dos principais indicadores
Esta avaliação tem o objetivo de identificar os estados e os setores do país nos quais os indicadores da Pastoral da Criança, construídos com base nas Folhas de Acompanhamento Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS), apresentam índices com variações significativas, geradas por razões que não ocorrem por mero acaso.
Após a reflexão promovida por esse estudo, é responsabilidade das coordenações da Pastoral da Criança promover a educação das famílias para a prevenção das doenças e promoção do desenvolvimento infantil. Para isso, são desenvolvidas ações de articulação interna e com os Conselhos de Políticas Públicas, para ajudar a garantir os direitos fundamentais e o bom funcionamento dos serviços públicos.
O sistema de informação da Pastoral da Criança, por meio de relatórios trimestrais, alerta os setores e ramos sobre a situação dos indicadores que estão analisados neste relatório. São enviadas mensagens educativas que parabenizam e incentivam os resultados positivos alcançados, e faz alertas em relação ao indicador ou tema que requer mais atenção por parte das respectivas coordenações e dos respectivos Conselhos.
A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil.
Ações básicas
Indicadores Guia do Líder
Indicadores Acompanhamento Nutricional
Ações complementares
Indicadores Brinquedos e Brincadeiras
Indicadores Alimentação e Hortas Caseiras
Indicadores Articuladores de Saúde
Ações opcionais
Indicadores de Hanseníase
Outras Ações de apoio
Oficina de Formação Contínua Integrada
Projeto Expansão
Museu da Vida 2019
Núcleo de Comunicação
Comunicação da Pastoral da Criança
O Departamento de Comunicação da Coordenação Nacional tem, por objetivo, contribuir para que a Pastoral da Criança continue a ser referência para a família no cuidado com a criança. A cada semana, a equipe contribui para a divulgação de um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – assunto que é discutido com os profissionais do departamento técnico e de suporte à gestão, e trabalhado nos diversos meios de comunicação da instituição.
As atribuições da equipe incluem: produção da Revista Pastoral da Criança e do programa de rádio Viva a Vida, site e mídias sociais, informativo semanal, assessoria de imprensa, desenvolvimento de materiais gráficos e contribuições para o Aplicativo Visita Domiciliar, baseado no Caderno do Líder.
A comunicação também colabora na elaboração de materiais educativos que são usados pelos líderes nas comunidades, na atualização e no desenvolvimento de campanhas, bem como na produção de materiais para o relacionamento com parceiros.
Revista Pastoral da Criança
Programa de rádio “Viva a Vida”
Site
Mídias sociais
Assessoria de imprensa
Informativo Semanal
Comunicação do Museu da Vida
Materiais gráficos e digitais
Formação de coordenadores
Demostrativo contábil e financeiro
Apresentações utilizadas na Assembleia Geral
anexos apresentações