Mudanças entre as edições de "Relatório Anual 2019"

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
(Núcleo de Comunicação)
(Apresentações utilizadas na Assembleia Geral)
 
Linha 193: Linha 193:
 
[https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/Bxdq199xR1uUGoR1Y7Xcrg Gráfico Abrangência]
 
[https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/Bxdq199xR1uUGoR1Y7Xcrg Gráfico Abrangência]
 
===Apresentações utilizadas na Assembleia Geral===
 
===Apresentações utilizadas na Assembleia Geral===
anexos apresentações
+
[http://doc.pastoraldacrianca.org.br:8080/share/s/fOqUdBQbRBO9OIW5TIyvWQ e-cartelas]

Edição atual tal como às 14h40min de 15 de janeiro de 2020

Apresentação

A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB, foi fundada em 1983 e alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).

A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança. No Brasil, atualmente, há mais de 164 mil voluntários atuando em todos os estados brasileiros, sendo que 89 mil são líderes. O fruto deste trabalho é o acompanhamento de mais de 956 mil crianças de zero a seis anos e 55 mil gestantes, em mais de 30 mil comunidades, de 3.550 municípios. Essa metodologia está presente também em outros 10 países - México, Guiné Bissau, Haiti, Perú, Filipinas, Moçambique, Bolívia, Rep. Dominicana, Guatemala e Venezuela.

Em 2014, foi fundado o Museu da Vida, uma iniciativa da Pastoral da Criança para oferecer gratuitamente um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. Com ambientes de aprendizagem e acervo relacionados à promoção da saúde, à nutrição, à educação e à cidadania, ele retrata também a história dos mais de 30 anos da Pastoral da Criança e de sua fundadora. Localizado junto à sede da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, as exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita.

Entre os muitos pontos fortes da Pastoral da Criança, está a credibilidade conquistada ao longo dos anos, tanto em relação à sociedade como um todo, quanto aos parceiros que contribuem com a missão de levar vida plena para todas as crianças. Parte disso tem a ver com o acompanhamento dos resultados conquistados nas comunidades e com a transparência na prestação de contas. Para isso, e no cumprimento das prescrições legais e estatutárias, anualmente, as demonstrações contábeis são submetidas à auditoria independente e publicadas em material de grande circulação nacional e na internet.

Por isso, neste relatório, são apresentados resultados, ações desenvolvidas, indicadores e demonstrações financeiras. Além de ser um material importante para os parceiros, também auxilia as coordenações nas tomadas de decisões e implementação de melhorias.

Em tempo, reforçamos que, para a Pastoral da Criança, a união de saberes e a multiplicação de conhecimentos é o caminho para levar vida plena a todas as crianças do mundo. Por isso, gostaríamos de aproveitar esse espaço para demonstrar nossa gratidão à todos aqueles que participaram dessa missão e o convite para continuarem firmes na missão.

Missão da Pastoral da Criança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação (Artigo 2 - Estatuto da Pastoral da Criança).

A missão, a visão, os valores e crenças e elementos de sucesso estão disponíveis na Wiki da Pastoral da Criança.

Administração

Situação dos principais indicadores

Esta avaliação tem o objetivo de identificar os estados e os setores do país nos quais os indicadores da Pastoral da Criança, construídos com base nas Folhas de Acompanhamento Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS), apresentam índices com variações significativas, geradas por razões que não ocorrem por mero acaso.

Após a reflexão promovida por esse estudo, é responsabilidade das coordenações da Pastoral da Criança promover a educação das famílias para a prevenção das doenças e promoção do desenvolvimento infantil. Para isso, são desenvolvidas ações de articulação interna e com os Conselhos de Políticas Públicas, para ajudar a garantir os direitos fundamentais e o bom funcionamento dos serviços públicos.

O sistema de informação da Pastoral da Criança, por meio de relatórios trimestrais, alerta os setores e ramos sobre a situação dos indicadores que estão analisados neste relatório. São enviadas mensagens educativas que parabenizam e incentivam os resultados positivos alcançados, e faz alertas em relação ao indicador ou tema que requer mais atenção por parte das respectivas coordenações e dos respectivos Conselhos.

A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil.

Gestante

Criança

Líderes

Comunidade

Mortalidade Infantil

Ações básicas

Indicadores Guia do Líder

Indicadores Acompanhamento Nutricional

Oficina de Formação Contínua Integrada

Ações complementares

Indicadores Brinquedos e Brincadeiras

Indicadores Alimentação e Hortas Caseiras

Indicadores Articuladores de Saúde

Ações opcionais

Indicadores de Hanseníase

Outras Ações de apoio

Projeto Expansão 2019

Museu da Vida 2019

Núcleo de Comunicação

O Departamento de Comunicação da Coordenação Nacional tem, por objetivo, contribuir para que a Pastoral da Criança continue a ser referência para a família no cuidado com a criança. A cada semana, a equipe contribui para a divulgação de um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – assunto que é discutido com os profissionais do departamento técnico e de suporte à gestão, e trabalhado nos diversos meios de comunicação da instituição.

As atribuições da equipe incluem: produção da Revista Pastoral da Criança e do programa de rádio Viva a Vida, site e mídias sociais, informativo semanal, assessoria de imprensa, desenvolvimento de materiais gráficos e contribuições para o Aplicativo Visita Domiciliar.

A comunicação também colabora na elaboração de materiais educativos que são usados pelos líderes nas comunidades, na atualização e no desenvolvimento de campanhas, bem como na produção de materiais para o relacionamento com parceiros.

Revista Pastoral da Criança

A Revista Pastoral da Criança tem o objetivo de contribuir com a formação contínua individual e coletiva dos líderes da Pastoral da Criança, sendo uma referência de informação de qualidade e aprofundada, inclusive cientificamente. Trata de temas relacionados às gestantes, crianças e famílias, bem como das comunidades acompanhadas. É um material trimestral, com 32 páginas em cada edição e uma tiragem de 130 mil exemplares.

Até outubro de 2019, já tinham sido publicadas dezoito edições mais a edição especial sobre o Desenvolvimento Infantil, e a décima nona estava em produção. Todas as edições da revista podem ser acessadas pelo site da Pastoral da Criança, nas versões em pdf e algumas em epub (transformação de um conteúdo informativo para formato digital, para ser lido no computador, celular ou tablet). Basta acessar o seguinte link: www.pastoraldacrianca.org.br/revista-pastoral-da-crianca

Desde o lançamento da primeira edição, foram recebidos comentários positivos por parte dos voluntários, e também sugestões. Pelo endereço de e-mail da revista, quase todos os dias chegam fotos e informações das comunidades. Todo este material é publicado no Espaço das Comunidades na internet (ec.pastoraldacrianca.org.br) e depois selecionado para a publicação impressa.

Programa de rádio “Viva a Vida”

Com duração de 15 minutos, o programa “Viva a Vida”, a cada semana, aborda um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – a partir de uma entrevista com um profissional da coordenação nacional ou um especialista convidado. Também inclui depoimentos e dramatizações que auxiliam na propagação de conhecimento e exemplos.

O “Viva a Vida” é produzido pela Pastoral da Criança e pode ser reproduzido em qualquer rádio. Sua distribuição é feita a partir do cadastro de rádios parceiras, com a intenção de chegar à população de todos os Estados. Também está disponível para quem quiser ouvir através do site: www.pastoraldacrianca.org.br/radio.

Mensalmente, durante as capacitações de novos coordenadores e padres assessores, realizadas na sede da Coordenação Nacional, o Departamento de Comunicação também possui um horário para falar de suas atividades, entre elas o cadastro de rádios para divulgação do Viva a Vida - atividade que pode contar com a ajuda dos voluntários.

De setembro de 2018 até outubro de 2019, teve continuidade o contato com as rádios para realização do recadastramento, principalmente por meio de ligações via Skype. Também foram feitas mais pesquisas com o intuito de buscar novas rádios para incluir na lista de parcerias. Neste período, cerca de 364 rádios tiveram suas fichas atualizadas e mais de 11 foram cadastradas pela primeira vez. Atualmente, pelo Sistema de Informação da Pastoral da Criança, há 1.421 rádios ativas.

Emissoras que transmitem o programa:

Emissoras que transmitem o programa
Tipos de rádios Rádio Comercial 450
Rádio Comunitária 826
Alto Falante 84
Sistema de Som 1
Rádio Web 42
Rádio Educativa 18
Total 1.421
Downloads do programa pelo site: https://www.pastoraldacrianca.org.br/radio

*Além destas rádios cadastradas no Sistema de Informação, há aquelas que entram em “pool” de transmissão com as redes nacionais e outras que fazem o download dos programas e demais materiais sonoros diretamente do site da Pastoral da Criança. No último ano, a aquisição de um novo componente para o site permitiu que se iniciasse a contagem desses downloads, para ajudar na avaliação dos temas mais populares.

Vale lembrar que as emissoras católicas ligadas a redes integradas de transmissão representam um grande apoio na distribuição do Viva a Vida, potencializando a divulgação. Um exemplo é a Evangelizar é Preciso, que disponibiliza o conteúdo do programa Viva a Vida para todas as rádios que veiculam programas da sua Rede.

Site

Meio de referência para chegar a um público mais abrangente, o site da Pastoral da Criança (www.pastoraldacrianca.org.br) concentra informações institucionais, notícias, materiais para o voluntariado e os temas semanais. Fornece mais informações para dar suporte ao trabalho dos líderes e também orientações para o público em geral, que pode se beneficiar dos conteúdos relacionados às gestantes, crianças, famílias e campanhas. Além disso, registra parcerias e iniciativas apoiadas pela instituição.

No último ano, teve continuidade o trabalho realizado junto ao Google AdWords – sistema pelo qual é possível inserir anúncios e impulsionar os resultados de determinadas palavras-chave na busca do Google. Mensalmente, a Pastoral da Criança tem à disposição, gratuitamente, o valor de 10 mil dólares para utilizar estrategicamente nestas buscas patrocinadas. Esse recurso ajuda a aumentar o número de acessos de páginas selecionadas do site e trazer novos visitantes, fortalecendo a imagem da Pastoral da Criança como referência para os temas sobre gestação e primeira infância. Durante o período considerado neste relatório, os resultados foram analisados, novas palavras e expressões foram incluídas e outras foram substituídas. A partir de outubro de 2018, a Agência Master assumiu o processo e passou a gerenciar esse projeto de forma gratuita para a Pastoral da Criança.

Mídias sociais

A utilização das mídias sociais colabora com o aumento da interação social entre os usuários e o compartilhamento de informações da Pastoral da Criança. A página do Facebook atingiu a marca de 160.099 seguidores, com um alcance diário de 53 mil nas publicações. Todo o conteúdo é desenvolvido pelo Departamento de Comunicação.

Semanalmente, o canal do Youtube é alimentado com a publicação das mensagens da coordenadora nacional, Irmã Veneranda Alencar. Quando há novos vídeos referentes a campanhas e depoimentos vindos das comunidades, esses conteúdos também ajudam a complementar o canal.

Para facilitar e otimizar nosso contato, a sugestão é que dúvidas e sugestões para a comunicação também sejam enviadas via Correio do AppVisita Domiciliar.

Facebook: www.facebook.com/pastoraldacrianca

Canal do Youtube: http://pastoraldacrianca.org.br/pt/youtube

WhatsApp: (41) 99237-8570

Assessoria de imprensa

A partir do envio frequente de sugestões de pauta e do atendimento ágil às demandas espontâneas de jornalistas que procuram a Coordenação Nacional, a assessoria de imprensa contribui para o fortalecimento da imagem da Pastoral da Criança e de sua missão, tornando cada vez mais conhecido o trabalho realizado pelos voluntários e profissionais da instituição. Considerando apenas as publicações que tiveram a colaboração do Departamento de Comunicação, no fornecimento de informações e entrevistados, chegou-se à marca de 119 inserções na mídia (veículos impressos, rádios, televisões e internet).

A fim de fortalecer a rede, o contato com jornalistas católicos foi continuado e a Pastoral da Criança se posicionou como fonte de informação.

O ano foi de muitas pautas e divulgações na Imprensa. Além das datas comemorativas relacionadas aos temas trabalhados pela instituição, as abertura de novas exposições do Museu da Vida também passaram a ser assuntos de destaque na mídia. A inauguração da exposição “Artesanatos que narra uma história”, da revitalização da “Rua do Brincar”e “Pastoral da Criança em Ação”, e também o App Visita Domiciliar foram sugestão de pauta.

Outros temas de destaque que contaram com o posicionamento da Pastoral da Criança na mídia foram: A divulgação do Tríduo em Memória dos 10 anos de falecimento da Dra. Zilda Arns; a visita do cantor e compositor Zé Vicente na sede da Pastoral da Criança e do Museu da Vida; Voluntários da Pastoral da Criança como “Rostos da Missão” em exposição lançada pela CNBB e Pontifícias Obras Missionárias; Encontro com Bispos de várias regiões do Brasil em agosto; Hora do Mamaço 2019 de Curitiba no Museu da Vida; a visita da Diretora-Geral da OMS, Mariângela Batista Galvão Simão, no Museu da Vida, Encontro Nacional das Religiões pelas Crianças, em julho, realizado pela GNRC (Rede Global de Religiões pelas Crianças); palestra do Dr. Nelson Arns Neumann, cCoord. Internacional da Pastoral da Criança, na Índia, a convite do Banco Mundial.

Informativo Semanal

O Departamento de Comunicação manteve, no período de 2018 para 2019, o envio por e-mail do informativo semanal, com uma chamada para o tema trabalhado na semana e outros links para notícias e conteúdos do site. Atualmente, a lista de envio já conta com cerca 124.743 mil e-mails entregues (já excluídos e-mails inativos, incorretos, duplicados, etc), 34.171 mil contatos (incluindo pessoas ligadas à Pastoral da Criança, parceiros e interessados que se inscreveram pelo site) - e teve um aumento de 59,09% em relação ao total de e-mails entregues do ano anterior.

Em setembro de 2018, o Tema Semanal também começou a ser enviado via notificação para todos os usuários do Aplicativo Visita Domiciliar.

Comunicação do Museu da Vida

O Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança também dá suporte para a divulgação do Museu da Vida. Além das sugestões de pauta enviadas à imprensa e notícias publicadas no site, também são elaborados os conteúdos do “Vamos brincar no Museu da Vida”, atividade que acontece no último domingo de cada mês. Até novembro de 2019, a página (www.facebook.com/museudavidacuritiba) já tinha atingido 11.878 seguidores.

Outro aspecto importante é que, neste ano, o Museu continuou sendo um importante cenário para entrevistas dos especialistas da Pastoral da Criança, inclusive com a realização de um link ao vivo para a Rede Globo/RPC, de uma entrevista concedida pela Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, sobre a importância da amamentação, e a transmissão da Hora do Mamaço 2019 de Curitiba.

Materiais gráficos e digitais

Em parceria com profissionais de outros setores, o Departamento de Comunicação colaborou para o aprimoramento do AppVisita Domiciliar. Para tornar a visita domiciliar ainda mais instrutiva e interativa, estão sendo desenvolvidos pequenos vídeos sobre os Indicadores de Oportunidades e Conquistas que serão disponibilizados via Aplicativo.

Para a campanha dos “Pequenos Reis Magos”, foram criados novos materiais de campanha e de comunicação - santinho, cartaz, vídeo, músicas etc; e também foi desenvolvido um novo site para melhorar a comunicação com os coordenadores, catequistas e paróquias participantes.

Esses trabalhos somaram-se às demandas rotineiras relacionadas à atualização dos materiais educativos da Pastoral da Criança e da Pastoral da Criança Internaciona, bem como do Museu da Vida.

Formação de coordenadores 2019

Capacitação de Coordenadores de Ramo e Área

Para assumir a sua missão na Pastoral da Criança, o Coordenador de Ramo deverá ser eleito pela Assembleia formada pelos Coordenadores de Comunidade e/ou Líderes e seu mandato terá a duração de dois anos. Este novo coordenador deverá receber a capacitação em até 60 dias após a data de sua ratificação.

As capacitações de novos Coordenadores de Ramo são planejadas pelos Coordenadores de Estado, cabendo-lhes formar e manter o número de capacitadores suficientes no tema para atender a demanda. Os Coordenadores de Estado devem também acompanhar se todos os Coordenadores de Ramos foram eleitos e capacitados dentro do tempo estipulado (60 dias após a sua ratificação).

Os Coordenadores de Setor são responsáveis pelas assembleias eletivas dos Coordenadores de Ramos, devendo planejar estas assembleias e manter os cadastros dos ramos atualizados no Sistema de Informação da Pastoral da Criança.

Demostrativo contábil e financeiro

Demonstrações Financeiras

Gráfico Custo Criança Mês

Gráfico Fontes

Gráfico Fontes 2007_2019

Gráfico Abrangência

Apresentações utilizadas na Assembleia Geral

e-cartelas