Timor Leste
PASTORAL DA CRIANÇA DIOCESE DE BAUCAU |
HISTÓRICO DA PASTORAL DA CRIANÇA EM TIMOR LESTE |
A Pastoral da Criança é uma Pastoral da Igreja Católica iniciada no Brasil no ano de 1983, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição a partir de um trabalho comunitário e solidário, onde as famílias são acompanhadas e orientadas por líderes capacitadas para isso, que realizam um serviço voluntário e gratuito na Comunidade.
O trabalho do líder Comunitário é acompanhar gestantes e crianças carentes de 0 a 06 anos de idade, orientando a família sobre ações simples que salvam muitas vidas, como o Soro Caseiro e os remédios tradicionais nos primeiros socorros e encaminhamento aos postos de saúde quando necessário.
A Pastoral da Criança deve estar presente onde existe criança e gestante que precisam de ajuda.
Desenvolve as ações básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania:
- Apoio e orientação à gestante;
- Incentivo ao aleitamento materno;
- Vigilância nutricional; controle de doenças diarréicas;
- Controle de doenças respiratórias;
- Estimulação para a vacinação de rotina;
- Educação essencial;
- Alimentação enriquecida;
- Incentivo aos remédios caseiros;
- Prevenção de acidentes na infância;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A Pastoral da Criança em Timor Leste teve início por ocasião da visita da Fundadora/ Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança do Brasil, Dra. Zilda Arns que em contacto com as autoridades e os Bispos D. Basílio do Nascimento e D. Carlos Filipe Ximenes Belo, falou da importância desta Pastoral e do serviço que a mesma presta à sociedade..
Os Bispos interessaram-se vivamente pelo assunto e solicitaram apoio à Igreja do Brasil para a implantação da referida Pastoral. Por sua vez a Embaixada brasileira colocou-se à disposição para no que estivesse a seu alcance prestar seu apoio.
Em 24 de julho de 2001 uma equipe de técnicas da Pastoral da Criança do Brasil, composta por: Ana Ruth Góes, Ir. Maria de Lourdes Mattiello e Odete Dorigon esteve em Timor Leste e assessorou a primeira capacitação para líderes em Manatuto, e Dili. Com estas capacitaçôes, foram iniciadas as atividades, dando assim, os primeiros passos para a implantação da Pastoral da Criança em terras timorenses,cadastrando 961 Crianças,55 Gestantes,423 famílias para serem acompanhadas.
Em 2002 foram feitos os primeiros contatos e pedidos de apoio para o Ministro da Saúde e UNICEF para a viabilização da Pastoral da Criança em Timor Leste.
Formou-se uma equipe de coordenação das duas Dioceses que foi a seguinte: As Missionárias brasileiras Ir. Terezinha Kunen, Ir. Beatriz Mohr, na Diocese de Baucau e Ir. Francisca Saraiva, Irmã Domingas e Da. Luiza Corte Real na Diocese de Dili.
Estas, deram os passos necessários para aquisição de material, tradução do Guia do Líder e tudo que pudesse ajudar no sentido de viabilizar as atividades. Para isto contaram com grande ajuda do Pe. Eduardo de Almeida ,Pe. Hermenegildo de Deus e Pe. Domingos da Cunha.
De janeiro a dezembro de 2002, cadastraram 10.000 crianças,3.000 famílias envolvidas.
Na Diocese de Baucau a Pastoral da Criança troca a coordenação a cada três anos, devido à substituição das missionárias brasileiras no Projeto.
Em dezembro de 2002, a Pasoral estava em Manatuto e Laléia . Ir. Terezinha Khunen voltou para o Brasil, e a coordenação foi assumida pela Ir. Helena Barbosa,. Esta deu continuidade às capacitações e acompanhamento das Líderes e implementou a Pastoral em Laclubar, Ossú e Baucau e Vemasse . Desde o início dos trabalhos, foi indispensável e importante a assessoria das Senhoras Estefãnia de Sousa e Joana da Costa que até o momento acompanham incansávelmente este serviço.
No ano de 2003, Pe. Hermenergildo de Deus,Irmã Domingas de Sousa,Sra Luiza Corte Real,Sr Emanuel Soares,foram ao Brasil em nome da Pastoral da Criança de Timor Leste, com o objetivo de conhecer e acompanhar de perto os trabalhos implementados, a Mística desenvolvida e sentir a força do trabalho comunitário, solidário e gratuito existente.
Em dezembro de 2005 realizou-se o I Congresso da Pastoral da Criança – cuja o Tema gerador,foi o Incentivo ao Aleitamento Materno.
Em dezembro de 2005, Ir. Helena retornou para o Brasil.
Em janeiro de 2006 Ir. Maria Nieta de Oliveira assumiu a Coordenação Diocesana dando continuidade aos trabalhos. Até julho de 2007 quando voltou ao Brasil, a Pastoral havia sido ampliada para Baucau e Lautém .
A partir de julho de 2007, Ir. Ivanilde Rodrigues assumiu a Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança nas sete Paróquias, reiniciou em Baucau, Vemasse e Laclô e implementou a Pastoral em Soibada, Uatu-Carbau, Iliomar, Viqueque, Natarbora.
Em janeiro de 2008, Ir. Angelina da Conceição Freitas integrou-se à Pastoral da Criança, apoiando o trabalho de tesouraria.
Em setembro de 2008, aconteceu o II Congresso da Pastoral da Criança com o objetivo de fortalecer a camminhada das Ações Básicas da PC,desde sua implementação na Diocese.
No final deste mesmo mês, Ir. Ana Fusinato integrou-se a Equipe Diocesana no serviço da Secretaria e em janeiro de 2009 Ir. Angelina da Conceição Freitas Assumiu o setor financeiro da Pastoral da Criança.
Em 01/05/2010 fez-se a transição da Coordenação Pastoral da Criança da Diocese de Baucau para Simone Maria da Silva dos Reis. Assim, a Equipe diocesana teve a seguinte composição: Simone Maria da Silva dos Reis, Coordenadora, Ir. Angelina da Conceição Freitas Tesoureira, Senhoras Joana da Costa e Estefânia de Sousa Capacitadoreas Diocesanas.
Hoje, a Pastoral da Criança da Diocese de Baucau está presente em 13 Paróquias: , Baucau, Vemasse, Manatuto,Laclubar, Laclô Laléia, Natarbora, Soibada Lautém, Iliomar,, Viqueque, Ossú Uatu-Carbau.Com pedidos para outras Paróquias pois ainda não conseguimos acompanhar todas as crianças.
Através do trabalho solidário e gratuito de 372 Líderes Comunitários, a Pastoral da Criança acompanha 5.741 Famílias, 7.200 Crianças, 145 Gestantes, em 113(Comunidades), Centros de Celebração da Vida.
Mensalmente cada centro se reúne para o peso das crianças. Nesse dia as crianças e gestantes recebem orientações, as vacinas e tomam uma merenda. As Líderes visitam todos os meses as casas possíveis e tem diminuído a mortalidade infantil e desnutrição. Porém ainda há muitas crianças que não conseguiram atingir seu peso normal por falta de alimentação necessária. Muitas vezes comem arroz, raízes,folhas milho. Seria de grande importância que pudéssemos estender esse reforço a todas Paróquias, para acompanhar todas as Crianças de Timor Leste.
“ PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHAM VIDA”
Primeira visita _Dra Zilda ao Timor Leste -2000
Envio das Primeiras Missionárias da Pastoral da Criança do Brasil para Timor Leste
Implementação da Pastoral da Criança Timor Leste - 24/07/2001
1 o Equipe de Coordenação PC -Tmor