O sonho do profeta Zacarias
16º CÍRCULO
IRÁ CHEGAR UM NOVO DIA
O sonho do profeta Zacarias
Zacarias 8,1-8
Acolhida
- Canto Inicial.
- Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
- Invocar a luz dos Espírito Santo.
- Breve memória do encontro anterior.
1. Um fato da Vida que nos faz pensar
Na aldeia Água Bonita, uma comunidade indígena na Diocese de Campo Grande, os líderes da Pastoral da Criança, com a equipe de brinquedistas da comunidade preparam uma tarde de brinquedos e brincadeiras com as crianças, famílias e todo o grupo da Pastoral da Criança.
A comunidade enfrenta os problema de grande parte das nossas comunidade indígenas que acabam absolvendo parte da cultura branca, o descaso dos governantes, as doenças da cidade, e um grande empobrecimento. O descaso dos governos e sofrimento das comunidades pobres também é visto em nossas comunidades da periferia
Com a ação da Pastoral da Criança na aldeia, eles retomaram muita coisa da sua cultura, e tiveram a chance de reviver muita das suas brincadeiras. A Vera nos conta que eles passaram uma tarde deliciosa com as crianças indígenas, ressaltando as brincadeiras da comunidade, com a participação de crianças maiores, adultos e pais. Neste dia, as atividades de brincar uniu toda a comunidade indígena juntamente com a Pastoral da Criança. Ela nos diz: "A felicidade estava estampada na expressão de seus olhares brilhantes de alegria no faz de conta. Brincando de casinha as meninas se realizavam, os meninos com instrumentos musicais cantavam e dançavam, as mães estavam felizes com seus filhos brincando. A alegria nas ruas, nas casas, foi uma festa para aquelas crianças da aldeia, de bebê à adolescentes, mães, pais, e também os avós e pessoas de idade, todos juntos em uma só festa".
A experiência do brincar é tão importante para a criança, porque através da brincadeira a criança nutre o seu interior, podemos dizer que a é tão essencial para sua vida ter esse direito garantido, quanto o direito de se alimentar. Observando as crianças brincando podemos constatar que ela se realiza, e tem muito mais saúde e desenvolvimento na escola. Vemos um sonho se realizando e que este sonho seja para todas as crianças, famílias e idosos construindo uma nova sociedade.
2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
2.1. Introdução à leitura do texto. O profeta Zacarias vive numa época de incertezas. Era o tempo em que se buscava reconstruir o país, devastado pelo exílio. Existe muita esperança entre as famílias. Durante a leitura vamos prestar atenção na maneira em que o profeta encoraja as pessoas a se lançar na reconstrução do país.
2.2. Leitura lenta e atenta do texto: Zacarias 8,1-8.
2.3. Perguntas para a reflexão:
o O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?
o Quais as promessas de Deus apresentadas pelo texto?
o Que esperanças estas palavras transmitem para os reconstrutores daquela época? E para nós, hoje?
3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração
Sugestões para a celebração
- Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Aumenta nossa esperança, Senhor!
- Rezar um salmo. Sugestão: o Salmo 127 (126). Este salmo é uma oração de confiança na presença de Deus em todos os nosso projetos de construção de um mundo mais justo.
- Rezar o Pai-Nosso.
4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova
- Assumir um compromisso pessoal e comunitário em construir relações humanas em nosso bairro.
- Canto Final
Preparar o próximo encontro
- Em nosso próximo encontro vamos ver como os filhos de Isaías ajudaram o profeta no desempenho de sua missão. Usaremos dois textos para o estudo: Isaías 7,3-9 e 8,1-4.
- Distribuir as tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
- Marcar data e local do próximo encontro.
AJUDA PARA O GRUPO
Nós sempre trabalhamos a partir de nossos sonhos e de nossas esperanças. Nossa esperança de um mundo melhor não poderá nunca ser menor que nosso medo dos problemas que hoje enfrentamos. O profeta Zacarias é um homem que viveu as amarguras do exílio na Babilônia e agora volta para sua terra. Mas naquela época Judá era um país devastado e Jerusalém um monte de ruínas. Os que voltaram do exílio devem agora se lançar com coragem na reconstrução da cidade e de todo o país. Mas esta tarefe exige muita esperança e dedicação. Logo o povo enfraquece e se lança em, brigas internas. Volta a antiga mentalidade e as pessoas abandonam o projeto comunitário para buscar seus próprios interesses. É muito difícil se lançar no projeto de Deus, alicerçado na prática da justiça e da fidelidade. Se quisermos construir um novo país, onde haja vida e alegria para todas as crianças e para todos os idosos, devemos começar pela prática da justiça e não medir as pessoas pela sua produção e consumo, como acontece hoje na sociedade neoliberal em que vivemos.