Capitulo IV: Armazenamento
Mobilização e Tratamento da Água |
Armazenamento
“O povo murmurou contra Moisés, dizendo: O que vamos beber?” (Ex. 15,24)
Toda vez que pensamos em captar água, surgem outras questões, onde colocaremos essa água e como faremos para cuidar dela? Vejamos:
Quando a água é armazenada em lugares comunitários, temos que ter um cuidado maior porque várias pessoas utilizarão dessa mesma água. Portanto, todos devem assumir o gerenciamento dessa água.
Açudes, Lajedos, Poços Artesianos e Poços Amazonas
A captação de água nos açudes, nos lajedos e até mesmo nos poços artesianos e poços amazonas deve ser seguida de alguns cuidados de armazenamento:
• Colocar uma cerca nas áreas onde as águas estão armazenadas para evitar que os animais entrem e a contaminem por suas patas ou até mesmo por urina ou fezes.
• Nos poços artesianos amazonas e cacimbas, deve-se fazer uma proteção para evitar que as crianças e até mesmo animais caiam dentro do buraco, que é profundo e pode provocar afogamento.
Cisternas
Quando falamos em cisternas, as famílias devem ter alguns cuidados adicionais. Vamos conversar sobre alguns deles:
• A cisterna deve ser construída longe de árvores, da fossa e da parede da casa;
• Toda cisterna deve ser lavada uma vez por ano – pegar um litro de água sanitária e misturar com cinco litros de água limpa. Com uma escova ou vassoura limpa esfregar bem, enxaguar e secar com pano limpo. Essa limpeza faz-se necessária quando a água da cisterna acabar e quando chegar uma nova invernada;
• A cisterna deve ser pintada por fora com cal branca e o que sobra da cal deve ser jogado ao redor da cisterna para evitar que os insetos se aproximem;
• A primeira chuva serve para lavar o telhado. O telhado junta muita sujeira, poeira, folhas e alguns bichos fazem cocô e xixi, por isso é necessário deixar a chuva lavar bem o telhado antes de colocar os canos e as bicas que abastecem a cisterna.
• Os canos e as bicas devem ser lavados a cada três meses;
• Para evitar a passagem de bichos pequenos, como inseto, deve ser colocada uma tela na saída da bica e um coador na ponta do cano para que as sujeiras mais finas não passem para dentro da cisterna;
• No caso das cisternas que não possuem bombas manuais para retirar a água de dentro deve ser utilizada vasilha sempre limpa, a qual nunca deve ser colocada no chão e muito menos levada para dentro do banheiro.
• A corda para puxar o balde deve ser de plástico. Nunca guarde esta corda molhada ou úmida para evitar que micróbios cresçam e contaminem a água da cisterna quando for retirar água novamente. Coloque a corda no sol para secar antes de guardá-la.
• A cisterna deve sempre ficar bem fechada, de preferência com tampa de zinco ou de ferro. Se a cisterna ficar aberta, a água pode evaporar, os mosquitos, moscas, baratas, ratos, calangos podem entrar e colocar suas larvas, contaminando a mesma. Com isso, ao consumir a água contaminada as pessoas ficarão doentes. .
Líder, quando você for fazer a visita domiciliar para o acompanhamento da gestante e da criança, converse com a família sobre a necessidade de se tratar as águas utilizadas para consumo humano evitando doenças, problemas com a cisterna, bem como, a contaminação da água.
Uma outra dica é aproveitar os momentos de reunião da comunidade para conversar sobre os cuidados com a água da cisterna. A conversa comunitária sempre é bem gostosa e faz com que as pessoas se aproximem mais.