Apresentação do Manual do Conselho Econômico

De wiki2
Revisão de 16h18min de 1 de junho de 2018 por Brunols (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Apresentação

Manual do Conselho Econômico

Apresentação

O Conselho Econômico se constitue uma instância de apoio voluntário, com a missão de fortalecer cada fez mais as ações da Pastoal da Criança. Este serviço é expressão do compromisso cristão de construir uma sociedade mais justa e fraterna, com redes de solidariedade humana e a partilha dos dons, talentos e conhecimentos.

Assim, é importante destacar a função dos membros do conselheiro econômico da Pastoral da Criança. Eles possuem a missão de acompanhar a gestão financeira e administrativa dos recursos e principalmente, promover o cumprimento do principal objetivo da Pastoral da Criança: sobrevivência e desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos, por meio de ações básicas de saúde, nutrição, educação e comunicação, sobretudo nos bolsões de pobreza;

O perfil do voluntário que se dispõe a assumir o compromisso de conselheiro é que: - conheça a metodologia da Pastoral da Criança participando de uma Casa Aberta, assistindo a fita de vídeo Festa da Vida, visitando paróquias/ramos diferentes para o acompanhamento das ações básicas nas comunidades; - dedique um tempo para emitir parecer sobre as contas e participar de assembléia anual no nível estadual ou de setor que foi eleito; - tenha de preferência conhecimento na área administrativa, contábil, econômica ou jurídica; - não esteja na função de coordenador da Pastoral da Criança ou em outras atividades que incluam recursos financeiros;

Este material contém as informações básicas para que o conselheiro possa desempenhar suas funções. É uma VERSÃO PRELIMINAR, que poderá receber alterações e sugestões. Está organizado em três módulos, conforme segue:

O Módulo I – NOSSA INSTITUIÇÃO – A PASTORAL DA CRIANÇA apresenta informações sobre a Pastoral da Criança, suas ações, metodologia, organização e atribuições das coordenações nos diversos níveis. São informações já disponíveis no site www.pastoraldacrianca.org.br e também podem ser complementadas por meio da visita à casa aberta e nas comunidades.

O Módulo II – RECURSOS: HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS apresenta critérios utilizados pela Pastoral da Criança para aplicação dos recursos financeiros e materiais, normas de prestação de contas, formação contínua, modelos de relatórios que são fornecidos às coordenações e conselheiros sobre o envio de recursos e as prestações de contas dos setores e estados.

O Módulo III – ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO ECONÔMICO apresenta a parte do Regimento Interno da Pastoral da Criança que fornece todas as informações sobre conselho econômico , natureza, objetivos, procedimentos, competência e modelos de instrumentos para emissão do parecer dos conselheiros.

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES apresenta o Estatuto e Regimento Interno da Pastoral da Criança, Formulários de Planejamento das Atividades de Capacitação e Prestação de Contas.

Tudo isso nos lembra a passagem bíblica “em que um homem, tendo que viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu...aos que fizeram os talentos renderem mais o senhor disse ‘Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’ ” (cf. Mateus 25, 14-30 e Lucas 19-11-27). Assim também percebemos que na Pastoral da Criança, com a atuação comprometida de toda a equipe o senhor acrescenta sempre mais dons. A ação do Conselho Econômico, na certa vai produzir ainda mais frutos e frutos em abundância.

Bom trabalho para vocês, contem sempre com nosso apoio e oração.

  • Irmã Vera Lúcia Altoé

Coordenadora Nacional

  • Dr. Nelson Arns Neumann

Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança

<- Página anterior Manual do Conselho Econômico Setor/Estado
Próxima página -> Manual Conselho Econômico Modulo I