Celebrar
CELEBRAR
O momento do CELEBRAR é agradecer a Deus pelo precioso dom da vida que Ele nos concede. É partilhar as conquistas com todas as pessoas envolvidas na luta para construir melhores condições de vida para as crianças e suas famílias.
Algumas sugestões para o momento do CELEBRAR:
- Rezar com a Bíblia. A Pastoral da Criança tem seu alicerce fundamentado na Palavra de Deus, que fortalece e ilumina sua caminhada. Sugestões: Jo 10, 7-21; Is 65, 17-25; Jo 5, 19-24; Ecl 40, 18-27.
- Rezar a Vida. Apresentar casos de recuperação de crianças, relatar os benefícios alcançados com o esforço das pessoas e entidades envolvidas e agradecer a bênção da Vida Plena para todas as pessoas da comunidade.
- Celebrar a Vida com os símbolos que contribuem para a recuperação das crianças, como a Bíblia, cânticos, balança, soro caseiro e com a presença de toda comunidade.
Nosso objetivo é contribuir para a reflexão e orientação do Articulador no estudo da Mortalidade Infantil. Outras estratégias podem ser acrescentadas, de acordo com a realidade de cada local ou comunidade. Para diminuir cada vez mais o número de mortes por causas que podem ser evitadas, é indispensável que cada um faça sua parte, avalie o que estamos apresentando e sugira novas ações.
Os principais fatores que levaram as crianças a morte são as afecções perinatais, pneumonia e diarréia. Possivelmente existem outras causas, que se repetem ou são semelhantes, na sua região e que devem ser observadas. Portanto, se utilizarmos a metodologia do VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR e CELEBRAR, podemos aprender mesmo com um "acontecimento triste". Com o estudo, aprendemos que podemos evitar outras mortes por meio da educação da mãe, da família e da comunidade; pela elaboração de políticas públicas básicas que favoreçam o acesso à qualidade e à humanização do Serviço de Saúde; ou pelo acompanhamento e fiscalização do uso dos recursos públicos e do Controle Social realizado pelo Conselho de Saúde.