Mudanças entre as edições de "Manual do Conselho Econômico Módulo III"

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '{| class="wikitable" |<big>Módulo III</big> <big>Manual do Conselho Econômico</big> |} * Recursos: Humanos, Materiais e Financeiros == Ofício aos membros do Conselho Econ...')
 
(Ofício aos membros do Conselho Econômico da Pastoral da Criança em 25/05/2011)
 
Linha 61: Linha 61:
 
|-
 
|-
 
|Próxima página ->
 
|Próxima página ->
|Manual Conselho Econômico Documentos Complementares
+
|[[Manual Conselho Econômico Documentos Complementares]]
 
|}
 
|}

Edição atual tal como às 18h03min de 4 de junho de 2018

Módulo III

Manual do Conselho Econômico

  • Recursos: Humanos, Materiais e Financeiros

Ofício aos membros do Conselho Econômico da Pastoral da Criança em 25/05/2011

Curitiba, 25 de maio de 2011.

Ofício nº 97/2011

Estimados membros do Conselho Econômico da Pastoral da Criança,

Paz e Bem!

Para contribuir com a missão dos conselheiros (1), facilitar sua atuação (2) e em cumprimento a Resolução do Conselho Diretor da Pastoral da Criança de 27/08/04, encaminhamos em anexo os relatórios financeiros e de prestação de gastos da Pastoral da Criança de seu setor, conforme abaixo:

Listagem de envio de recursos: Neste relatório constam todos os envios de recursos ao setor no período de 01/04/2010 a 30/04/2011.

Relatório de análise dos gasto do setor: Neste relatório constam todos os gastos efetuados pelo setor no período de 04/2010 até 04/2011, com base nas prestações de gastos recebidas pela Coordenação Nacional.

Parâmetros de Gastos Nacional: Neste relatório constam os gastos efetuados por todas as coordenações da Pastoral da Criança (Estadual, Setor e Ramos) no período de 04/2010 até 04/2011, com base nas prestações de gastos recebidas pela Coordenação Nacional. Este relatório deve ser utilizado para ter um parâmetro entre os gastos nacionais (que inclui todos os setores do Brasil) e os gastos de seu setor.

Listagem de situação de prestação de gastos dos ramos: Neste relatório constam todas as prestações de gastos enviadas pela coordenação de setor e ramos nos últimos 12 meses.

Relatório dos ramos que não enviaram nenhuma prestação de gastos nos últimos 12 meses: Neste relatório constam os ramos ativos (enviaram FABS no último trimestre), porém não enviaram nenhuma prestação de gastos nos últimos 12 meses.

Na internet, no endereço https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Conselho_Econ%C3%B4mico_Setor está disponível o Manual do Conselho Econômico dos Setores, onde poderão encontrar todas as informações necessárias com relação ao funcionamento destes conselhos.

Tudo isso nos lembra a passagem bíblica “em que um homem, tendo que viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu...aos que fizeram os talentos renderem mais o senhor disse ‘Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’ ” (cf. Mateus 25, 14-30 e Lucas 19-11-27).

Assim também percebemos que na Pastoral da Criança, com a atuação comprometida de toda a equipe o senhor acrescenta sempre mais dons. A ação do Conselho Econômico, na certa vai produzir ainda mais frutos e frutos em abundância.

Sem mais para o momento colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento necessário, pedindo que Deus abençoe todo seu esforço e apoio à Pastoral da Criança da diocese/setor.

Atenciosamente

Nelson Arns Neumann

Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança

Coordenador da Pastoral da Criança Internacional

C/C Bispo Diocesano

  • Coordenação do setor

Rodapé:

(1) O Conselho Econômico tem a missão de participar no desenvolvimento, assessoramento e acompanhamento da gestão econômica e financeira da Coordenação de Setor e Estadual da Pastoral da Criança. Especificamente zelar pelo bom uso do nome da Pastoral da Criança e contribuir para a boa aplicação dos recursos financeiros e principalmente, promover o cumprimento do principal objetivo da Pastoral da Criança: sobrevivência e desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, por meio de ações básicas de saúde, nutrição, educação e comunicação, sobretudo nos bolsões de pobreza.

(2) Os membros do Conselho Econômico devem, na prática, apreciar e emitir parecer ao menos uma vez por semestre e uma vez ao ano obrigatoriamente:

  • para aprovação das demonstrações financeiras que deve ser entregue para a coordenação do Setor/Estado uma semana antes da Assembléia;
  • nas prestação de contas das coordenações de Setor/Estado;
  • na utilização dos recursos recebidos da Coordenação Nacional e outros como doação, promoção, campanhas, convênios etc;
  • para gasto com valores acima de mil reais acompanhar 3 orçamentos; acima de 5 mil acrescentar ainda a prévia autorização da Coordenação Nacional;
  • nos planejamentos semestrais para atividades de capacitações, assembleias, e outros tipos de encontros antes de serem enviados para a Coordenação Nacional.
  • Ofício nº 97/2011 Conselho Econômico
<- Página anterior Manual Conselho Econômico Modulo II
Próxima página -> Manual Conselho Econômico Documentos Complementares