História Rio Branco
Histórico do Setor 9 - Rio Branco |
Esta página é destinada a descrever os principais acontecimentos deste Setor.
Para melhor uso, é interessante que:
- os novos relatos sejam colocados sempre no início da página;
- coloque-se como título uma chamada breve e a data do acontecimento.
Extrato da Conta Corrente | |
Extrato CC Setor Rio Branco 2024 |
Extrato da Conta Corrente | |
Extrato CC Setor Rio Branco até 2023 |
Índice
- 1 Lista Tríplice- 07/11/2022
- 2 Mandato Pró interino - 04/11/2022
- 3 Nomeação de Coordenação - 09/11/2020
- 4 Plano de Ação
- 5 Historia Manoel Urbano - Acre
- 6 Nomeação de Coordenação
- 7 Relato do caso Manoel Urbano abril de 2013
- 8 Lista Tríplice - 03/11/2012
- 9 Lista Tríplice - 04/03/2007
- 10 Lista Tríplice - 27/11/2005
- 11 Lista Tríplice - 02/11/2003
Lista Tríplice- 07/11/2022
Nova.
https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/Sy5zCmIiTqq2GRpEyxQwbw
Autor: Aline Pereira de jesus
Mandato Pró interino - 04/11/2022
Reeleição.
https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/cJJ_mzDJTumHSnh21ogtVg
Autor: Aline Pereira de jesus
Nomeação de Coordenação - 09/11/2020
Nomeação.
https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/mYVYmsaQSCqPikoW6_qJOg
Autor: Aline Pereira de jesus
Plano de Ação
https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/Plano_AcaoRioBranco
Historia Manoel Urbano - Acre
No mês de Abril de 2013 ao fazer uma visita de apoio ao setor Rio Branco/ AC visitei um Municipio com Pastoral da Criança, Manoel Urbano. A ex coordenadora de Ramo Ir. Fátima Machado, me relatou estar ha 07 anos lutando por condições melhores de algumas crianças com deficiẽncia., que segundo ela seriam 35 pessoas , pois a idade varia de 2anos a 22 anos e não tem nenhum tipo de atividade fisica.
A maioria dessas pessoas são portadoras de paralisia cerbral, por mal atendimento na hora do parto. Duas crianças estariam indo à escola normal. Na ocasião visitamos 08 crianças com deficiência e conversando com uma das mães orientamos para que procurasse se reunir com outros pais para conseguirem algumas melhorias. A Ir. Fátima em maio reuniu alguns pais e eles já conseguiram que o Municipio aentregue os medicamentos que as crianças utilizam.
No retorno a Curitiba, numa reunião da CNPC expus osb fatos e perguntei o que poderia ser feito para melhorar as condições de vida dessas pessoas. A coordenação nacional , pediu que se entrasse em contato com a Irmã Fatima e que a mesma indicasse alguém que pudesse fplicar um questionário para as famílias dessas pessoas. Esses relatórios começaram a serem devolvidos em final de julho e em agosto retornei à Manoel Urbano .
Neste retorno conversei com o Prefeito Municipal, o secretário de saude do municipio, ambos não tinham conhecimento segundo eles dessas pessoas, entretando o prefeito disse que só a partir de maio de 2014 poderia contribuir financeiramente contratanto fisioterapeuta pois a prefeitura estava sem dinheiro no momento.A secretária de ação social d. Cristina disse ser possível contratar um fisioterapeuta , perguntou se as pessoas recebiam o beneficio do INSS- BPC, ao que a Ir.
Fátima respondeu que apenas uma pessoa ainda não recebia , mas a secretária ficou de verificar o porque. Visitamos algumas crianças e marcamos uma reunião com os pais . Nem todos compareceram por ser no final da tarde e alguns trabalham. Eles se propuseram a se organizar em uma associação para poderem revindicar seus direitos. No retorno para Rio Branco conversamos com a subChefe da casa Civil, d. Nazaré e com a secretária de saude do estado , estava presente a coordenadora dos medicos itinerantes que confirmou ser conhecedora do problema , mas que não tinha tido oportunidade de ir a manoel Urbano. Passei para elas a necessidade de um medico neurologista ir junto para avaliar cada caso pois muitos não tem diagnósticos.
A secretária de saude ficou de ir no dia 24/08 para manoel Urbano visitar o Hospital e ver as necessidades do Hospital para um melhor atendimento. Visitamos a escola Dom Bosco em rio Branco que atende crianças com as mais variadas deficiências e adultos, e fomos conversar com o responsável pela educação especial na secretaria de estado de educação,. Lá tomamos conhecimento da dificuldade das escolas do municipio em aceitarem receber as pessoas com deficiencia no ensino regular.
O professor nos orientou a procurar o Ministerio Público , pois lá já existia uma denuncia sobre manoel Urbano. Visitamos també a APAE de Rio Branco que nos informou ter criado recentemente uma APAE no municipio de Feijó a duas horas aproximadamente de M. Urbano e que haveria possibilidade de criar uma APAE em manoel Urbano.
Nosso ultimo contato foi com a promotoria pública onde fizemos um relato dos fatos na presença do Dr. Rogerio que responde pelas crianças com deficiencia e do promotor de manoel Urbano Dr. Flavio. O mesmo reside há 4 anos no municipio e só conhece o caso de uma criança cujo pai ingressou com denuncia contra o medico que fez o parto da esposa e pela demora a criança ficou com Paralisia cerebral com tetraplegia como pude constatar ao visita-la. O Dr. Flaavio anotou o endereço de ir. Fatima e prometeu acompanhar os avanços que o governo estadual e municipal forem fazendo no decorrer dos próximos meses. Quanto à Pastoral da Criança resta aguardar noticias.
Nomeação de Coordenação
https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/nomeacao_rio_branco.pdf
Autor: Bruna Batista
Relato do caso Manoel Urbano abril de 2013
Caso Manoel Urbano Paralisia Cerebral
Autor: Thereza Kaiser
Lista Tríplice - 03/11/2012
Lista Triplice, Ata.
https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/Rio_Branco.pdf
Autor: Bruna Batista
Lista Tríplice - 04/03/2007
Lista,ata.
https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/imagens/9_04.03.07.pdf
Autor: Douglas A. Jankoski
Lista Tríplice - 27/11/2005
Lista.
https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/imagens/LT9_27.11.05.pdf
Autor: Douglas A. Jankoski
Lista Tríplice - 02/11/2003
Lista,ata.
https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/imagens/LT9_02.11.03.pdf
Autor: Douglas A. Jankoski