Capitulo II e III: Captação

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
Mobilização e Tratamento da Água

Captação

  • “Céus gotejem lá de cima, e as nuvens chovam a justiça;

que a terra se abra e produza a salvação, e junto com ela brote a justiça.” (Is. 45,8)

Existem diversas formas que podemos utilizar para conseguir água. Vejamos algumas que estão sendo desenvolvidas e adequadas para a região semi-árida:

Captação das águas nos lajedos

Essa forma de captar água se dá em lugares onde existe grande quantidade de pedras e lajedos no solo. Constrói-se um muro para reter a água da chuva nesses grandes tanques naturais.

  • Pg12.jpg

Barragens Subterrâneas

É a forma de reter água da chuva no solo. Cava-se uma vala na área em que passa a correnteza da água e nesse buraco coloca-se barro socado ou lona plástica para reter a água e, depois, coloca-se a terra novamente. Essa técnica serve para criar barreira para a água da chuva não escorrer rapidamente e assim permite que as plantas tenham água para se desenvolver até quando acabam as chuvas.

Pg12a.jpg

Poço Artesiano

Cava-se um buraco profundo com equipamento próprio até que se encontre o lençol freático.

Cacimba

Trata-se de um tipo de poço construído próximo ou no próprio leito de rios intermitentes, tecnologia conhecida há gerações. A obra é realizada junto a riachos ou rios. Primeiramente a areia é afastada, depois abre-se um buraco de aproximadamente dois metros de largura e dois metros de profundidade no solo. A profundidade em metros varia; deve-se cavar até encontrar a rocha, onde deve estar o lençol freático onde corre a água.

Cpitulo III - Captação

Para ter certeza de encontrar água doce, o local deve ser determinado a partir do leito de rios ou riachos de água doce.

Cisternas de placa

Essa tecnologia serve para captar água de chuva que cai no telhado. O reservatório tem a capacidade de armazenar 16.000 litros de água e dá para uma família de até cinco pessoas beber e cozinhar por oito meses.

Pg13.jpg

Poço Amazonas (cacimbão)

Poços de grandes diâmetros (1 metro ou mais), escavados manualmente e revestidos com tijolos e anéis de concreto. Captam a água do lençol freático de até 20 metros de profundidade.

Pg13a.jpg

Açudes

Retenção da água em um determinado lugar na comunidade, feito através da construção de um anteparo que pode ser feito com barro (argila) ou até mesmo com material de construção como concreto, cimento e outros. Geralmente são mais rasos e com uma área que varia de acordo com a declividade do terreno e da altura da barragem em si.

Pg13b.jpg

Quando cercados podem servir de abastecimento de uma determinada comunidade, entretanto em muitos casos o seu uso serve para consumo humano e animal.

Normalmente esses açudes podem ser encontrados ao longo das rodovias por simples barramento das águas de chuva pela própria construção da estrada. Nestas situações, via de regra, a comunidade se beneficia dessa tecnologia utilizando água represada.

Barreiro

Retenção da água em um determinado lugar na comunidade para suprir as necessidades dos rebanhos. São tipos específicos de barragens que foram construídas ao longo dos anos, por proprietários rurais, através de barramento com argila em declividades naturais do terreno. Tinham a finalidade exclusiva de dessedentação de animais. Em situações de seca grave, onde só se encontra esse tipo de armazenamento próximo a uma comunidade, infelizmente, até mesmo a população acaba por se utilizar dessa água que não é de boa qualidade

Pg14.jpg