Programa de Rádio Viva a Vida

De wiki2
Revisão de 10h37min de 18 de julho de 2017 por Matheusp (Discussão | contribs) (Criou página com '400x400px = Programa de Rádio Viva a Vida = [https://www.pastoraldacrianca.org.br/sou-da-pastoral-da-crianca Espaço Rádi...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Vivaavida.jpg

Programa de Rádio Viva a Vida

Espaço Rádio e Jornal

A Pastoral da Criança, na busca de orientar as famílias das comunidades mais empobrecidas do Brasil, produz um programa de rádio intitulado “Viva a Vida”. Este programa é semanal, com 15 minutos de duração, e é transmitido gratuitamente por quase 1.500 emissoras no país inteiro. O Programa Viva a Vida veicula temas sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. As matrizes e distribuição dos programas são feitas em Curitiba, no estúdio de áudio da Pastoral da Criança.

Também estão sendo dinamizados programas locais (locais e locais + nacional), que já somam quase 1.400. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária na solução de seus próprios problemas.

Além disso, a Pastoral da Criança prepara pequenos programas, spots radiofônicos e entrevistas sobre campanhas e temas específicos e de interesse das famílias, da comunidade e da sociedade em geral.

Objetivos e metas

Buscando orientar constantemente as famílias, a Pastoral da Criança produz um programa de rádio intitulado "Viva a Vida". É semanal, com 15 minutos de duração, transmitido gratuitamente por mais de 1.500 emissoras no país inteiro. Veicula temas como saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste.

Na área do rádio, também estão sendo dinamizados programas locais (locais e locais + nacional), que já somam mais de 1.100, com tempo de veiculação de mais de 1.400 horas. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária na solução de seus próprios problemas.

Contudo, ainda temos um grande desafio pela frente: aumentar a abrangência e audiência do Viva a Vida entre as líderes, as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança e as comunidades.

Justificativa

  • Manter um canal permanente de informação e formação de nossos líderes e famílias;
  • O rádio é um meio de comunicação popular, barato, presente em todas as comunidades e faz parte do dia-a-dia das líderes e famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança.
  • O rádio atinge a todos, independentemente de seu grau de escolarização - isto é, atinge as pessoas que sabem ler e aquelas que não sabem.

Observações

O programa deve ser ao mesmo tempo educativo, informativo e alegre. Não pode ser muito longo para tornar possível a abertura de espaço gratuito nas emissoras de rádio - o tempo ideal foi definido com 15 minutos semanais.

Objetivos

  • Evangelizar;
  • Mobilizar e contribuir para a organização comunitária;
  • Educar para a Cidadania;
  • Servir como material de apoio para a capacitação de líderes e famílias;
  • Divulgar o trabalho da Pastoral da Criança e suas líderes na comunidade;
  • Disponibilizar um completo e reforço das atividades desenvolvidas pelas líderes comunitárias junto às famílias.

Viva a Vida e Rede de Comunicadores

A equipe de rádio da Rede de Comunicadores é responsável por capacitar equipes comunitárias que trabalham nos programas Viva a Vida. Muitas vezes, são os próprios líderes comunitários da Pastoral da Criança que preparam e são os locutores desses programas. Os comunicadores da área de rádio orientam sobre como preparar roteiros, fazer entrevistas, utilizar recursos sonoros, falar no rádio e outras técnicas.

Nos programa locais, as equipes de rádio comunitárias utilizam o programa produzido pela equipe da Coordenação Nacional como subsídio. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária na solução de seus próprios problemas.

Metodologia

A equipe técnica da Pastoral da Criança, um ou mais representantes do setor de Comunicação e demais interessados se reúnem 1 ou 2 vezes por ano para definir os 52 temas que serão tratados nos Programas Viva a Vida no ano. Os temas são escolhidos de acordo com datas comemorativas, doenças sazonais, campanhas, semanas de saúde, educação, nutrição, cidadania e vários outros eventos relacionados aos diferentes períodos do ano. Geralmente, a reunião acontece nos meses de março/abril, para que os temas do próximo ano e as datas de entrega dos argumentos sejam definidos. Técnicos e outros profissionais assumem os argumentos de acordo com a sua área específica.

Os argumentos são encaminhados para a equipe de produção do Viva a Vida, que produz os roteiros do programa. Esses roteiros são levados para apreciação de membros da coordenação nacional. O próximo passo é a gravação do programa Viva a Vida, em Curitiba. Simultaneamente, acontece a gravação do mesmo programa, com adaptações regionais, no Piauí. A edição final do programa é feita no estúdio da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba. Após feita as matrizes, o CD é copiado e os programas enviados aos endereços cadastrados.

Os programas chegam nas rádios através das coordenações da Pastoral da Criança das dioceses, paróquias ou são encaminhados diretamente para as rádios, para que esses veículos transmitam o programa Viva a Vida. Para aumentar o número de rádios que transmitem o programa, divulgá-lo na comunidade e incentivar a produção desse programas localmente, a equipe de Rádio da Rede de Comunicadores Solidários à Criança trabalha capacitando equipes em todo o Brasil.

Dicas para a utilização do Viva a Vida

Comunidadevivaavida.jpg

Você conhece? Você já ouviu? Você já participou do Programa Viva a Vida da Pastoral da Criança? O Programa Viva a Vida é uma presença constante no dia-a-dia de milhares de pessoas no Brasil. A Pastoral da Criança sempre deu uma grande importância à informação como meio de colaborar na transformação da realidade e conseqüente melhoria de vida de nossa gente. O Programa Viva a Vida é a voz da Pastoral da Criança que chega às comunidades, com dicas e informações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania. O programa é, ao mesmo tempo, educativo, informativo e alegre. Muitas vezes, o Viva a Vida chega a lugares onde a Pastoral da Criança ainda não chegou. Assim, ele abre caminho nessas comunidades para a chegada da Pastoral da Criança.

Os programas Viva a Vida não têm a função de “dar aulas” pelo rádio, mas de, através da linguagem radiofônica, levar orientações para que nossas gestantes, crianças e famílias tenham seus direitos respeitados e vida em abundância. O Programa Viva a Vida é um excelente aliado na educação popular, podendo servir de instrumento na divulgação de orientações e mensagens que visam à promoção humana e o desenvolvimento integral da pessoa, além de motivar à reflexão e à transformação social.

Como posso colaborar

Com relação ao Programa Viva a Vida, os comunicadores, coordenadores e líderes têm uma grande missão e um desafio pela frente:

  • aumentar a audiência do Viva a Vida entre as comunidades e entre nosso próprio pessoal;
  • manter e cultivar os espaços já conquistados nas emissoras de rádio;
  • conseguir mais emissoras para transmitir o Viva a Vida;
  • tentar mais espaços para programas locais - complementando os programas enviados pela Coordenação Nacional;
  • aumentar a divulgação do programa entre nossos líderes, famílias acompanhadas e em toda a comunidade.

Como utilizar o Programa Viva a Vida

Além do trabalho de divulgar e conseguir espaços para a veiculação do Programa Viva a Vida, cada um de nós pode encontrar maneiras criativas e eficazes de utilizar as informações contidas nos programas. Aqui, seguem algumas sugestões:

  • visite todas as emissoras de rádio (emissoras locais, rádios comunitárias, alto-falantes, etc) e fale da importância delas transmitirem o Programa Viva a Vida para a população;
  • tente conseguir algum espaço a mais, além dos 15 minutos, para a divulgação do Viva a Vida Nacional. Assim, você ou um comunicador local poderá apresentar as notícias das suas comunidades;
  • após a veiculação do programa na rádio, peça para o pessoal da emissora lhe devolver o CD do Viva a Vida. Assim, você poderá utilizá-lo na sua comunidade e nas visitas domiciliares;
  • se você tiver oportunidade, faça cópias dos programas e entregue para outras pessoas utilizarem os programas;
  • coloque um aviso em todos os lugares (na paróquia, hospital, posto de saúde, no mercado, na farmácia, na padaria, no ponto de ônibus, na prefeitura, etc...) informando a emissora, dia e o horário em que toca o Programa Viva a Vida;
  • nas visitas domiciliares e no Dia da Celebração da Vida, convide as famílias a ouvir o programa Viva a Vida. Não esqueça de informar o nome da emissora, dia e o horário em que toca o Programa Viva a Vida.
  • divulgue também os temas dos programas. Você encontra o tema de cada programa no Jornal da Pastoral da Criança;
  • outra dica importante: informe nos encontros da paróquia, nas reuniões da comunidade, nas missas, nas reuniões do Conselho, etc... o nome da emissora, dia e o horário em que toca o Programa Viva a Vida. Convide e anime as pessoas a ouvirem o programa.

O Viva a Vida na Comunidade

Como você sabe, o Programa Viva a Vida tem diversas partes: entrevista, dramatização, mensagem da Dra. Zilda, palavra do líder, dicas, músicas, mensagem de fé e vida, campanhas, etc. Você pode, na sua comunidade, utilizar de diversas maneiras o CD do Viva a Vida.

Veja as dicas:

  • caso você não tenha, consiga um aparelho para tocar o CD, de preferência portátil para você poder levá-lo nas comunidades. Lembre-se que os programas também estão em MP3;
  • ouça o programa Viva a Vida inteiro. Decida se você vai usá-lo completo ou só uma parte;
  • reúna a comunidade. Utilizando a metodologia da Pastoral da Criança (ver, julgar, agir, avaliar e celebrar) ouça o programa com a comunidade e comece uma discussão sobre o tema. Você pode convidar algum profissional de saúde ou outra pessoa que possa responder as dúvidas das comunidades e enriquecer o debate. Você pode também organizar uma Roda de Conversa sobre o tema escolhido;
  • você pode ouvir o programa junto com as famílias no Dia da Celebração da Vida e fazer um debate sobre o tema, integrando-o na comunidade;
  • outra idéia é ouvir o programa junto com cada família no dia da visita domiciliar;
  • além disso, você pode também tocar um trecho do programa na missa ou numa celebração especial da Pastoral da Criança;
  • aproveite as músicas dos programas e cante junto com a comunidade;
  • faça o CD “circular”, num espécie de “CD ambulante”, isto é, deixe o CD do Programa Viva a Vida cada dia em uma casa. Cada família ouve o programa e passa para outra ouvir, assim há uma partilha maior da informação.
  • como os temas são abertos, eles não se esgotam, são sempre atuais e podem ser utilizados durante todo o ano, quando for necessário;
  • combine uma reunião com as gestantes (na maternidade, no posto de saúde, na casa da pastoral, etc) e ouça com elas os programas sobre pré-natal, aleitamento materno, exames, mutirão da gestante, etc...
  • se a discussão for sobre Políticas Públicas e Controle Social, utilize os programas Viva a Vida que falam sobre direitos e cidadania.
  • conversa com o diretor e os professores sobre a possibilidade de tocar o CD nas escolas, para que eles possam discutir com os alunos os temas dos programas Viva a Vida.
  • toque os programas nas aulas da EJA – Alfabetização de Jovens e Adultos;
  • divulgue nos boletins paroquiais, no jornal da cidade, etc, os temas, a emissora, o dia e a hora em que toca o Programa Viva a Vida.
  • e lembre-se: agradeça sempre a generosidade da emissora em divulgar e disponibilizar o espaço para o Viva a Vida. E, é claro, agradeça sempre a comunidade pela participação e audiência.

Essas são apenas algumas sugestões de como você pode aumentar a utilização do CD com os Programas Viva a Vida em sua comunidade. Com certeza, surgirão muitas outras idéias. Partilhe conosco essas idéias, para que a gente possa divulgá-las também.

Dicas para o Comunicador local

Comunicador: Se você tem um programa de rádio local, você pode aproveitar este espaço para apresentar a Pastoral da Criança ao público em geral. Para montar a pauta de seu programa você pode usar as seguintes perguntas:

Você sabe o que é a Pastoral da Criança? Na sua cidade existe a Pastoral da Criança? Se existe, o que ela faz? O que você e a sua comunidade podem fazer para colaborar com a Pastoral da Criança?

Para tentar responder a estas perguntas, seguem algumas sugestões:

Pesquise no seu município aonde funciona a Pastoral da Criança. Reúna o seu grupo e organize uma visita até à coordenação local da Pastoral da Criança ou a uma reunião de líderes. Converse com os coordenadores e líderes da Pastoral da Criança. Saiba mais sobre o trabalho que eles realizam. Converse com gestantes e mães de crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança. Utilize os materiais fornecidos pela Pastoral da Criança, como o programa Viva a Vida Nacional, o Jornal da Pastoral da Criança, o Dicas, etc... Se você tiver computador ligado na Internet, você pode acessar o site www.pastoraldacrianca.org.br Se tiver dúvidas, mande um e-mail para: [[1]].

Divulgue o Programa Viva a Vida

Líder, o Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança está completando, em 2010, 20 anos no ar. É a voz da Pastoral da Criança que chega às comunidades em todo o Brasil. Pedimos sua colaboração para nos ajudar a conseguir mais espaços de transmissão para os programas em emissoras de rádio (da Diocese ou comercial); sistemas locais de som e de radiodifusão; rádios comunitárias; ou web rádios. Enfim, o importante é fazer chegar as preciosas orientações desse programa para o máximo de pessoas em cada comunidade.

Para que a emissora ou Sistema de Som comece a receber o CD com os programas de rádio, distribuído gratuitamente, basta preencher o Formulário de Cadastro de Rádio. Todos os Coordenadores Estaduais e Diocesanos da Pastoral da Criança têm esse formulário. Esse formulário, depois de preenchido pela emissora ou pessoa responsável pelo Sistema de Som, pode ser enviado para a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança – Rua Jacarezinho, 1691 – Bairro: Mercês. CEP: 80.810-900 – Curitiba – Paraná. Se você preferir, pode fazer o cadastro via telefone: (0xx 41) – 2105-0216 ou para o e-mail: [[2]]

Formulário para Cadastro de Radio

Formulario FORMULARIO_DE_CADASTRO_RADIO2014.pdf

SOBRE O RECADASTRAMENTO DAS RADIOS

O Recastramento é anual. Será enviado um Aviso de Recadastramento junto com o formulário preenchido com os dados da radio. Confirmada as informações, assinar e enviar à Coordenação Nacional.

Se não chegar o formulario do recadastramento no período de um ano, será enviado uma Aviso de Cancelamento do envio do programa de radio. Junto com o aviso irá novamente o formulário de recadastramemto.

Agradecemos imensamente por sua colaboração e sua luta em defesa da vida, neste caso, especialmente, em defesa da vida, direitos, cidadania e dignidade de gestantes, crianças e famílias acompanhadas em todo o Brasil.

Vivaavida20.jpg

Viva a Vida: 20 anos no ar!

Fé e Vida no rádio

Em cada programa Viva a Vida você ouve uma mensagem de fé, uma palavra de ânimo e esperança. Quem conversa com você, através do rádio, é o Padre Angelo Carlesso (nos programas Viva a Vida apresentados para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste); e o Padre Lauro de Deus (nos programas apresentados para as regiões Norte e Nordeste). Confira as fotos.

Programa Viva a Vida 20 anos com você!

Buscando orientar constantemente as famílias, a Pastoral da Criança produz um programa de rádio intitulado "Viva a Vida". É semanal, com 15 minutos de duração.

O programa Viva a Vida é a voz da Pastoral da Criança que chega às comunidades, com dicas e informações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais: em Curitiba/PR (para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste); em Teresina/PI (para o Norte e Nordeste).

Desafios:

  • Aumentar a abrangência e audiência do Viva a Vida entre os líderes, as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança e as comunidades.
  • Manter e cultivar os espaços já conquistados nas emissoras de rádio.
  • Conseguir mais emissoras de rádio que transmitam o Programa Viva a Vida.
  • Tentar mais espaços para programas locais – complementando os programas enviados pela Coordenação Nacional.

Mensagem de Dom Aldo Di Cillo Pagotto

O programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança chegou a sua edição número 1000. São 20 anos de serviço às comunidades, levando, através do rádio, informações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania. Participe dessa festa. Divulgue o Programa Viva a Vida em sua comunidade.

“Toda palavra que chega aos ouvidos vai ao coração, anima, entusiasma, nos transforma. Ao longo de 20 anos do Programa Viva a Vida nós criamos uma necessidade desta palavra esperada. Uma das dimensões que nós não podemos deixar de contemplar é o apoio, a adesão sincera de um número enorme de emissoras que receptando esta mensagem veiculam-na. Esta é uma forma de amar, uma forma de chegar aos empobrecidos, aos carentes, aos que mais precisam de apoio. O programa é um sucesso absoluto. E isso se deve também aos que detêm o poder da comunicação: as emissoras, aos representantes, aos coordenadores. Então, nós temos que agradecer muito a estas pessoas que gratuitamente, generosamente veiculam este programa, dando certamente, é claro, a audiência à própria emissora. Um grande agradecimento também, além de Deus, aos ouvintes, aqueles que nos proporcionam as condições para chegarmos aos ouvidos e aos corações”.

Dom Aldo Di Cillo Pagotto – Arcebispo da Paraíba e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Material Sonoros e de Video

A Pastoral da Criança atua na área de materiais sonoros e produção de DVDs educativos. O Programa de Rádio Viva a Vida, elaborado e gravado no estúdio da Pastoral da Criança atinge milhões de ouvintes em todo o Brasil. Com temas sobre saúde, educação infantil e transformação social, o Programa Viva a Vida é veiculado semanalmente 3.740 vezes. Estamos “no ar” semanalmente por 2.310 horas em todo o Brasil. Além disso, o Programa Viva a Vida é também veiculado em diversos tipos de Sistemas de Som e em aparelhos domésticos de CD nas reuniões das comunidades.

Para fortalecer ainda mais nossa ação através do rádio, elaboramos entrevistas e materiais sonoros específicos para apoiar programas locais, em que o tema é a Pastoral da Criança. Muitas comunidades não contam com tecnologia própria para elaborar jingles, entrevistas e vinhetas de qualidade. Assim, nós elaboramos esses materiais e enviamos mensalmente para os comunicadores populares que realizam o Programa de Rádio Viva a Vida Local. Já são 1.099 Programas locais por semana.

A Pastoral da Criança também elabora DVDs educativos para reforçar e divulgar seu trabalho nas bases. Já são 12 títulos prduzidos, que tratam sobre Prevenção da Violência contra criança, Alimentação Saudável, Gestação, Participação nos Conselhos Municipais, Prevenção da Aids e outros.

Um exemplo disso é o DVD o Bom Conselho: a formação dos representantes da Pastoral da Criança nos conselhos de políticas públicas é realizada com linguagem adequada e atualizada, materiais educativos como o video “Um bom Conselho”, que promovem o debate e ampliam o conhecimento sobre os direitos da criança e do adolescente.

Dica: Adicione suas páginas favoritas à barra de navegação, basta clicar em Adicionar link no menu. Para ver quais são estas páginas visite a página de preferências de usuário e procure pelo item Links rápidos.

https://www.pastoraldacrianca.org.br/sou-da-pastoral-da-crianca

Iconeradio.jpg

Programas de Rádio

Região Norte/Nordeste

Região Sul/Sudeste/Centro-Oeste

Fichas de Cadastro da Capacitação e de Inscrição do Capacitado

Clique aqui para acessar as fichas.