Reunião para Reflexão e Avaliação

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

A Reunião para Reflexão e Avaliação é a terceira atividade fundamental da sua missão. Nela, além de celebrar cada progresso alcançado, vocês, líderes, podem discutir as dificuldades encontradas no trabalho do dia a dia.

Essa reunião, que deve acontecer nos primeiros 10 dias de cada mês, é o momento em que os líderes, juntos, podem estudar a situação das famílias que acompanham, discutir os resultados de cada mês e ficar animados a buscar soluções para as dificuldades encontradas. Assim, vocês estão ajudando a construir boas condições de saúde e desenvolvimento para as gestantes, crianças e suas famílias.

O método de estudo do Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar , o mesmo usado no estudo desse Guia, vai ajudar a organizar e realizar as Reuniões para Reflexão e Avaliação. Essas reuniões têm por base os indicadores no Caderno do Líder e a vivência de vocês e das famílias acompanhadas. Os indicadores dos Cadernos passados para a FABS e para o Fabão orientam a reflexão e as discussões sobre a situação das gestantes e crianças. A Folha de Registro das Ações da Comunidade também é usada.O apoio na Bíblia, no Guia do Líder e outros materiais disponíveis enriquecem a reflexão feita na reunião.

Para a reunião, cada líder deve trazer o seu Caderno do Líder com a 4ª parte já preenchida com o número total dos indicadores das crianças e gestantes que acompanha, que estão nas páginas da 1ª parte do Caderno.

Apostila de Orientação

http://alfresco.pastoraldacrianca.org.br:8080/share/page/context/shared/document-details?nodeRef=workspace://SpacesStore/8d2ceece-3c28-4675-b1c3-d6b139cc5f0a

Perguntas Frequentes

1) A Folha de Registro de Ações que devemos enviar todo os meses junto com a FABS, quando na comunidade é constatado um caso que terá um prazo longo p/ resolução do problema, deverá ser anotado todo o mês nessa Folha, ou apenas os novos casos apontados. Exemplo: poucas líderes e muitas crianças. dependemos de um tempo para sensibilização de novos voluntários e uma nova capacitação.

- A folha de registro das ações da comunidade não necessita mais ser enviada para Curitiba. Quanto as ações que são mais demoradas pra serem realizadas, devem sim ser repetidas todos os meses para evitar esquecimento das mesmas.Como vocẽ cita sensibilização de novos lideres ,realmente pode levar um pouco mais de tempo por isso a necessidade de se estar rlembrando que essa ação na folha de registro mes a mes pois é importante para a manutenção e crescimento da comunidade.

2) É necessário usar o Fabão durante a RRA?

- Mapa da Situação das Gestantes e Crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança, também chamado FABÃO, é uma cópia da FABS em tamanho grande e tem o objetivo de ajudar nas análises dos pontos de atenção. Ele deve ser preenchido após a elaboração da FABS na Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) que deve acontecer entre o 1º e o 10 º dia do mês seguinte aos dados de visitas e Celebração da Vida. Na RRA ele deve ser analisado conforme os estágios de evolução e, por isso, nem todas as perguntas serão analisadas.

Além disso, ele tem o objetivo de mostrar para a comunidade a situação das famílias acompanhadas e as conquistas alcançadas com os esforços de todos (famílias e líderes). Por isso ele deve ser colocado em algum lugar visível na comunidade (capela, salão da igreja, etc).