Dicas 51
Este Dicas tem uma diferença. Ele foi feito especialmente para ser usado pelos brinquedistas, mas poderá ser também usado pelos coordenadores, multiplicadores e capacitadores a quem geralmente é destinado. Foi escrito para servir de apoio à preparação de pessoas para serem brincadores e atuarem no Dia da Celebração da Vida. Esperamos assim que possam ser criadas mais oportunidades para as crianças brincarem juntas e que a brincadeira esteja sempre presente nas famílias e nas comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança.
1. Conhecendo a Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança foi criada em 1983 para enfrentar o desafio de salvar a vida dos pequeninos, pois muitas crianças morriam de doenças que podiam ser prevenidas como a desidratação provocada pela diarreia. Aos poucos, ajudando a vencer esse desafio inicial, a Pastoral foi ampliando sua atuação e hoje em dia trabalha para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até completar seis anos de idade. Essa é a missão da Pastoral: contribuir junto às famílias para que todas as crianças possam ter as condições necessárias para se desenvolver e ter vida em abundância. Sua atuação direta é junto às famílias mais pobres e é fundamentada na mística cristã, que une fé e vida.
O trabalho da Pastoral da Criança é feito porque, em cada comunidade, pessoas são chamadas e se comprometem a atuar voluntariamente, tornando-se líderes da Pastoral da Criança. São pessoas que vivem e demonstram com seu exemplo o amor ao próximo. É um verdadeiro trabalho de Caridade Cristã!
2. Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania
O líder da Pastoral da Criança vai, de casa em casa, acompanhando gestantes e crianças de famílias próximas. Com isso, ele e milhares de líderes da Pastoral da Criança estão continuando o projeto de Jesus aqui na Terra: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10,10.
O líder acompanha gestantes e, no máximo, 15 crianças, realizando, todo mês, três atividades principais:
• Visita Domiciliar, na qual o líder pode conversar com a gestante, os pais e familiares da criança.
• Dia da Celebração da Vida, quando os líderes reúnem as famílias para conversar e celebrar o desenvolvimento das crianças. É nesse dia também que as crianças são pesadas e podem brincar juntas.
• Reunião para Reflexão e Avaliação, momento em que os líderes avaliam o trabalho realizado, aprendem mais e celebram.
Para fazer esse trabalho, os líderes são capacitados no Guia do Líder da Pastoral da Criança, que contém as “Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania”.