Acompanhamento Nutricional

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa

E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens. Lc 2,52

Materiais para o Capacitador/Multiplicador

1) Apostila para Multiplicador e Capacitador

Orientações para Multiplicadores e Capacitadores Acomp Nutricional.pdf

2) Apostila para capacitar Equipe

Acompanhamento Nutricional 2019

3) Materiais para usar na capacitação

Apresentação AcompNutri 2015 .pdf

Manual - KIT Infantômetro e Estadiômetro Pediátrico.pdf

Manuak - KIT Infantômetro e EStadiômetro com Estabilizador

Video Muito Além do Peso.mp4

Programa de TV - Desnutrição à obesidade - https://www.youtube.com/watch?v=GlRC37IZcr8

e-cartelas

4) Fichas de Capacitação - clique aqui

5)Estadiômetro AVA nutri

Este ano recebemos um novo modelo de estadiômetro, então aqui estão os vídeos de como montar.

Para crianças menores de 2 anos: clique aqui para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_8Sfm4s9kiY

Para crianças de 2 a 6 anos: clique aqui para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=LKX1EbH0-yg

* As orientações para medir são as mesmas para os estadiômetros AVA nutri e Alturexata.

Como organizar a capacitação do Acompanhamento Nutricional

Carga horária: ideal 15h e mínima 12h30.

Etapas: A capacitação está dividida em 5 etapas.

Número de participantes: máximo 15.

Local: Escolher um local onde tenha internet sem fio (Wi-fi) para ser possível a utilização do AppVisita  de todos os participantes.

1- Quanto ao número de pessoas (15) - Cada ramo deverá ter pelo menos uma equipe formada por 5 pessoas: 1 voluntário de informática (digitador/esta pessoa tem que ter um notebook e não precisa ser líder); 2 líderes para fazer a medição da altura e 2 líderes para fazer a pesagem. Quando já existir líderes que realizam o peso nas comunidades, a equipe pode contar com 3 pessoas.

2- Se a paroquia possui mais comunidades, precisará formar mais equipes. Por exemplo: uma paroquia com 15 comunidades, vai precisar de 3 equipes.

  • Se a paroquia possui apenas 1 ou 2 comunidades, precisará juntar-se a alguma paroquia próxima que também possui poucas comunidades, assim, compartilharão o estadiômetro.

3- São no mínimo 3 e máximo 5 paroquias por diocese. Você é quem vai determinar o número de paroquia pois são 15 pessoas por capacitação.

4- Precisa ser agendado uma Celebração da Vida numa comunidade próxima ao local da capacitação com poucas crianças (entre 10 e 15 crianças de 0-6 anos) pois a última etapa da capacitação é numa celebração da vida para testarmos o programa.

5- Precisamos também que agendem com o Secretário de Saúde do Município, uma reunião para um dia antes do inicio da capacitação, pois levaremos a proposta de parceria com o Município.

Solicitação de materiais:

O coordenador do setor que sedia a capacitação deve solicitar o material educativo para todos os participantes com antecedência de acordo com as orientações do multiplicador ou capacitador. O pedido deve ser feito por meio do Formulário de Solicitação de Material Educativo anualmente, da mesma maneira como ocorre com as outras capacitações.

Materiais necessários para a capacitação:

  • Kit inicial com estadiômetro e outros - 1 para cada equipe de ramo, que contém: - Apostila de Capacitação do Acompanhamento Nutricional; - Cartelas de orientação nutricional; - Cartões de medidas - Estadiômetro
  • Pastinhas para cada participante com papel para anotações, lápis, borracha ou caneta. Antes da capacitação, os multiplicadores devem preparar cada pasta com todos esses materiais de apoio.

* Materiais entregues na Atualização do Guia do Líder 2015 que serão usados nesta capacitação:

* Kit de cartelas 2015 (entregue na atualização do Guia do Líder 2015 - contém 18 cartelas de orientação nutricional + 1 cartão de medidas) - 01 por participante.

  • app visita domiciliar e nutrição

Outros materiais:

  • Bíblia, flores, velas para a oração inicial (de acordo com o costume do local).
  • Músicas e/ou dinâmicas para descontração.
  • Manual de Hortas Caseiras.
  • Projetor multimídia - Data show /(opcional).
  • Caixas de som para mostrar o Vídeo Muito Além do Peso e músicas (opcional).

Para a prática da medida da altura com o estadiômetro:

  • Mesa para a medição da altura/comprimento dos bebês.
  • Bonecos/as.
  • Colchonete ou edredom ou tapete de E.V.A para os bebês ficarem confortáveis ao deitar na mesa na hora da medida.
  • 4 crianças (2 menores de 2 anos e 2 maiores de 2 anos) para a parte final da prática de medições.
  • Fita métrica.

Para a prática da pesagem:

  • Balança com saquinho e/ou cadeirinha.
  • Suporte para pendurar a balança (se for o caso, pode ser pendurada em árvore).
  • Pacote de 1kg e/ou 5kg de algum produto para a aferição da balança (arroz, açúcar, etc).

Parceria com serviço de saúde 

Quem não é visto, não é lembrado! A Pastoral da Criança precisa divulgar os bons resultados, as maravilhas que surgem graças ao desenvolvimento da missão para que as pessoas entendam a razão de sua existência e apoiem esta missão.

A metodologia de implantação do Acompanhamento Nutricional prevê que seja realizada uma reunião entre a equipe de coordenação da Pastoral da Criança e a Secretaria de Saúde, podendo ser a nível estadual e municipal, para a apresentação de uma proposta de parceria. Unir esforços por meio de parcerias é necessário para acompanhar o maior número de crianças possível, só assim conseguimos promover a transformação social das famílias e cumprir a nossa missão “Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

Clique abaixo para acessar o projeto em PDF.

2017 Parceria Acompanhamento Nutricional.pdf

Perguntas Frequentes sobre o Acompanhamento Nutricional

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL - IMC/idade

1. Com a nova metodologia do Acompanhamento Nutricional, as crianças são pesadas e medidas a cada três meses. Mas e a Celebração da Vida, continuará acontecendo todos os meses ou só a cada 3 meses?

A Celebração da Vida continuará acontecendo todos os meses, assim como a visita domiciliar. É importante ler o DICAS 47 – O Dia da Celebração da Vida, para resgatar o verdadeiro sentido de celebrar a vida e planejar um cronograma com os temas que podem ser trabalhados em cada mês.

2. Nos meses em que tiver a Celebração da Vida sem o Acompanhamento Nutricional é preciso pesar e medir as crianças?

Não, não é preciso. O acompanhamento nutricional tem a proposta de pesar e medir de 3 em 3 meses, pois a altura é uma medida que não sofre variação tão rapidamente a ponto de precisar ser medida mensalmente. Considerando ainda que no primeiro ano de vida as crianças são levadas ao serviço de saúde com mais frequência para as consultas de acompanhamento nas quais são feitas as medições de altura e peso, é suficiente pesarmos e medirmos uma vez por trimestre. Lembrando que o resultado do peso isolado não traz um resultado correto, e por isso não recomendamos orientar as famílias com o resultado só do peso. Os líderes podem aproveitar as Celebrações de Vida entre um acompanhamento nutricional e outro para fazer outras atividades motivantes com as crianças e famílias, as quais normalmente não tinham tempo em fazer por questão da pesagem. 

3. Continuaremos a mandar a FABS todos os meses?

Sim. Para que as comunidades iniciem o Acompanhamento Nutricional, os líderes precisam fazer a Atualização do Guia do Líder 2015, e logo em seguida, já passarão a utilizar o caderno verde nas visitas e a FABS azul, a qual continua a ser enviada para a Coordenação Nacional todos os meses. Mais no caso das líder já estiverem usando o Aplicativo da visita domiciliar não precisa enviar FABS, somente sincronizar os dados todo mês.

Lembrando que tem esta usando o App Visita domiciliar e nutrição, não precisa enviar FABS e sim sincronizar mensalmente.

4. Com o Acompanhamento Nutricional vamos continuar usando o cartão da criança (gráfico/curva do peso para idade)?

Não, agora utilizaremos o gráfico do IMC/idade - (Índice de Massa Corporal), que se encontra no AppVisita usado pelo voluntário da informática no dia da Celebração da Vida com AN.

5. Como eu vou ter um voluntário de informática no minha comunidade, se nenhum líder da comunidade tem computador portátil (notebook/laptop), ou não sabem usar o computador?

O AppVisita Domiciliar e Nutrição também funciona em celulares ou tablets e é muito fácil de usar, então qualquer pessoa que tenha um celular com sistema Android poderá ser um voluntário de informática.

O ideal é que esse voluntário não seja líder da comunidade. Ele pode ser um jovem/adolescente, filho/a, neto/a ou vizinho/a de um dos líderes, que tenha um computador portátil ou celular ou tablet e tenha disponibilidade de fazer esse trabalho voluntário a cada 3 meses.

Outra possibilidade interessante é buscar parceria com outras pastorais, como a da juventude, ou com faculdades/universidades, pois os alunos precisam cumprir horas de estágio voluntário.

6. Se eu não tenho um computador portátil, só tenho um computador "de mesa" em casa, posso utilizá-lo nesse dia?

Não. Para que a orientação aos pais aconteça no momento da Celebração da Vida, o que é um dos principais objetivos da ação, é preciso ter um aparelho no local, seja ele computador portátil ou celular ou tablet. Mas, o computador de casa é útil para analisar os relatórios do http://nsi.pastoraldacrianca.org.br, de sincronizações e o relatório analítico, onde podem ser vistos os erros para auxiliar nas correções.

7. Para usar o AppVisita Domiciliar e Nutrição, é preciso ter internet na comunidade?

Não. Na comunidade as crianças serão cadastradas e o celular ou tablet fornecerá o resultado, sem precisar de internet. A internet será necessária apenas no primeiro acesso do AppVisita, para sincronizar a paroquia onde irão atuar. Lembramos que a sincronização precisa ser feita sempre ANTES e DEPOIS da Celebração da Vida. Se o voluntário não possui internet em casa ele pode procurar uma escola, a sala da paróquia ou outro lugar do bairro que possua internet para fazer esse processo que dura apenas alguns minutos.

8. Para baixar o AppVisita domiciliar e Nutrição é necessário estar instalado o antigo programa IMC?

Não é preciso, nossa apostila do Acompanhamento Nutricional já foi atualizada com o passo a passo para usar o AppVisita, disponível no link; https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Guia_do_L%C3%ADder_2015#Fab.C3.A3o_2015

9. Como vamos enviar as informações de peso e altura da comunidade para a Coordenação Nacional em Curitiba?

As informações sobre de peso, altura e estado nutricional das crianças serão enviados à Nacional através do que chamamos de SINCRONIZAÇÃO de dados. Isso é feito pelo voluntário da informática logo após a Celebração da Vida.

10. Como eu posso saber se o minha paroquia/comunidade está fazendo a sincronização?

Consultando o Relatório: Consultar Sincronização no novo sistema de informação da Pastoral da Criança. Para isso siga os passos da Apostila do Acompanhamento Nutricional (entregue na capacitação) ou acesse o link: http://nsi.pastoraldacrianca.org.br/form/monitor/online

Acesse pelo google, clique em Menu de Acesso, logo após, em Acompanhamento Nutricional e então, Consultar Sincronização do AppNutri. Se a sincronização foi realizada, o ícone correspondente ao mês estará colorido:

  • verde - indica que não houve erros de cadastro ou medições;
  • laranja - significa que houve alguma criança sincronizada que está com medidas em Amplitude Anormal (muito baixinha, magrinha ou gordinha);
  • vermelho - mostra que alguma criança sincronizada teve erro na sua medição. Para saber qual foi, entre no relatório analítico, encontrado seguindo os mesmo passos descritos.

ATENÇÃO: O relatório de Sincronização do AppNutri mostra o mês em que as crianças foram pesadas e medidas, não o mês que o voluntário da informática fez a sincronização. Nesse relatório não aparecem as crianças que já completaram 6 anos de idade ou que não possuem medidas cadastradas (inativas).

11. Alguns voluntários da informática desistiram. É possível utilizar a mesma senha para outra pessoa?

Não, de forma alguma. A senha é de uso individual e intransferível. Quando mais de uma pessoa utiliza a mesma senha ficamos sem saber quem realmente está atuando na comunidade o que dificulta muito a nossa comunicação, podem ocorrer erros na sincronização do AppVisita e gera uma cascata de problemas. Sempre que tiver uma nova pessoa com disponibilidade para ser voluntária de informática, deve ser criado um usuário e senha só para essa pessoa.

Agora não precisa mais senha é só acessar pelo

Entrar com GOOGLE

Mais alguma dúvida em relação ao Acompanhamento Nutricional?

Consulte a Apostila, que possui passo a passo tudo o que você precisa saber sobre a Ação. Apostila do Acompanhamento Nutricional

AppVisita

O aplicativo é a ferramenta utilizada pela equipe de comunidade no dia da Celebração da Vida com Acompanhamento Nutricional - IMC/idade, no qual os voluntários digitarão as medidas de peso e altura das crianças.

Para acessar o AppVisita

Pelo Google

Instruções na apostila.

obs.: rápido e não precisa da senha.

Atenção o App Visita Domiciliar e Nutrição não pode ser acessado pelo Computador

Sincronização

Não esqueça de fazer a sincronização antes e depois de cada Celebração da Vida. Caso na comunidade exista mais de um voluntário da informática, ou o voluntário utilize mais de um aparelho para inserir os dados, todos devem sincronizar o AppVisitai. Apenas dessa forma a Coordenação Nacional recebe o cadastro de novas crianças e medidas realizados na sua comunidade.

Atualização do AppVisita

Para garantir que você tenha acesso as versões atualizadas e melhoradas do AppVisita, uma vez ao mês entre no play Store para atualizar seu aplicativo, ou quando seu aparelho lhe enviar uma mensagem.

Aplicativo para celulares

Se o seu celular possuir sistema Android, você também poderá acessar o Play Store, procurar o AppVisita e seguir as instruções para instalar o aplicativo no seu aparelho.

Caso este aplicativo não apareça ou não tenha opção de clicar em instalar é porque seu celular não é compatível com o AppVisita (versão de Android 5 KitKatou superior).

IPad e IPhone

Caso você tenha um iPad ou iPhone, não poderá usar o AppVisita.

Perguntas Frequentes sobre o AppVisita

Clique aqui

Problemas mais comuns: como resolver

Usuário e senha inválidos para acessar nsi.pastoraldacrianca.org.br: lembrar que o usuário e senha devem ser digitado em letras minúsculas, sem espaço. Na maioria das vezes, há um ponto entre o primeiro nome e o sobrenome, por exemplo: maria.silva

Tenta sincronizar mas aparece mensagem para atualizar o programa ou não conclui a sincronização: o voluntário deve estar com uma versão muito antiga do Programa IMC, recomendamos usar o AppVisita para solucionar o problema.

O voluntário sincroniza mas os dados não aparecem no relatório de sincronização: para que a sincronização seja completa, é necessário aguardar na tela até que apareça a mensagem: "Dados sincronizados com sucesso!". Caso estiverem utilizando celulares ou tablets, ao sair da tela para usar algum aplicativo ou atender uma ligação, a sincronização será cancelada. Portanto, se isso acontecer, será necessário sincronizar novamente.

Não esqueça de fazer a sincronização antes e depois de cada Celebração da Vida.

Perguntas Frequentes sobre o antigo AppNutri

Clique aqui