Missão do Coordenador da Pastoral da Criança

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
Missão do Coordenador da Pastoral da Criança

VER

Pág. 06 Como estão as crianças pobres que vivem no meu Ramo?

“O Senhor lhe disse: "Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos. Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel.” (Ex 3, 7-8)

A missão do Coordenador é ver a situação das famílias, o que implica ouvir os seus clamores e conhecer os seus sofrimentos, indo até onde elas estão para ajuda-las a conquistar uma vida em abundância.

“Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão porque elas estavam como ovelhas sem pastor”.

Os Coordenadores saem de onde estão para ver a situação das famílias: assim terão compaixão, isto é, sentirão junto com as famílias acompanhadas o que elas sofrem. Serão bons pastores.

Para ajudar nesse VER, a Pastoral da Criança conta com o valioso esforço de seus Líderes, que mensalmente, anotam em seu Caderno e depois nas FABS – Folha de Acompanhamento das Ações Básicas de Saúde, Nutrição e Educação o que está ocorrendo com as crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança.

Vamos dar uma olhada no que os Líderes nos contam? Para isto, temos os seguintes relatórios:

  • Relatório das Mensagens.
  • Extrato dos Indicadores.
  • Extrato das Comunidades.
Versão atual Sugestão em itálico
* Relatório das Mensagens

* Extrato dos Indicadores

* Extrato das Comunidades.

* Metas e Coberturas

* Relatório de Indicadores - Comparativo entre trimestres

* Fabs Digitadas

* Estágios de Evolução

Por que foi solicitada esta alteração
Coloque suas observações:Alteração 30/09/2015 - Irmã Veneranda

É difícil VER tudo ao mesmo tempo. Assim, vamos começar por quatro indicadores, sob o ponto de vista do coordenador de Ramo:

Pág. 07 % Gestantes com a altura uterina medida

No Brasil, a cada ano, morrem cerca de 70.000 crianças menores de 5 anos. Destas crianças, quase a metade morre antes de completar uma semana de vida.

Para diminuir essa mortalidade é necessário que a gestante:

  • inicie o pré-natal tão logo saiba que está grávida;
  • receba um pré-natal com qualidade;
  • tenha acesso a um parto adequado.

A medida da altura uterina é um dos indicadores de qualidade do pré-natal. Vamos recordar para que ela serve? Para isto, leia as páginas 74 e 75 do Guia do Líder.

O que os Líderes do seu Ramo nos contam sobre este indicador?

  • veja no Relatório das Mensagens como está o seu Ramo e como está o seu Setor:
    • as gestantes de seu Ramo estão em melhor ou pior situação que as gestantes de seu Setor?
    • O que diz a mensagem?
  • No Extrato dos Indicadores, veja como estava a situação das gestantes há um ano atrás. As líderes estão informando melhora ou piora no atendimento?
  • No Extrato das comunidades veja quais as comunidades que tem atendimento adequado (todas as gestantes têm sua altura uterina medida), quais tem dificuldades no pré-natal e quais as comunidades que não tem gestantes acompanhadas pela Pastoral da Criança.
Versão atual Sugestão em itálico
Este indicador é importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê dentro do útero da mãe. Precisa ser verificada a altura uterina no cartão da gestante. Caso o serviço de saúde não anote ou não faça a medida,o líder pode orientar a gestante sobre a importância deste indicador para que ela converse com o médico ou enfermeiro na consulta e realize a medida anotando no cartão. Pode ocorrer que o líder não tenha entendido ou não de a importância necessário a esse indicador, neste caso realizar formação continua sobre o tema. No relatório Extrato de Indicadores (indicador 52), ver como estava a situação das gestantes há um ano atrás e como esta no momento atual (se melhorou ou não). No relatório de FABS digitadas veja mês a mês quais as comunidades tem respondido este indicador (todas as gestantes têm sua altura uterina medida?). Em caso de não haver resposta é necessário explicar aos líderes a importância deste dado.
Coloque suas observações:Alteração Sugerida por Rubia
Pág. 07 % Crianças de 6 meses que mamam só no peito

O aleitamento materno é a ação de saúde que mais previne doenças e mortes. Já está provado que muitas doenças dos adultos, como hipertensão, obesidade e diabetes, ocorrem com menos freqüência nas pessoas que foram amamentadas por ao menos um ano, sendo só no peito nos primeiros seis meses de vida.

Vamos recordar as vantagens da amamentação para o bebê? Para isto, leia a página 35 do Guia do Líder.

O que os Líderes do seu Ramo nos contam sobre este indicador?

  • veja no Relatório das Mensagens como está o seu Ramo e como está o seu Setor:
    • os bebês de seu Ramo estão em melhor ou pior situação que as bebês de seu Setor?
    • O que diz a mensagem?
  • No Extrato dos Indicadores, veja como estava o aleitamento materno há um ano atrás. As líderes estão informando melhora ou piora?
  • No Extrato das comunidades veja quais delas têm mais facilidade em conseguir o aleitamento materno exclusivo: todas as crianças mamam só no peito até os seis meses de vida? Quais têm dificuldades e quais as comunidades que não têm crianças com 6 meses sendo acompanhadas pela Pastoral da Criança?
Pág. 08 % Crianças com sobrepeso ou obesidade (acima da linha 2dp)

As últimas pesquisas informam que a desnutrição (pouco peso para a sua idade) não é mais problema de saúde pública no Brasil. Há 20 anos, o maior problema era a falta de comida. Hoje, a maior parte dos desnutridos têm alguma doença que os leva à desnutrição. No entanto, dois novos problemas estão aumentando muito:

  • desnutrição por micronutrientes como, por exemplo, a anemia;
  • sobrepeso e obesidade.

O que os Líderes do seu Ramo nos contam sobre este indicador?

  • veja no Relatório das Mensagens como está o seu Ramo e como está o seu Setor;
  • as crianças de seu Ramo estão em melhor ou pior situação que as crianças de seu Setor?
  • O que diz a mensagem?
  • No Extrato dos Indicadores, veja como estava o percentual de crianças com sobrepeso ou obesidade há um ano atrás. As líderes estão informando melhora ou piora?
  • No Extrato das comunidades veja quais as comunidades que têm mais crianças com sobrepeso ou obesidade e quais não têm este problema.

Vamos recordar a importância da Alimentação? Para isto, leia a página 234 do Guia do Líder.

Versão atual Sugestão em itálico
Vamos recordar a importância da Alimentação? Para isto, leia a página 234 do Guia do Líder. Vamos recordar a importância da Alimentação? Para isto, leia as páginas 29 a 33 e 234 do Guia do Líder.
Por que foi solicitada esta alteração
Coloque suas observações:
Pág. 09 % Crianças pobres acompanhadas pela Pastoral da Criança

O lema da Pastoral da Criança é: ”Para que todas as crianças tenham vida”. No relatório “Número de crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança no município” podemos ver quantas crianças pobres existem em nosso município e quantas são acompanhadas pela Pastoral da Criança.

Podemos dizer que todas as crianças pobres estão na Pastoral da Criança? Como está o seu Ramo? Quanto falta para acompanhar todas as crianças pobres que vivem em seu Ramo? Vamos recordar a Missão da Pastoral da Criança lendo as páginas 291 e 292 do Guia do Líder.

<- Página anterior Missão do Coordenador
Próxima página -> Passos dos Discípulos de Emaús