A vida familiar de Oséias
18º CÍRCULO
EDUCAR OS FILHOS NO CAMINHO DE DEUS
A vida familiar de Oséias
Oséias 1,2 até 2,25
Acolhida
- Canto Inicial
- Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
- Invocar a luz dos Espírito Santo.
- Breve memória do encontro anterior.
1. Um fato da Vida que nos faz pensar
"Moro na comunidade Maria Lacerda, do Bairro da Várzea - Recife/PE. Meu pai, Antônio Félix, trabalhava em uma transportadora e minha mãe, Genoveva Maria da Conceição, era lavadeira. Em 1989, recebemos o convite para participar da Pastoral da Criança. Os líderes visitaram nossa família, começamos a freqüentar o dia do peso, meus irmãos eram acompanhados e muita coisa mudou na nossa casa. Depois de alguns anos, minha mãe foi ser líder da Pastoral da Criança. Ela não sabia ler, por isso desde a idade de 11 anos eu a acompanhava nos seus trabalhos para fazer as anotações durante as capacitações, nas visitas às famílias eu é que anotava no caderno o que ela pedia, mais tarde ela também entrou no grupo de alfabetização da Pastoral da Criança e já sabe ler e escrever. Ela continua fazendo as ações como líder. Muita gente criticava a nossa família, dizendo que minha mãe gastava o tempo dela cuidando de outras famílias, visitando crianças que as mães não queriam nada com nada. Minha mãe sabia o que estava fazendo, ajudou muitas famílias e a nossa se tornou muito mais feliz depois que começou a participar da Pastoral da Criança. Com o passar do tempo, seguindo o exemplo da minha mãe, tornei-me líder da comunidade. Fiz a capacitação do Guia do Líder, acompanho as famílias e adoro o que faço. Agora também sou capacitador das oficinas de reflexão e avaliação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Olinda e Recife/ Setor Recife, encontro líderes de várias paróquias, tenho aprendido muito e minha família está feliz com tudo que estamos arprendendo na Pastoral da Criança.
2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
2.1. Introdução à leitura do texto. As exigências da monarquia na época do profeta Oséias exigia que as famílias dessem seus filhos para a guerra ou para os trabalhos forçados. Durante a leitura vamos prestar atenção na maneira como a vida familiar de Oséias reflete a situação trágica em que viviam as pessoas naquela época.
2.2. Leitura lenta e atenta do texto: Oséias 1,2 até 2,25.
2.3. Perguntas para a reflexão:
o De que você mais gostou neste texto? Por quê?
o De que maneira a vida na sociedade daquela época se reflete na vida familiar de Oséias?
o Como a experiência familiar de Oséias ajudou-o a descobrir o rosto de Deus?
o A partir da sua vida familiar, de seus vizinhos e amigos, qual a situação de nosso país hoje? E como Deus se manifesta em tudo isso?
3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração
Sugestões para a celebração
- Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Fortalecei nossas famílias, Senhor!
- Rezar um salmo. Sugestão: o Salmo 63 (62). Este salmo é um hino ao amor de Deus. É este amor de Deus que dá sentido a tudo o que nos acontece. Podemos vencer qualquer dificuldade se sentirmos a mão de Deus nos amparando.
- Rezar o Pai-Nosso.
4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova
- Assumir um compromisso pessoal e comunitário com as famílias carentes de nosso bairro.
- Canto Final
Preparar o próximo encontro
- Em nosso próximo encontro vamos acompanhar as dificuldades do sírio Naamã em conseguir a cura para sua enfermidade. O texto de estudos é 2Reis 5,1-27.
- Distribuir as tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
- Marcar data e local do próximo encontro.
AJUDA PARA O GRUPO
O profeta Oséias percebeu que os problemas existentes numa sociedade se refletem na vida familiar. A casa é o espaço onde tudo ressoa. A vida das pessoas são atingidas pelas medidas governamentais, tanto as boas quanto as ruins. Nesta sua descoberta, Oséias começa a dar um significado simbólico à vida de seus filhos. Os filhos refletem o abandono das leis de Deus por uma sociedade gananciosa e violenta. A família de Oséias simboliza o momento em que passa o povo de Deus. Não apenas a família de Oséias, mas todas as outras famílias dentro do Povo correm o risco de entrar num processo de desagregação devido à política dos reis, que buscavam glórias através do sofrimento do povo. Os reis pediam que os pais enviassem os filhos para a guerra. O alimento que deveria alimentar as famílias estava sendo desviado para o comércio internacional. Uma sociedade assim não poderia dizer que Deus está presente no meio dela. Dando um sentido simbólico ao seu casamento e aos seus filhos, Oséias busca mostrar ao povo o caminho da volta, o caminho da conversão.