Dicas 51: mudanças entre as edições

De Wiki Pastoral da Criança
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'Este Dicas tem uma diferença. Ele foi feito especialmente para ser usado pelos brinquedistas, mas poderá ser também usado pelos coordenadores, multiplicadores e capacitador...')
 
Sem resumo de edição
Linha 20: Linha 20:


Para fazer esse trabalho, os líderes são capacitados no Guia do Líder da Pastoral da Criança, que contém as “Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania”.
Para fazer esse trabalho, os líderes são capacitados no Guia do Líder da Pastoral da Criança, que contém as “Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania”.
<blockquote>A “Ação Brinquedos e Brincadeiras” tem por objetivo aumentar as oportunidades para as brincadeiras infantis, apoiando as famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e educação de suas crianças.</blockquote>

Edição das 21h46min de 19 de abril de 2017

Este Dicas tem uma diferença. Ele foi feito especialmente para ser usado pelos brinquedistas, mas poderá ser também usado pelos coordenadores, multiplicadores e capacitadores a quem geralmente é destinado. Foi escrito para servir de apoio à preparação de pessoas para serem brincadores e atuarem no Dia da Celebração da Vida. Esperamos assim que possam ser criadas mais oportunidades para as crianças brincarem juntas e que a brincadeira esteja sempre presente nas famílias e nas comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança.

1. Conhecendo a Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança foi criada em 1983 para enfrentar o desafio de salvar a vida dos pequeninos, pois muitas crianças morriam de doenças que podiam ser prevenidas como a desidratação provocada pela diarreia. Aos poucos, ajudando a vencer esse desafio inicial, a Pastoral foi ampliando sua atuação e hoje em dia trabalha para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até completar seis anos de idade. Essa é a missão da Pastoral: contribuir junto às famílias para que todas as crianças possam ter as condições necessárias para se desenvolver e ter vida em abundância. Sua atuação direta é junto às famílias mais pobres e é fundamentada na mística cristã, que une fé e vida.

O trabalho da Pastoral da Criança é feito porque, em cada comunidade, pessoas são chamadas e se comprometem a atuar voluntariamente, tornando-se líderes da Pastoral da Criança. São pessoas que vivem e demonstram com seu exemplo o amor ao próximo. É um verdadeiro trabalho de Caridade Cristã!

2. Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania

O líder da Pastoral da Criança vai, de casa em casa, acompanhando gestantes e crianças de famílias próximas. Com isso, ele e milhares de líderes da Pastoral da Criança estão continuando o projeto de Jesus aqui na Terra: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10,10.

O líder acompanha gestantes e, no máximo, 15 crianças, realizando, todo mês, três atividades principais:

Visita Domiciliar, na qual o líder pode conversar com a gestante, os pais e familiares da criança.

Dia da Celebração da Vida, quando os líderes reúnem as famílias para conversar e celebrar o desenvolvimento das crianças. É nesse dia também que as crianças são pesadas e podem brincar juntas.

Reunião para Reflexão e Avaliação, momento em que os líderes avaliam o trabalho realizado, aprendem mais e celebram.

Para fazer esse trabalho, os líderes são capacitados no Guia do Líder da Pastoral da Criança, que contém as “Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania”.

A “Ação Brinquedos e Brincadeiras” tem por objetivo aumentar as oportunidades para as brincadeiras infantis, apoiando as famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e educação de suas crianças.