Nasceu um filho para Noemi
20º CÍRCULO
TODA CRIANÇA É SINAL DA PRESENÇA DE DEUS
Nasceu um filho para Noemi
Rute 4,9-17
Acolhida
- Canto Inicial
- Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
- Invocar a luz dos Espírito Santo.
- Breve memória do encontro anterior.
1. Um fato da Vida que nos faz pensar
"Uma jovem, chamada Maria, engravidou do seu noivo, a quem muito amava, e este, ao tomar conhecimento do fato, aconselhou-a abortar, prometendo casamento depois. Maria, corajosamente, não aceitou o conselho e teve sua criança enfrentando grandes dificuldades, mas vibrando de amor e alegria desde a gestação. Ela foi acompanhada pela Pastoral da Criança, recebia a visita da líder, participava dos encontros na comunidade e passava para todos muita alegria, que contagiava amigos, parentes e todos da comunidade. Depois do nascimento da menina, a participação continuou e a sua felicidade superava sua desilusão.
Maria, com sua filhinha Ana Beatriz e uma parenta, mudou-se para uma comunidade que estava se formando. A criança fez 3 anos e estava na fase pré-escolar. A Maria e outras mães iniciaram uma escolinha com o objetivo de acompanhar as crianças do bairro. Elas fizeram um bom movimento para que a Prefeitura instalasse uma pré-escola. No dia da inauguração foi uma grande alegria e todos reconheciam o esforço de Maria e sua união com as mães em favor das crianças. A escolinha aconteceu e cresceu com o envolvimento de toda comunidade que crescia também. Este fato foi causa de grandes alegrias, provações e transformações. O objetivo foi alcançado! O local também era usado para as ações da Pastoral da Criança.
A confiança em Deus, a fidelidade a Jesus, o compromisso com a vida, a solidariedade, as ações da Pastoral da Criança, que crescia com a entrada de muitas crianças, transformou a comunidade. Hoje, seus membros continuam lutando para conseguir que sejam respeitados muitos direitos das crianças, pois para muitas ainda não têm escola. Todos continuam lutando e nunca esquecem que tudo começou com a vontade da Maria e de outras mães na luta pelos direitos das crianças.
2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
2.1. Introdução à leitura do texto: o nascimento de Obed traz esperanças não apenas para sua avó Noemi, que através dele recuperava todas as terras que lhe tinham roubadas, mas traz esperanças para todo o povo de Belém. Durante a leitura vamos prestar atenção nas bênçãos e nos louvores que o povo reza ao longo do episódio.
2.2. Leitura lenta e atenta do texto: Rute 4,9-17.
2.3. Perguntas para a reflexão:
o De que você mais gostou neste texto? Por quê?
o O filho é de Rute. Mas é também de Noemi. Como o texto explica isto? E o que isto quer nos ensinar?
o Quais as bênçãos e louvores presentes neste texto? Quem as proclama?
o Obed significa servo. Qual o significado deste nome para o momento em que passava o povo? E para nós hoje?
3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oraçã
Sugestões para a celebração
- Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Esteja sempre conosco, Senhor!
- Rezar um salmo. Sugestão: o Salmo 8. As crianças todas entoarão a deus um perfeito hino de louvor!
- Rezar o Pai-Nosso.
4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova
- Assumir um compromisso pessoal e comunitário com a saúde de todas as crianças de nosso bairro.
- Canto Final
Preparar o próximo encontro
- Em nosso próximo encontro vamos começar o Terceiro Bloco dos Círculos Bíblicos. O tema será "Aprendendo com as Comunidades Cristãs".
- Distribuir as tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
- Marcar data e local do próximo encontro.
AJUDA PARA O GRUPO
Uma das páginas mais bonitas da Bíblia é a conclusão da história de Noemi e de sua nora Rute. As duas mulheres pobres chegam a Belém para buscar reparar todas as injustiças que Noemi tinha sofrido. A luta por justiça não foi fácil. Mas graças ao amor e à solidariedade de Booz, a justiça aos poucos vai sendo restabelecida. Booz significa "pela força". Temos que usar de todas as nossas forças se quisermos que a justiça triunfe sobre o egoísmo e o medo. Juntos teremos forças! As duas mulheres conseguem recuperar no tribunal as terras de Noemi. Com o casamento de Booz e Rute, o filho deles é a segurança de um herdeiro para Noemi. Desta forma a família de Rute dá segurança para Noemi em sua velhice. O caminho apontando pelo livro de Rute é muito direto: a solidariedade entre os pobres é a garantia de pão, terra e segurança para todos. Justiça e solidariedade são os alicerces do mundo construído dentro dos planos de Deus. O filho de Rute se chama Obed. Esta palavra significa servo. Esta foi a condição de Jesus na construção do Reino que o Pai quer: ser servo de todos, num trabalho contínuo de promoção da vida humana. Esta deve ser também nossa proposta ao assumirmos os trabalhos da Pastoral.