Dicas

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa

Acesso na Internet https://www.pastoraldacrianca.org.br/materiais-educativos-0/3015-dicas

DICAS é um informativo técnico dirigido às Equipes de Coordenação da Pastoral da Criança, Ramo, Setor, Área, Núcleo, Grandes Metrópoles e Estadual.

O DICAS tem duas finalidades:

1ª - Ser um material de apoio para as Oficinas de Formação Contínua e Integrada. Por meio dele é possível reforçar o conteúdo trabalhado nas ações básicas, complementares e opcionais da Pastoral da Criança de acordo com as necessidades sentidas pelos líderes e equipe da comunidade (articuladores, brinquedistas, comunicadores populares, entre outros).

Exemplos: DICAS nº 43 - Anotação de casos de mortes nas FABS - março/2008

DICAS nº 44 - Mudanças no Livro "O Articulador da Pastoral da Criança junto ao Conselho de Saúde" - setembro/2008

DICAS nº 47 - O Dia da Celebração da Vida - outubro/2009

2ª - Despertar o senso crítico e a capacidade de perceber os fatos como eles realmente acontecem. Chamando a atenção para um tema de grande relevância e propondo uma reflexão. A partir disso, desencadear ações para que a comunidade, já organizada, encontre soluções para melhorar as condições de vida das crianças, famílias e comunidades acompanhadas. Nesses casos os coordenadores e líderes podem organizar uma Roda de Conversa sobre o tema, envolvendo a equipe da Pastoral da criança, pessoas que trabalham na área de saúde, da área social e de educação, conselheiros municipais, líderes religiosos, representantes de associações locais e outros.

Exemplos: DICAS nº 38 - Prevenindo a anemia - julho/2006

DICAS nº 48 - Crianças com suspeita de pneumonia precisam receber o antibiótico o quanto antes! - maio/2011

DICAS nº 53 - Mil dias: Como os cuidados nos primeiros mil dias de vida podem ajudar em nossa saúde para sempre! - julho/2013

DICAS nº 56 - Estratégia Amamenta Alimenta Brasil - setembro/2015

Esse material deve ser elaborado de acordo com a metodologia da Pastoral da Criança -  Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar, a mesma utilizada no estudo do Guia do Líder.

Passo a passo para escrever um DICAS

  1. Frase Bíblica ou citação inspiradora: Pelo menos uma citação relacionada ao tema,  podendo ter outras ao longo do texto.
  2. Título/ Tema
  3. Introdução: Uma breve e geral contextualização sobre o tema.
  4. VER: Apresentação de dados/ indicadores sobre o Brasil e perguntas norteadoras para ajudar a ver como está a situação na comunidade. Oportunidade para as pessoas apresentarem os fatos, a sua experiência ou sua história em relação ao tema escolhido e com o grupo identificar as semelhanças, diferenças e as contradições das experiências.
  5. JULGAR: Reflexão sobre o tema para entender a importância do tema. Mostrar as consequências de condições favoráveis ou desfavoráveis/ adequadas ou inadequadas. A situação na comunidade está satisfatória ou não? Porquê? Quais as dificuldades? Desafios? Como evitar, como prevenir, como promover.
  6. AGIR: Apresentar o que já está sendo feito a respeito: programas do governo, Ministério da Saúde, parceiros. Como a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança está atuando. O que as  coordenação de ramo e líderes podem fazer? Quem mais pode ajudar? Planejar as ações e os compromissos de cada um.  Vamos Todos!
  7. AVALIAR: Valorização: mostrar o quão importante é o trabalho dos líderes. Colocar  sugestões de atividades práticas e/ou exemplos de experiências positivas para que a equipe da Pastoral da Criança avalie o que já estão fazendo e o que é viável fazer, a nível de estado, município, coordenações e comunidade.
  8. CELEBRAR: Mostrar a importância de, a cada conquista alcançada, divulgar e compartilhar as boas novas ao reunir-se com as coordenações da Pastoral da Criança, líderes e famílias acompanhadas. Podem ser dadas dicas e idéias de como partilhar as informações nas redes sociais e na página da Pastoral da Criança na Internet.
  9. Referências Bibliográficas: Todos os materiais educativos da Pastoral da Criança devem ser embasados no conhecimento científico comprovado e em consenso com os órgãos oficiais (Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria, Unicef, OMS, etc.)

Em anexo abaixo, todas as dicas elaboradas pela equipe da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, e já encaminhadas para as coordenações.

Todos os Dicas

Acesso na Internet https://www.pastoraldacrianca.org.br/materiais-educativos-0/3015-dicas