Descrição AFL

De wiki2
Revisão de 14h51min de 16 de fevereiro de 2018 por Brunols (Discussão | contribs) (Como é feita a distribuição)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Recurso específico para capacitação de líderes - AFL

O que é

Trata-se de recurso financeiro para a capacitação exclusiva de líderes, brinquedistas e coordenador comunitário no Guia do Líder.

De onde vem os recursos

Proveniente de convênios em nível nacional (Ministério da Saúde, Parcerias com Governos Estaduais,recursos próprios etc).

Como é feito o cálculo/envio

O cálculo é feito mediante recebimento e digitação das fichas de pessoas capacitadas e digitadas no período de referência para cálculo. Estas fichas são preenchidas na capacitação e enviadas pela Coordenação de Setor à Coordenação Nacional.

Com os dados das capacitações recebidas do setor a Coordenação Nacional gera um extrato das capacitações de líderes que contém o valor repassado de todas as capacitações já realizadas e o recurso repassado no mês de referência. este extrato é enviado ao setor mensalmente, assim caso o setor não envie fichas de capacitação no mês não receberá esse tipo de recurso.

O setor que não possua saldo suficiente no Apoio Eventual para capacitar líderes ou os custos sejam superiores ao recurso enviado, pode solicitar o pedido de recurso adicional.pdf| Pedido de Recurso Adicional]] para realizar as capacitações. Este pedido deve ser avalizado pelo Coordenador Estadual.

Como é feita a distribuição

O Coordenador de Setor efetuará o repasse para as capacitações agendadas, conforme planejamento das coordenações de ramos.

Recibo de Repasse para o Ramo - AFL

Como é utilizado

A Coordenação do Ramo utiliza basicamente para desenvolver os trabalhos de capacitação dos líderes nas comunidades. O recurso é para cobrir despesas de locomoção (transportes, refeições, etc..) do capacitador e capacitandos, alimentação (almoço, jantar, lanches), material de apoio da capacitação (pincel, folhas, giz, caneta, lápis, etc..) e ajuda de custo para capacitador.

Ajuda de Custo para capacitador do Guia do Líder

Uma das premissas básicas para o capacitador é de que ele vá ao encontro dos líderes.

Com base nessa premissa, o capacitador poderá contar com uma ajuda de custo de até R$15,00 por dia de capacitação, realizada exclusivamente em COMUNIDADE.

Para essa ajuda de custo o setor e o ramo deve utilizar dos recursos já disponíveis. Isso é possível, pois com a ida do capacitador até a comunidade gera uma economia com os custos com o deslocamento dos lideres.

Nestes casos deverá ser utilizado o recibo: Recibo ajuda de custo para capacitador Guia do Líder

Perguntas e respostas

  • Líder capacitador pode receber?

Sim, pois ele já é capacitador em sua própria comunidade.

  • O segundo capacitador pode receber?

Sim, desde que este esteja registrado como capacitador na Coordenação Nacional e tenha recurso disponível.

  • Quem não pode receber essa ajuda de custo?

a) Coordenadores de setor, estado ou grande metrópole, contratados ou cedidos para a Pastoral da Criança;

b) Voluntários, que já recebem ressarcimento para transporte e alimentação do voluntário.

CARTA ENVIADA AOS COORDENADORES SETORES - 18/04/2013

AJUDA DE CUSTO CAPACITADOR

Prezados (as) Coordenadores (as), Paz de Bem!

A capacitação de líderes na Pastoral da Criança é um fator muito importante para que possamos acompanhar com mais qualidade crianças e gestantes. Sabemos das dificuldades em conseguir novos líderes e quando conseguimos, temos que oferecer uma capacitação de qualidade e facilitar o acesso deste líder à capacitação, por isso temos como premissa que o capacitador vá ao encontro dos líderes nas comunidades.

Assim, a partir desta data, o capacitador do Guia do Líder poderá receber uma ajuda de custo de até R$ 15,00 por dia de capacitação quando esta seja realizada exclusivamente em COMUNIDADE.

Para essa ajuda de custo o setor e o ramo devem utilizar dos recursos já disponíveis. Isso é possível, pois com a ida do capacitador até a comunidade gera uma economia dos custos com o deslocamento dos lideres.

Atenciosamente,

VALOR POR FICHA