História Estadual AP

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
Histórico do estado do AMAPA

Esta página é destinada a descrever os principais acontecimentos deste estado.

Para melhor uso, é interessante que:

  • os novos relatos sejam colocados sempre no início da página;
  • coloque-se como título uma chamada breve e a data do acontecimento.

Conteúdo

  1. Lista Tríplice - 27/10/2016
  2. Assembleia Estadual eletiva do Amapá em 2009
  3. Assembléia com os ramos
  4. Lista Tríplice - 27/10/2012
  5. Lista Tríplice - 26/06/2009
  6. Lista Tríplice - 10/07/2005
Extrato da Conta Corrente
Extrato CC Estadual AP

Lista Tríplice - 27/10/2016

Lista e Ata .

https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/Amapa_2016

Autor: Aline Pereira de Jesus

olá , como e bom estar com voces

Assembleia Estadual eletiva do Amapá em 2009

RELATÓRIO COMPLETO DA ASSEMBLEIA ESTADUAL ELETIVA E DA VISITA AOS RAMOS DO SETOR

DATA: 24 de junho a 05 de julho de 2009

Visitadora

Geny de Oliveira, representante da CNPC fui acompanhar a asssembleia estadual eletiva do Amapá, viajei dia 24/06 de manhã e cheguei a tarde em Macapá e ás 16:00, fui direto para o escritório para organizar com a Coord. estadual os materiais e relatórios para realização da Assembleia e visitas em alguns ramos do setor.

Dia: 25/06: 5ª feira – Cidades:Porto Grande e Ferreira Gomes

Visitas:

De manhã:com a Coord. Iraci, fomos para Porto Grande e Ferreira Gomes – os dois Ramos são da mesma paróquia sob a responsabilidade do Pe. Denis (do PIMI americano),ao chegarmos conversamos um pouco sobre a pastoral da Criança nesses 2 municípios e depois visitamos a coord.da comunidade e do Ramo de Porto Grande e escutar o porquê está parada a pastoral da criança, após esta conversa, foi sugerido para a coordenadora e os lideres que foram capacitados em 2007 e 2008 retomar as visitas às famílias e gestantes, organizar a celebração da vida, avaliar juntos com os lideres os trabalhos e enviar as FABs para a CNPC.A tarde:visita ao ramo de Ferreira Gomes, o coord.do Ramo não estava, então seguimos para a casa da coord. comunitária a Sra. Orquideia, que após escutá-la percebemos que os lideres estão sem acompanhamento e os trabalhos também estão parados, segundo a coordenadora ela com duas lideres fazem as atividades da Pastoral, preenche a FABs e entrega para o coord. de ramo, mas o mesmo não envia a FABs pra Curitiba e para complicar ainda mais o coord. de ramo recebeu recurso R$400,00 do Convênio do Estado verificar o valor, para investir nas capacitações de lideres, não realizou o que estava planejado e também não prestou contas à Coord. do Setor. Como não o encontramos no município, foi orientado à coord. comunitária pra continuar com os trabalhos, realizar as visitas e fazer a celebração da Vida e enviar as FABS para a Coord. Do setor que ficará interina deste RAMO até acontecer a assembléia neste ramo.A Antonia enviará as FABs para Curitiba e repassará o Apoio para as Comunidades até que seja resolvido a questão.

Dia 25/06: 5ª feira – Encaminhamentos:

A tarde junto com a coord. estadual/Setor conversamos com o coord. deste ramo de Porto Grande e fomos diretas ao assunto, deixando claro que ele Jailson não poderá mais continuar mais como coordenador, devido as faltas graves e o não cumprimento da palavra que assumiu com a Coord. do setor e do Padre. Desde de setembro de 2007 quando foi ratificado e convocado pra fazer a capacitação de missão e gestão, sempre apresentava uma desculpa que não poderia participar e dentre outras afirmações equivocadas a respeito das ações da Pastoral da Criança (a falta de aplicação do recurso recebido para as ações na P.Criança nas comunidades, a não prestação de gastos, só promessas, não visitou as comunidades, a falta nas celebração da vida e capacitações de líderes, a Coord. Do setor ficará interina, foi solicitado que ele precisa com urgência devolver o recurso R$... que recebeu e também os materiais da coord. do ramo, se ele desejar continuar como líder precisa fazer uma atualização no guia do líder pra entender a missão de voluntário na pastoral da Criança. Ele entendeu e disse que na primeira semana de julho que iria entregar o dinheiro pra Antonia coord. do setor. Inicio da Assembléia indicativa.

Dia 26/06: 6ª feira – cidade Macapá

As 7:30 – Missa de abertura da Assembléia estadual indicativa - Dom Pedro Conti , fez a acolhida dos participantes. Foi refletido sobre a missão nossa de cristão em acolher os que mais precisam de nossa atenção, focando a missão da Pastoral da Criança. Após a missa tomamos café e as 8:30 retornamos as atividades da assembléia com a leitura da carta de convocação da coord. Nacional Ir. Vera Altoé e a pauta das atividades. Trabalhamos a metodologia participativa: VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR E CELEBRAR. A coord. estadual apresentou o relatório das atividades do seu mandato dando ênfase os últimos 12 meses. As prestações de gastos e Planejamento do segundo semestre/09.

1) Julho: visitar e fazer assembléia indicativa nos ramos:

Santa Rita e N. Srª dos Navegantes;

2) Agosto:

a) Implantar a pastoral da Criança na região do Maruanum onde já foi feito o levantamento;

b) fazer ass. Indicativa no ramo N..Srª da Conceição no município de Macapá;

c) Visitar e capacitar as comunidades da região S. Joaquim do Pacui;

d) Reativar a P.C no município de Itaubal;

3) Setembro:

a) Visitar o ramo Santa Maria;

b) Reativar a Pastoral da Criança no Ramo S. Benedito em Macapá;

c) Implantação no Ramo Sagrado Coração de Jesus nos dias 21 e 22/09;

d) Capacitação de Multiplicador e Capacitador e reforço para quem já é capacitador (assessoria da Ana Ruth Goes);

4) Outubro:

Visitar e fazer Ass. Indicativa nos municípios de:

a) Pedra Branca, Pracuuba, Amapá e Tartarugualzinho;

fazer capacitação em Saúde bucal para capacitador.

Em seguida organizamos em 3 grupos , as 2 áreas e mais outros grupo dos ramos sem áreas para estudarmos os relatórios dos indicadores dos ramos, após o estudo , foi apresentado os resultados e feito esclarecidas das dúvidas pertinentes.

5) Novembro: visitas em Vitória do Jarí. (fazer ass. Indicativa no ramo).

Ramo Bom Pastor;

Ramo Pia Marta;

Ramo N. Senhora de Fátima em Macapá;

Ramo N. Senhora do Rosário;

6) Dezembro:

Assembléia Estadual/Setor – Avaliativa e Planejamento para 2010.

Temas:

Prestações de Gastos dos Ramos:

No dia 05/12: acolhida de todos os lideres para o Encontrão:

Após a apresentação dos trabalhos e planejamentos a Leia da equipe estadual fez o relatório completo da Assembléia indicativa, seguindo a ordem da Pauta, análise dos indicadores, apresentação do uso dos recursos financeiros abordados por um membro do Conselho Econômico.

Na ordem da pauta , passamos para o momento indicativo para formação da Lista tríplice. Compondo a mesma das 3 pessoas,

Formação da Lista Tríplice;

1. Maria Antonia de Melo;

2. Lea;

3. Ivete;

Ao terminar esse momento passamos a palavra ao bispo D. Pedro Conti,

Intervalo:: Ao retornar, fizemos os trabalhos de grupos para estudo do planejamento das 2 áreas e também o grupo da capital que ainda não está formada em área, ficando sob a responsabilidade da Lea para acompanhar as ações nesses ramos até que se forme a área até o inicio de 2010.

Após o estudo, cada grupo fez a explanação dos trabalhos, todos apresentados com cartaz e um grande painel do planejamento, para melhor tirar as dúvidas dos participantes. Foi realizado este trabalho de forma participativa, criativa e gostosa de aprender.

Dia 27/06: sábado manhã:

Cidade: Macapá - Visita a comunidade das “pontes” Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, do Ramo São José, na periferia da capital Macapá com a coordenadora do ramo Teresinha e a líder Fransuá, visitamos 3 famílias e durante o trajeto observamos a realidade das ruas ou melhor os “becos” entre as casas de palafitas sem as mínimas condições de higiene, lixo pra todo lado e mau cheiro e as famílias com crianças pequenas convivendo em meios de ratos e baratas, sem contar que as casas úmidas, e sem quintal. Nas visitas constatamos que as famílias acompanhadas não recebiam a visita do ACS e também do líder da Pastoral da Criança, e mais grave as mães não tinham a colher medida do soro caseiro (tinha crianças com diarréia) falta de motivação para participar das atividades na comunidade. Concluindo as famílias vivem num amontoado ferindo sua dignidade em completo abandono do estado, da Igreja e da Pastoral da Criança. Visita ás comunidade da “Ponte” na capital

Sábado a tarde: seguimos viagem de Macapá para Oiapoque, chegamos no domingo

DIA:28/06 Cidade: Oiapoque - domingo as 6:00 da manhã na paróquia Nossa Senhora das Graças, nos apresentamos aos párocos Berlamindo e Lalo e as 9:00 participamos da missa.

Após a missa nos reunimos com a liderança para expor a preocupação com a situação da comunidade que estão com as atividades paradas e como fazer para reativar os trabalhos de missão nas comunidades com crianças e gestantes. As 12:00 – Fizemos o programa na rádio com uma hora de duração. Tarde: Após o almoço fomos conhecer a comunidade Pertinho do Céu, Sagrado Coração de Jesus, bem pobre e sem pastoral da criança, tem 4 lideres capacitados mas estão parados.

Comunidade Pertinho do Céu. Noite – Participamos de outra missa na comunidade São Jorge , aproveitamos pra divulgar a missão da Pastoral da Criança em busca de lideres e agendar um encontro de sensibilização.

DIA 29/06: 2ª feira Interior do Oiapoque – Comunidade Ribeirinha

Manhã – visitamos a Comunidade Ilha Vitória acompanha 50 crianças, fomos de barco e paramos na Ilha do Sol e retornamos de ônibus distante uma hora, chegamos em Oiapoque as 17:00 hs.

Tarde:As 18:00 - Reunião com os lideres das 3 comunidades da cidade:

1) Sagrado Coração de Jesus (4 lideres) uma parteira;

2) São Benedito (tem lideres capacitados só falta reativar e enviar as FABs;

3) Nossa Senhora das Graças, Onde mora a Coord. do Ramo Joana;

Nesta comunidade está faltando guia e caderno do líder.

Participantes:

Ocimar Silva, Narciso Silva, Joana Goreth, Adalgisa Queiros (apoio), José Joides de Sousa, Maria Florinda Vilhena de Aguiar, Joana Rodrigues de Lima (coord. de ramo) , Lohana Barbosa Nascimento, Ana Cleuza Pereira, Maria Muniz do Nascimento, Ducildes de Oliveira Miranda, Geny de O. Soares , Maria Antonia M. Lima. Conteúdos trabalhados: Missão da Pastoral da Criança e responsabilidade de cada voluntário, líder, coord. de comunidade, ramo e capacitadores. Encaminhamento: a coord. de setor fará mais uma visita e uma capacitação para novos lideres e reativar o trabalho na comunidade São Benedito no centro de Oiapoque e na comunidade da Ilha Vitória.

DIA 30/06: 3ª feira - Cidade: Calçoene - seguimos ao meio dia e chegamos as 17:00

Tarde: REUNIÃO COM A EQUIPE DO RAMO. Reunião com a equipe do ramo, contamos também com a presença da Irmã Elisa Salvatti - Italiana (Congregação Nossa Senhora Menina) A Irmã Elisa é capacitadora e as vezes faz as visitas junto com o bispo e a coord. do setor nas comunidades Ribeirinhas e as outras irmãs acompanham outras pastorais e animam as CEBs. Paróquia Divino Espírito Santo (com 4 municípios – Calçoene, Amapá, Tartarugualzinho, Pracuubas) Padres Azevedo é novo apenas 3 meses na região para auxiliar nos trabalhos ele conta com o apoio do diácono Fabio que em breve retorno para Belém/PA

DIA 01/07: 4ª feira – Cidade de Calçoene

Manhã: visitamos a Coord. Lauriana da Comunidade Nossa Senhora Aparecida e a Líder dona Maria Doracy F. dos Santos a primeira líder e a filha dela seguiu o exemplo e líder. Visitamos três mães , uma com um bebê de 2 meses, a outra com um bebê de 7 meses a terceira grávida de 6 meses é (nona gravidez) ela tem 31 anos, muito pobre, mesmo com tamanha dificuldade cuidam bem dos filhos e acompanham nos estudos segundo as lideres que fazem as visitas

Tarde: Reunião com os lideres. Segue lista dos participantes: Coord. do Ramo. Ana Lucia da Gloria , Sandra Mª Ferreira dos Santos, Laurinha M. da Silva, Maria Doracy F. dos Santos, Ir. Eliza Salvatti, Maria Ducilene da M. Martins, Maria Nacilene da M. Martins, Silvia M. pedrosa, Maria Antonia de Melo e Geny de O. Soares.

Pauta: Visita domiciliar Celebração da Vida, Envio das FABs., Capacitação de novos lideres para acompanhar mais crianças e gestantes pobres. A Ir. Elisa perguntou sobre as novidades das ações da Pastoral da Criança e sobre a “multimistura” , foi esclarecido que estamos investindo nas capacitações do guia do líder e dando ênfase as orientações sobre hortas caseiras e alimentação saudável, valorizando os alimentos regionais resgatando o que cada comunidade usa e tem com mais facilidade É direito dos lideres serem capacitados nessa ação, após a cap. do guia do líder 2007. Este momento foi muito rico e participativo, avaliamos nossa caminhada e concluímos com oração e cantos. Tarde: as 18hs, seguimos para o município de Amapá, chegamos as 20hs na casa paroquial e fomos recebidas pelo Pároco Azevedo e o diácono Fabio , conversamos um pouco sobre a história da Pastora da Criança na Paróquia.

DIA 02/07: 5ª feira - Cidade: Amapá

Manhã: momento de escuta , o diácono Fabio que acompanhou desde o inicio a Pastoral da Criança nas comunidades fez um resgate da história e num clima de diálogo fomos esclarecendo as dúvidas e colocando sobre a missão da P.C e mostrando os materiais educativos, metodologia enfim a nossa missão é trabalhar em comunhão com a Igreja a serviço dos nossos irmão em especial as gestantes e crianças de zero a 6 anos das famílias na comunidades mais pobres. O diácono contou toda a história da P.C no município sob a responsabilidade na época a então da Coord. do estado/Setor a Sra. Marineide em parceria com missionário Italiano Carlos e a esposa que era a coord. do Ramo – que firmou parceria de um Projeto Andiroba, a Itália assumia uma criança pobre e a família recebia na época R$40,00 por mês ao ser cadastrada na P. Criança, e segundo o diácono , que só agora foi descoberto a confusão que acontecia , falta de clareza dos objetivos deste Projeto e mais grave ainda a falta de transparência na aplicação do recurso e prestação de contas na Paróquia e os interessados os lideres e famílias cadastradas. As famílias só apareciam no dia do “peso” pra receber o R$..., não aconteciam as visitas por parte dos lideres e também os mesmos não eram capacitados na metodologia da P. Criança . e se não bastasse sem autorização prévia da P. Criança e da Paróquia a coord. estadual a Srª Marineide na época com os dois missionários firmaram uma parceria com o deputado estadual Lucas Barreto, e agora apareceram os furos não foi prestado contas do recurso recebido. O então deputado foi procurar a atual coord. estadual pra cobrar as P. Contas , só então descobriu o desvio dos recursos , notas frias, enfim acabou nas mãos da justiça pra resolver a confusão. Com todo esse clima de desconfiança as famílias ao serem abordadas pelos novos lideres capacitados a partir de 2007, logo perguntavam se fosse cadastrada iriam mesmo receber os R$40,00 reais, os lideres entraram em parafusos e na entendiam o porque dessa pergunta. Segundo o diácono e a atual coord. do estado , escutam das famílias que a antiga coord. de ramo e estado vão minando na comunidades dizendo que agora o valor subiu pra R$50,00. Diante dessa dificuldade o diácono deu ordem que parasse todo o trabalho até que todas as dúvidas fossem esclarecidas e não queriam as lideres antigas na P. Criança. Só poderá retomar após uma reunião com todos os lideres novos e capacitados no guia pela atual coordenadora Antoninha Na reunião ficou acordado as seguintes sugestões: Recolher todo o material educativo da P.C com as pessoas atigas que se dizem lideres e do Projeto Andiroba – Sr. Carlos e esposa. A coord. estadual entrará em contato com os padres dessa paróquia e dos outros municípios vizinhos que fazem parte dessa paróquia que só poderão atuar na P. Criança quem for capacitado no guia 2007 pela atual coord. estadual. A paróquia ficará responsável de avisar nos programas de rádio sobre a Missão da Pastoral da Criança e falar sobre VOLUNTARIADO. Fazer um mutirão de sensibilização nas comunidades pobres de em busca de novos lideres, fazer mapeamento da realidade. A coord. estadual , o padre, a coord. do ramo mais 2 comunidades escolherá quem vai fazer essa missão de reativar a P. Criança nas comunidades. Tarde: Fomos visitar a coord. do ramo a Srª Vivina e alguma lideres para escutar e ver a possibilidade de reativar as atividades. Foram capacitadas 8 novos lideres em maio de 2008 com recurso do Convenio firmado com o estado., enviou FABs até o final de 2008 de 2 comunidades.

1) Comunidade - Assentamento Piqueá - BR156 com 35 crianças , 3 lideres dessas uma é antiga ,mas entendeu e aceitou trabalhar na metodologia e em comunhão com as orientações da igreja.

2) Em agosto de 2008 – houve capacitação da 2ª parte do guia 2007.

3) Comunidade Nossa Senhora Aparecida – cidade – Neste ano 2009 – apedido do diácono parou as atividades até esclarecer toda esse mal entendido. No final da visita o diácono e o pároco entenderem e ficou acordado que será reativada a P.C nas comunidades em comunhão com a igreja local e orientação da CNPC e estado e os lideres capacitados e que todo e qualquer recurso, R$, material educativo precisa ser com o conhecimento das coordenações e responsáveis e o mesmo prestado contas rigorosamente com transparência para que a comunidade tenha conhecimento dos valores e onde está sendo investido. Foi apresentado a relação dos lideres capacitados de 2007 a 2009 – 1ª e 2ª parte do guia 2007

DIA 03/07: 6ª feira – Cidade: Amapá

Manhã: Continuamos as visitas ás famílias e vemos que realmente a pastoral da criança precisa com urgência reativar as visitas e acompanhara as gestantes e crianças.

Tarde: Retorno para Macapá Chegamos a tarde na capital e fomos direto para o escritório organizar algumas pendências de relatórios.

DIA 04/07: sábado – Ilha de Santana

Manhã: Visita a ilha de Santana (comunidade Ribeirinha) travessia de barco. Fomos na casa de uma líder , foi um momento especial, muitas crianças que realmente precisam de ser acompanhadas e as lideres abertas para aprender o novo.

Tarde: Visitamos algumas famílias em casas sobre as pontes (Ribeirinhas) ás margens do Rio

DIA 05/07: domingo

Manhã: Reunião com a coord. estadual e organização do Relatório da visita. Tarde: Preparar para retornar a Curitiba/PR. Att. Geny de Oliveira Soares e equipe do Setor qye ajudou na organização do relatório.

nome marisa
nome data de nascimento
lea 23/05/1964
iraci 19/05/1966

Assembléia com os ramos

Foi a maior alegria, porque foram todos os coordenadores participar

Lista Tríplice - 27/10/2012

Lista Triplice, ata.

https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/Amapa

Autor: Bruna Batista

Lista Tríplice - 26/06/2009

Lista e ata.

https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/imagens/AP_260609.PDF

Autor: Douglas A. Jankoski

Lista Tríplice - 10/07/2005

Lista,ata,e-mail do Nelson.

https://si.pastoraldacrianca.org.br/pastcri-dev/arquivos_genericos/imagens/LTAP_10.07.05.pdf

Autor: Douglas A. Jankoski