Haiti
Histórico da Pastoral da Criança no Haiti |
Esta página é destinada a descrever os principais acontecimentos deste país.
Para melhor uso, é interessante que:
- os novos relatos sejam colocados sempre no início da página, logo abaixo da Tabela de conteúdos (TableOfContents);
- coloque-se como título uma chamada breve e a data do acontecimento.
Nacional
Diocese: Fort Liberté
Primeiros contatos
Data: Sun, 4 Jul 2010 13:16:33 -0300 De: Ademar Rover <[[1]]>
Hoje, domingo, após a missa na Catedral, com duração de duas horas e dez minutos, lhes mando algumas informações.
Por enquanto a viagem está além das expectativas. Depois da estadia em Santo Domingo, onde foi possível cumprir tudo o que estava programado, chegamos, José Navarro e eu a Haiti, dia 01/07. Fomos recebidos pelo Bispo e depois de um café conversamos com ele , o padre designado para nos acompanhar, Jean Baptiste e mais cinco religiosas que vieram de outras dioceses inclusive Ir. Gloria de Porto Príncipe . Por duas horas e meia dei informações sobre a Pastoral da Crianca e discutimos várias questões sobre a implantação na Diocese. Devo dizer que o Bispo, está de corpo e alma comprometido com a proposta. Depois do almoço nos reunimos novamente para preparar a apresentação para o dia seguinte.
Dia 02 compareceram 31 pessoas, leigos e algumas religiosas mais os dois párocos das duas paróquias que farão a experiência piloto. A reunião começou às 9h e estendeu-se por três horas e meia com interrupção para o café. Apresentamos o Programa Viva a Vida com constantes interrupções para explicações em Creol (língua do povo). Depois foi dada a possibilidade de fazerem perguntas por um tempo bastante prolongado e aproveitou-se para mostrar todo o material que foi distribuido e no final recolhido para a capacitação. O povo, no inicio, foi bastante contido, mas depois de algumas dinâmicas e cantos foram se soltando.
Após o almoço, nos reunimos, o Bispo, os dois párocos, Pe. Jean Baptiste, José Navarro e eu, para decidir sobre a estratégia e o local da capacitação. Embora não seja o ideal, mas levando em conta a realidade e sugestão do Bispo e dos padres, ficou estabelecido que a capacitação será feita em dois momentos intensivos: do dia 13 a 16 e do dia 19 a 21. Os participantes permanecerão no local do encontro. A capacitação será das duas paróquias com oito respresentantes cada uma. Virão sucessivamente duas multiplicadoras da Republica Dominicana para ajudar na administação da capacitação, mais a ajuda do Pe. jean Baptiste e solicitei verificar se há alguma religiosa ou leiga disponível da área de enfermagem e que fale o Creol para ajudar. A parte prática será feita a todo custo.
Uma observação importante: É consenso de todos que é impossível chegar ao povo sem traduzir o material para o Creol. Tomei a liberdade para solicitar ao Bispo e à Ir. Gloria que indicassem a pessoas ou pessoas para traduzir o material e ver qual seria custo. Deverão fazer o quanto antes. A partir de amanhã visitarei dois hospitais das duas paróquias para conseguir respostas a muitas perguntas. Já posso adiantar que 90% das gestantes não fazem pré-natal. A maioria dos partos se dão em casa com auxílio das parteiras. A mãe, após o parto vai ao hopital só se estiver mal. A criança, depois do nascimento, vai normalmente ao hospital levada por um parente. Teria muita coisa a dizer, mas por hoje fico por aqui.
Au Revoir. Pe. Ademar