Capacitações

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
Perguntas frequentes do Guia do Líder referentes a Capacitações

Aqui você pode encontrar as dúvidas mais frequentes sobre a Pastoral da Criança.

Quando aparecerem na capacitação mais participantes do que o limite máximo, o que fazer?

  • Nesse caso, recomendamos que todos participem da 1ª etapa e, no final do dia, depois de conhecerem as ações que vão desenvolver, o multiplicador/capacitador deve fazer uma triagem de quem quer e pode realmente se tornar capacitador ou líder. Se mais de 15 participantes forem continuar, formar outro grupo. Anotar telefone ou endereço de contato para informar nova data de capacitação, mas o melhor seria se eles saíssem com a data já marcada.


O que fazer quando um capacitador demonstra pouca habilidade para a função?

  • Caso o multiplicador/coordenador perceba na capacitação que há capacitadores que não possuem o perfil desejado, ele pode dar uma atenção extra para essa pessoa posteriormente, até que sinta que ela está mais firme e segura; ou deixá-la como líder/pessoa capacitada. Nesse caso, não deve enviar a ficha de inscrição dessa pessoa junto com as outras para a coordenação nacional. Quando essa pessoa estiver mais preparada, sua ficha pode ser incluída, posteriormente, numa ascensão à capacitador.

Qual o número máximo de participantes na capacitação completa e ascensão do Guia do Líder?

  • Conforme descrito nas fichas de cadastro, o número máximo é de 15 participantes, sendo o ideal de 12 participantes, com carga horária de 3 horas e 30 minutos em cada etapa para permitir a participação ativa de todos e facilitar a coordenação do grupo.


O que fazer quando aparecerem na capacitação mais participantes do que o limite máximo?

  • Recomendamos que todos participem da 1ª etapa e, no final do dia, depois de conhecerem as ações que vão desenvolver, o multiplicador/capacitador deve fazer uma triagem de quem quer e pode realmente se tornar capacitador ou líder. Se mais de 15 participantes forem continuar, a sugestão é formar outro grupo e anotar telefone ou endereço de contato para informar nova data de capacitação ou já sair com a data marcada.


Quantos capacitadores podem realizar uma capacitação?

  • Para a ascensão é necessário apenas um, mas se alguns capacitadores novos preferirem dar a primeira capacitação junto com outro capacitador para ganhar experiência, eles podem combinar como fazer.

Para a capacitação completa é bom ter dois capacitadores para que possam ajudar um ao outro e se revezar quando necessário. Eles devem dar a primeira etapa juntos para que o grupo conheça os dois e explicar aos participantes que vão se revezar durante as etapas. Isso facilita no caso de um não poder comparecer numa etapa ou se sentir inseguro quanto a algum tema. Não é necessário que os dois estejam juntos em todas as etapas, mas que o grupo saiba que pode ser capacitado por um ou por outro, em alguns momentos.

Pode um capacitador dar, no mesmo dia, capacitação/ascensão para dois ou mais grupos distintos?

  • Sim, desde que ele tenha tempo disponível e possa fazer as capacitações com os requisitos e a qualidade exigida, em horários diferentes para cada grupo. Por exemplo, na 2ª feira um grupo, na 4ª outro e na 6ª outro, ou sábado pela manhã com um grupo e a tarde com outro grupo.

Pode um capacitador dar duas capacitações com a mesma data de encerramento?

  • Sim, ele pode terminar uma capacitação pela manhã com um grupo e a tarde com outro grupo. O que não pode, é falsificar uma capacitação com muitas pessoas, fazendo duas fichas para burlar o sistema. Isso é falta grave contra o aprendizado dos participantes.

Qual a idade mínima para ser capacitado como líder ou capacitador?

  • A coordenação nacional não tem como avaliar a maturidade de uma pessoa. Assim, optou por emitir certificados, como líder, para os maiores de 18 anos e, como líder-mirim, para os que têm menos que isso. Cabe à coordenação que convidou o participante menor de 18 anos estabelecer se essa pessoa terá maturidade para agir como líder ou será somente apoio ao líder e quando passará a ser líder.

Lembrar que ainda há jovens engravidando muito cedo e estes podem ter muito mais experiência com gestação e filhos pequenos que pessoas com mais idade mas que não passaram pela maternidade.

Todos os coordenadores têm que fazer a capacitação de capacitadores?

  • Nem todos, apenas aqueles que vão ser realmente capacitadores. Aqueles coordenadores que não querem ser capacitadores precisam conhecer o novo material para poder acompanhar e podem fazer uma atualização ou uma capacitação completa do Guia do Líder como pessoa/líder. Isso evita uma “superpopulação” de capacitadores que não exercem realmente a função no setor.

Quais as funções do capacitador e do coordenador diocesano quanto às capacitações?

Para organizar e realizar uma capacitação, as funções dos coordenadores e capacitadores são diferentes:

Cabe aos coordenadores diocesanos da Pastoral da Criança:

  • Planejar as capacitações de acordo com o público interessado e disponível e da necessidade do seu setor;
  • Verificar no sistema se o capacitador está mesmo cadastrado como capacitador no tema. Lembrando: capacitador só pode capacitar líder – não pode capacitar outros capacitadores. Quem capacita capacitador é o multiplicador que, por sua vez, é capacitado pela equipe nacional.
  • Resolver as questões administrativas e financeiras da capacitação, tais como: local, alimentação, passagens, materiais a serem distribuídos (Guia do Líder, Caderno do Líder, FABS, colher e soro, laços de amor, etc.);
  • Fornecer as fichas adequadas ao tipo e tema da capacitação;
  • Enviar as fichas de inscrição e cadastro da capacitação para a Coordenação Nacional.
  • Responsabilizar-se pelos gastos com a capacitação, pois ele é quem recebe os recursos financeiros encaminhados pela Coordenação Nacional para este fim, bem como fazer e enviar a prestação de contas da capacitação.

Cabe ao multiplicador, capacitador e líder-capacitador:

  • Combinar com o coordenador quais materiais e recursos didáticos serão necessários na capacitação, tais como papel, cartolina, canetas etc, desde que seja compatível com os recursos disponíveis.
  • Verificar o preenchimento adequado e o recolhimento das fichas de inscrição de cada participante. Depois de terminada a capacitação, fazer o preenchimento da folha de cadastro da capacitação, assinar as fichas de cada participante e entregar para o coordenador responsável.
  • Responsabilizar-se pelas questões didáticas da capacitação, ou seja, planejamento, execução e avaliação da mesma.

O líder está sendo capacitado nas etapas iniciais do Guia e vai cadastrar um bebê que tem irmãos maiores. O que fazer?

  • O líder vai cadastrar crianças até a faixa etária em que foi capacitado e vai avisar à mãe/ família que tão logo seja capacitado para acompanhar crianças maiores (até seis anos), irá cadastrar as outras crianças da família.

Quando o voluntário é considerado líder da Pastoral da Criança?

Ao término da 3ª etapa de capacitação, quando ele cadastra uma gestante da comunidade em seu Caderno/App.

Por que dividir a capacitação do Guia do Líder em duas partes?

  • Para que o líder vá assumindo gradativamente suas atividades e também para que possa iniciar logo o acompanhamento de gestantes e menores de um ano, que são os mais vulneráveis. É também mais fácil que o grupo de líderes novos comece realizando uma Celebração da Vida com crianças de até um ano do que com crianças de várias idades.

Qual o melhor tempo de intervalo entre a primeira e segunda partes da capacitação de novos líderes?

  • Um intervalo de duas a três semanas é bom. No entanto, a capacitação pode ser feita sem intervalo, mas deverão ser enviadas as fichas de cadastro e inscrição da 1ª e 2ª partes da capacitação.

Quem deixou o trabalho da Pastoral pode voltar fazendo só a Atualização?

  • Deve haver bom senso por parte do coordenador, já que podem ter situações diferentes.
  • Uma pessoa que foi capacitada no Guia (2007), atuou com ele durante algum tempo e parou por pouco tempo, poderia fazer só a Atualização.
  • Uma pessoa que foi capacitada há muito tempo ou que foi capacitada e nunca atuou com o Guia (2007), deverá fazer a capacitação completa.
  • Em todas situações, é indicado incentivar a atualização já utilizando o Aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição.

Líder antigo que não quer ser atualizado, o que fazer?

  • O bom senso e atenção do coordenador de ramo/comunidade são fundamentais. Primeiro, ver o porquê disso. Incompatibilidade com o horário da atualização? Nesse caso, ver se pode ser colocado em outro grupo ou ser atualizado por um líder capacitador. Demonstra desinteresse pela atuação? Mostrar a ele o Aplicativo Visita Domiciliar, o novo Guia 2015, as novidades que eles trazem e procurar animá-lo.

Na capacitação de um novo líder, em uma comunidade nova, como cadastrar a nova comunidade para ela aparecer no APPVisita Domiciliar?

Enviar uma solicitação pelo botão APOIO ou pelo WhatsApp da Pastoral da Criança (41) 9 8863-0411 para a coordenação nacional cadastrar a nova comunidade. Assim, no momento que o novo líder baixar o Aplicativo Visita Domiciliar a comunidade já estará disponível.