Avaliar Missão Coordenador

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
Missão do Coordenador da Pastoral da Criança

Avaliar

Pág. 47 AVALIAR

“...como também eu me esforço por agradar em tudo a todos,

buscando não o que é vantajoso para mim, mas o que é vantajoso para o maior

número de pessoas, a fim de que sejam salvas”.

(1ª Cor 10, 33)

O Sistema de Informação reúne dados dos vários níveis de coordenações da Pastoral da Criança, permitindo avaliar as ações realizadas.

Pág. 47 Fluxo de Informação

1º etapa: O líder, na Visita Domiciliar e no Dia da Celebração da Vida, cadastra as gestantes e as crianças menores de 6 anos no seu Caderno do Líder. A partir daí, registra a cada mês as respostas às perguntas dos indicadores das crianças e gestantes acompanhadas||

2º etapa: Carta das Mensagens aos Ramos Uma vez por mês, cada líder preenche a  parte do seu Caderno com a soma das informações de todas as crianças e gestantes acompanhadas. Na Reunião para Reflexão e Avaliação, os líderes de uma mesma comunidade somam os dados de todos os cadernos numa FABS – Folha de acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade. Além de preencher a FABS, essa reunião é o momento onde os líderes podem trocar experiências, conversar sobre as famílias que acompanham, estudar melhor a situação delas, procurar soluções locais e se fortalecer na caminhada.

3º etapa: A FABS é enviada à Coordenação de Ramo, que a confere, analisa e assina e envia para a Coordenação Nacional, em Curitiba – Paraná.||

Esse tema também pode ser aprofundado com a ajuda do Guia do Líder nas páginas 227 e 228, cujo tema é "FABS – Folha de Acompanhamento."
Importante: * para as comunidades distantes, o portador das FABS pode deixá-las na casa paroquial ou em outro local previamente combinado, onde a Coordenação de Ramo irá buscá-la. Qualquer membro da comunidade pode ser portador da FABS até esse local. * verificar se o nome da comunidade está correto, pois sem a correta identificação não há como registrar a FABS no Sistema de Informação.

4º etapa: na Coordenação Nacional, os dados das FABS são digitados e analisados. A cada 3 meses é emitido um relatório para cada Ramo, contendo resultados que indicam a situação de saúde e desenvolvimento das crianças e gestantes acompanhadas por todos os líderes da Pastoral da Criança, nas diversas comunidades. Nesse relatório contém também mensagens para as líderes, parabenizando pelos progressos alcançados ou dando orientações sobre como proceder para ajudar ainda mais as famílias a resolverem seus problemas. Por isso é tão importante que o resultado destas informações voltem para a comunidade.

Fluxo.jpg

Fluxo de Informações na Pastoral da Criança

Pág. 49 Como analisar um indicador
  • Clique aqui para obter as seguintes informações: O que é um indicador, Para que servem os indicadores, De onde saem os indicadores.
Pág. 50 Relatórios que o Coordenador de Ramo recebe da Coordenação Nacional

São relatórios enviados a cada três meses pela Coordenação Nacional às Coordenações de Ramos da Pastoral da Criança, com o objetivo de mostrar os resultados alcançados pelos líderes do seu Ramo. Os indicadores de saúde, nutrição e educação auxiliam no momento de planejar, pois mostram a situação de cada comunidade.

Pág. 56 Indicadores para avaliação da Coordenação de Ramo

Indicadores para avaliação da Coordenação de Ramo

<- Página anterior Agir
Próxima página -> Celebrar