Jornal da Pastoral da Criança

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
Logojpc.jpg

Jornal da Pastoral da Criança

Espaço do Rádio e Jornal

Twitter do Jornal

Justificativa:

Com a necessidade de divulgação das atividades das coordenações dos setores e estados; Com a necessidade de uma formação contínua de nossos líderes; Com a necessidade de em conjunto com outras instituições promover campanhas nacionais;

Objetivo:

Possibilitar as coordenações de setores e estados a divulgarem suas ações comunitárias; Possibilitar as nossas coordenações a fornecerem conteúdo de interesse das comunidades, locais, regionais ou nacionais; Coletar temas para capacitação de nossos líderes sempre que possível em conjunto com os programas semanais de rádio; Elaborar material e conteúdos para promoção de campanhas nacionais;

Geral:

Divulgação das ações das comunidades; Elaboração de temas e conteúdos que possibilite a capacitação continuada de nossos líderes; Promoção de campanhas nacionais;

Específico:

Estabelecer conjunto de grupos que participam com conteúdos para a edição do Jornal; Buscar conteúdos técnicos de interesse para a formação contínua; Motivar as coordenações a enviarem notícias;

Forma de Distribuição do Jornal:

Como é feita a distribuição do Jornal da Pastoral da Criança?

  • A quantidade de Jornal está relacionada ao número de crianças acompanhadas. O número de crianças acompanhadas está relacionado aos envios das FABS. Atualmente, as informações para o envio do jornal estão baseadas nos dados do último trimestre fechado, vindos das comunidades que enviaram pelo menos uma FABS para a Coordenação Nacional. Portanto, toda líder que envia FABS tem prioridade no recebimento do Jornal da Pastoral da Criança. E a distribuição estará sempre relacionada ao número de crianças acompanhadas. Quanto mais crianças acompanhadas, mais FABS, mais líderes, mais jornais receberão, para a comunidade, ramo e setor. O Setor de Comunicação, via Sistema de Informação, gera cartas de envio do Jornal da Pastoral da Criança e repassa para o Setor de Expedição que fará a separação, empacotamento e envio do Jornal da Pastoral da Criança.

Quem recebe o Jornal da Pastoral da Criança:

Todos os líderes que enviam FABS tem direito a um exemplar do Jornal da Pastoral da Criança, no mínimo. Todos os ramos que têm comunidade que enviam FABS têm direito a pelo menos 5 (cinco) exemplares do Jornal da Pastoral da Criança. Todo setor que tem comunidades que enviam FABS tem direito a pelo menos 15 (quinze) Jornais da Pastoral da Criança.

Atualmente estamos distribuindo 280.000 exemplares

Não fazemos envios normais para escolas, creches, e famílias...

OBS: As comunidades que tiverem muitas crianças e poucos líderes irá sempre mais Jornal para que possam animar novos líderes.

Envio das notícias ou artigos:

  • Sabemos que cada Setor se organiza de um jeito diferente para o envio de notícias. Contudo, para evitar transtornos, solicitamos que quem quiser mandar uma notícia para o Jornal, encaminhe-a, junto com as fotos, ao Coordenador de Setor. Cada coordenador se encarregará de enviar a notícia para o Jornal. As notícias que continuarem chegando diretamente dos Ramos e Comunidades serão encaminhadas por fax ou e-mail ao respectivo Coordenador de Setor para que ele tome conhecimento e autorize a publicação. Nós teremos o maior prazer em divulgar as notícias de cada Setor, mas para isso, precisamos contar com a colaboração de todos. Agradecemos a compreensão e qualquer dúvida, converse com o seu Coordenador de Setor ou escreva para [[1]]

Grupos de setores que participam por edição:

Os setores estão divididos em 8 grupos, portanto fica um espaço reservado para o Setor a cada 8 meses; Grupos 1 a 8

Por Estado (PDF)

Por código do Setor (PDF)

Grupo 1 (PDF)

Grupo 2 (PDF)

Grupo 3 (PDF)

Grupo 4 (PDF)

Grupo 5 (PDF)

Grupo 6 (PDF)

Grupo 7 (PDF)

Grupo 8 (PDF)

Veja o calendário de envio do artigo para o Jornal.

Calendário envio do artigo (PDF)

Critérios para o envio de Jornais da Pastoral da Criança direto para os ramos:

  • Distância entre o ramo e a sede do setor: 300 km Portanto, para o ramo que estiver a 300 km ou mais de distância do município sede do setor o Jornal poderá receber diretamente no ramo. Avalie com muito critério a necessidade de enviar direto para o ramo. Contudo, se a dificuldade em fazer o Jornal aos líderes for muito grande, esta distância de 300 km poderá não ser levada em consideração.

Solicitação para o envio do jornal direto para o ramo:

  • O Setor deverá nos enviar uma solicitação por carta, via correio do setor, ou por e-mail, informando o número e nome do setor e os códigos dos ramos para o envio direto. Informamos ainda que o endereço de envio do material educativo do ramos deverá estar correta, no sistema de informação e deverá também ter o número do CPF do coordenador de ramo. Se não tiver o número do CPF do coordenador de ramo, irá com o nome e CPF do coordenador de Setor.

OBS: Independente da quilometragem se você tiver um ramo com real dificuldade de envio ou retirada do jornal faça a sua solicitação. Não enviaremos para os ramos do município sede do Setor.

Como é feito o envio do Jornal da Pastoral da Criança:

O Setor de Comunicação Interna, via Sistema de Informação, faz o cálculo da quantidade e emissão das cartas de envio do jornal. O Setor de Expedição faz a contagem, separação e envio para os Estados, Setores e Ramos.

Forma de empacotamento para o envio do jornal:

O envio aos setores:

  • O Jornal será empacotado da seguinte maneira: Um pacote com uma determinada quantidade de jornal será encaminhado a sede do setor e, dentro dele, vários outros pacotes destinados aos ramos. Com o pacote seguirá junto uma carta, especificando a quantidade de jornal destinada para cada comunidade. Os ramos deverão separar e distribuir os jornais para as comunidades de acordo com as quantidades especificadas na carta anexa.

O envio direto para os ramos:

  • Será enviado diretamente ao ramo um pacote com os jornais e junto uma carta especificando a quantidade de jornal que deverá ser entregue a cada comunidade. O ramo deverá separar e distribuir para as comunidades, de acordo com a orientação recebida. Deste modo, a Pastoral da Criança acredita estar melhorando o seu sistema de distribuição do Jornal, fazendo com que cada líder, de fato, receba um exemplar do Jornal, instrumento importante para a sua formação contínua e para o fortalecimento da missão de salvar vidas.

Dicas de utilização do Jornal da Pastoral da Criança

  • Cada líder, mensalmente, recebe um exemplar do Jornal da Pastoral da Criança. Além de ser um instrumento de formação contínua, o Jornal da Pastoral da Criança divulga e partilha as informações de todas as comunidades do Brasil. Aqui, vamos apresentar algumas sugestões de como você pode dinamizar a utilização do Jornal da Pastoral da Criança nas comunidades e paróquias. Vamos dar também algumas dicas práticas de como melhorar o envio e o recebimento das notícias das comunidades que são enviadas para o jornal. Vamos lá?

Publicação de notícias

  • Para enviar uma notícia para o Jornal da Pastoral da Criança:

identifique a notícia com o nome da Comunidade, Paróquia, Setor, Município e Estado; se tiver fotos, escreva “de leve, para não marcar”, atrás das fotos, o Setor e a comunidade a qual pertencem; de preferência, não envie a notícia junto com FABs ou Prestação de Contas. Se possível, envie a notícia em envelope separado. escreva no envelope, e na folha da notícia, a palavra JORNAL. Assim, quando sua carta chegar à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, será logo encaminhada para a equipe que elabora o jornal. se você mandar a notícia por fax, também escreva a palavra JORNAL no fax;. caso você queira mandar a notícia via e-mail, escreva para: [[2]] se você é líder, ou coordenador de Área ou Ramo, e quer enviar diretamente uma notícia para o jornal, converse antes com a Coordenação de Setor, para que ela saiba que notícias o pessoal do Setor está enviando para o jornal; esclareça os líderes de que a equipe do Jornal da Pastoral da Criança não vai até as comunidades fazer a reportagem. São os próprios membros dos Setores que devem escrever e informar à equipe do Jornal sobre as atividades da Pastoral da Criança em suas comunidades. É importante que mande a notícia sem preocupação com a qualidade do texto, a equipe da Coordenação Nacional tratará o texto e dará o formato para inserir no Jornal.

Todas as notícias são bem-vindas, muito valorizadas e respeitadas. Por isso, colabore com sugestões, receitas, idéias criativas, histórias, enfim.... com aquilo que você acha interessante partilhar.

Como divulgar o Jornal da Pastoral da Criança na sua comunidade:

  • No seu dia-a-dia, você, com certeza, já utiliza o Jornal da Pastoral da Criança de forma dinâmica e criativa. O que é ótimo! Aqui, vamos dar algumas sugestões que você pode também utilizar para divulgar ainda mais os conteúdos do Jornal da Pastoral da Criança junto às famílias e comunidades. Vamos lá?
  • Você pode escolher uma notícia das comunidades ou artigo do jornal e ler na missa, como por exemplo, o artigo do Fé e Vida. Pode ser minutos para o povo que já chegou na igreja e está esperando a missa começar; pode ser no meio da celebração, como se fosse uma leitura especial, pode ser em uma Celebração Eucarística especialmente preparado pelos líderes da Pastoral da Criança. Converse com o pároco e veja qual é o melhor espaço e jeito de você apresentar para o povo algum assunto do jornal.
  • Você também pode divulgar os conteúdos do jornal lendo algum trecho, previamente escolhido, nas reuniões da paróquia, nas reuniões da comunidade, nas reuniões dos Conselhos, em escolas, grupos de orientação para gestantes e mães, em hospitais, postos de saúde, maternidades e reunião de grupos populares.
  • Você pode organizar com as mães a partilha das receitas. Você oferece as receitas apresentadas no jornal e aprende com elas muitas outras. Que, por sua vez, você pode enviar para o jornal para partilhar as novas receitas com os líderes de todo Brasil.
  • Você pode também discutir o tema do Diálogo numa Roda de Conversa.
  • Outra dica interessante é ler trechos do jornal com as famílias durante a visita domiciliar.
  • Se você apresenta, ou se na sua comunidade tiver o Programa Viva a Vida Local leia para os ouvintes a Palavra do Pastor, a Carta da Dra. Zilda e alguns outros artigos que você julgar interessante para o seu programa.
  • Você pode reunir as famílias para uma tarde bem divertida com os brinquedistas e ler em conjunto o artigo da seção “Trocando Idéias”.
  • Você pode organizar uma reunião sobre Políticas Públicas e Controle Social, sendo o tema da reunião o artigo da coluna Cidadania.
  • Se o tema for saúde, você pode convidar as famílias para uma reunião e discutir algum tema apresentado no “Ações Básicas” do Jornal. Você pode convidar também para a reunião algum profissional de saúde para esclarecer dúvidas e conversar sobre a realidade local.
  • Divulgue na comunidade, em todos os lugares possíveis (paróquia, posto de saúde, escolas, mercados, padaria, ponto de ônibus, hospital, cabeleireira, no rádio, etc....) o dia do Mutirão em Busca das Gestantes. Você pode também do mesmo modo divulgar para a população informações e campanhas importantes em que a Pastoral da Criança colabora: campanha de combate à tuberculose, campanha de combate à hanseníase, campanha de vacinação, etc.
  • Você pode ainda organizar na comunidade uma espécie de “Biblioteca Comunitária”, onde as pessoas da comunidade podem vir para ler o Jornal da Pastoral da Criança e até mesmo outros materiais de interesse da comunidade.
  • Mande um abraço, um “alô” para o pessoal das outras comunidades. Escreva e mande seu recadinho para o Mural de Recados.

Como você pode ver, são muitas as sugestões e maneiras de dinamizar a leitura, a participação e a divulgação do Jornal da Pastoral da Criança. Ao receber o Jornal da Pastoral da Criança, não o deixe “parado”, jogado num canto. Vamos fazer “circular” a informação para que todos possam também se beneficiar dessas orientações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania. Lembre-se, essa partilha da informação pode ajudar a garantir mais qualidade de vida e saúde para as crianças, gestantes e famílias de nossas comunidades. E isso é tudo o que a gente quer e espera. Pense nisso e conte sempre com o nosso apoio e colaboração.

Carta Envio solicitando notícias:

Todo mês fazemos envio de uma carta solicitando a matéria do Setor e que informa a data final para chegada da notícia na Coordenação Nacional;

O envio desta carta vai pelo correio da Pastoral da Criança e pelo e-mail institucional da Pastoral da Criança (“s” + “código do Setor”@pastoraldacrianca.org.br) portanto acessem e leiam com frequência este e-mail, é importante. Veja a carta conforme modelo.

Modelo de carta

Mensagem para os Setores que não enviam notícias:

Para quem não nos mandam notícias sempre fazemos novas chamadas por carta com os dizeres abaixo:

Nós verificamos em nossos registros que faz tempo que você não manda notícias para o Jornal. Sabemos que o trabalho aí é intenso e muitas vezes não sobra tempo para enviar uma notícia, mas contamos com seu esforço e colaboração. Assim, pedimos a gentileza de você nos enviar um artigo para o Jornal da Pastoral da Criança sobre aquilo que você achar importante partilhar com outras comunidades do Brasil. Estamos aguardando.

É muito importante temos as notícias das comunidades que vocês acompanham. O artigo poderá ser enviado por carta (no endereço da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança), fax (41) 2105-0299 ou por e-mail: [[3]]. Se você enviar o artigo pelo correio da Pastoral da Criança, escreve na frente do envelope “PARA O JORNAL”. Assim, o seu artigo chegará com certeza até nós.

Problemas no recebimento de notícias:

Temos problemas em identificar a origem de algumas matérias, isto é, temos a história e não não conseguimos descobri de onde é;

Chegam notícias sem nenhuma identificação ou de difícil identificação já que pelo nome do ramo, comunidade ou pelo apelo de quem está enviando torna impossível sabermos de onde é;

Nem toda notícia enviada para a Coordenação Nacional chega para a equipe do Jornal;

Se for enviada no meio dos relatórios das prestações de contas e outros relatórios são arquivados por outros setores e não chega à equipe do Jornal;

Se enviada no meio das FABS são destacadas, separadas portanto é importante para posterior identificação da notícia de que e tenha o código do setor, código do ramo e código da comunidade se for o caso;

Para que as notícias não se percam:

Quando em papel: Mande as notícias via correio da Pastoral da Criança em separado dos outros documentos com anotação “Para o Jornal” ou em envelope separado com a observação;

Recado Importante:

Sabemos que cada Setor se organiza de um jeito diferente para o envio de notícias. Contudo, para evitar transtornos, solicitamos que quem quiser mandar uma notícia para o Jornal, encaminhe-a, junto com as fotos, ao Coordenador de Setor. Cada coordenador se encarregará de enviar a notícia para o Jornal. As notícias que continuarem chegando diretamente dos Ramos e Comunidades serão encaminhadas por fax ou e-mail ao respectivo Coordenador de Setor para que ele tome conhecimento e autorize a publicação.

Nós teremos o maior prazer em divulgar as notícias de cada Setor, mas para isso, precisamos contar com a colaboração de todos. Agradecemos a compreensão e qualquer dúvida, converse com o seu Coordenador de Setor ou escreva para [[4]]

Não deixe de enviar suas notícias:

Se você não tiver um comunicador no seu Setor não se preocupe, na Comunicação Interna nossa equipe transformará os dados que você enviar em notícia. Se você tiver dificuldade em escrever, pode telefonar e “contar” a notícia. Nós ajudaremos a escrever o texto. Não se preocupe! O mais importante é que as notícias e acontecimentos importantes do seu Setor, chegue até nós. Conte a sua história que o pessoal do Jornal converterá em notícia. A participação do seu Setor é muito importante para a ajudar a construir a história da Pastoral da Criança. Não deixe seu Setor de fora!

Como mandar sua notícia ou artigo:

Escolha uma das formas de envio:

Por e-mail: mande as notícias para o e-mail [[5]];

Pelo correio semanal dos Setores para a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança; Não se esqueça de identificar bem a notícia e fotos, colocando o Setor, código do ramo e município, e com a observação “Para o Jornal”.

Por carta, pelo correio para: JORNAL Coordenação Nacional da Pastoral da Criança Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês 80.810-900 – Curitiba - Paraná

Por Fax: 041 2105-0299 ou 2105-0201

Fotojornal.jpg

MAIS Jornal da Pastoral da Criança: aprofundando o que foi publicado

Você pode aprofundar seu conhecimento sobre o conteúdo publicado no Jornal da Pastoral da Criança acessando links referentes a cada edição do Jornal:

  • Jornal da Pastoral da Criança on line: sabendo mais sobre o que foi publicado