A importância do aleitamento materno

De wiki2
Revisão de 11h36min de 13 de novembro de 2019 por Reginadn (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

13º CÍRCULO

UMA CRIANÇA QUE REPOUSA SATISFEITA NO COLO DE SUA MÃE

A importância do aleitamento materno

Salmo 131 (130)

Acolhida

  • Canto Inicial
  • Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
  • Invocar a luz dos Espírito Santo.
  • Breve memória do encontro anterior.

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

Selma é uma senhora casada e que tem seis filhos, com idade entre 7 e 16 anos. Quando a Pastoral da Criança começou a acompanhá-la, estava indo para o quarto filho. As três últimas são meninas: Pâmela, Letícia e Franciele.

Entendendo bem a importância do aleitamento materno, por orientação das Líderes que a acompanhavam, iniciou sua vida na Pastoral da Criança, mudando seus costumes não só quanto ao aleitamento mas também quanto à toda a educação e ao desenvolvimento integral de seus filhos. Percebeu-se, com muita clareza, toda esta mudança. Suas três últimas filhas cresceram bem nutridas, fortes e o que é importante, inteligentes, apesar de toda a pobreza que cerca sua casa. As crianças, que foram acompanhadas pela Pastoral da Criança, hoje, estão com sete, oito e nove anos, respectivamente.

Recentemente a filha mais velha do casal veio a engravidar e teve o seu primeiro filho. Apesar de seus vizinhos a incentivarem a não amamentar o filho, esta, seguindo o bom exemplo da mãe, não hesitou em fazer do aleitamento materno, um meio de cuidar de seu filho recém nascido e torná-lo forte e sadio.

Encontrando as primeiras dificuldades para o sucesso da amamentação, lembrou, logo, de se orientar com as Líderes da Pastoral da Criança.

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

2.1. Introdução à leitura do texto: Nosso texto de estudo é uma oração, um salmo, que o povo de Deus rezava enquanto caminhava em romaria nas peregrinações à Casa de Deus. Durante a leitura do salmo vamos prestar atenção na maneira de como ele fala da criança no colo de sua mãe.

2.2. Leitura lenta e atenta do texto: salmo 131 (130).

2.3. Perguntas para a reflexão:

o De que você mais gostou neste salmo? Por quê?

o Para que o salmista usa a imagem de uma criança que repousa no colo de sua mãe depois que acabou de mamar? O que sugere esta imagem?

o A partir do salmo, qual a importância do aleitamento materno para o povo daquela época? E para nós, hoje?

o O que este episódio nos ensina em nossos trabalhos na Pastoral?

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração

Sugestões para a celebração

  • Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Sacia-nos com teu amor, Senhor
  • Rezar um salmo. Sugestão: rezar mais uma vez o salmo 131 (130), meditando na imagem da criança satisfeita no colo de sua mãe.
  • Rezar o Pai-Nosso.

4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

1. Assumir um compromisso pessoal e comunitário com as mães que estão amamentado aqui em nosso bairro.

2. Canto Final

Preparar o próximo encontro

  • Em nosso próximo encontro vamos ver como as mulheres entram em conflito quando a vida dos filhos está ameaçada. O texto de estudos é Gênesis 21,8-21.
  • Distribuir as tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
  • Marcar data e local do próximo encontro.

AJUDA PARA O GRUPO

Vimos no encontro passado que a irmã de Moisés sugeriu que sua mãe amamentasse o menino tirado das águas. Num texto que nos fala da violenta perseguição do rei Antíoco aos judeus na época dos Macabeus (2Mc 7,20-41), uma mãe de família vê seus filhos serem perseguidos e mortos. Numa fala em que buscava animá-los a resistir e não perder a coragem, a mãe fala assim ao filho mais novo: "Meu filho, eu carreguei você no meu ventre durante nove meses. Eu amamentei você por três anos..."(2Mac 7,27). Esta fala daquela mãe nos mostra bem a importância que o povo de Deus dava ao aleitamento materno. Uma criança só era desmamada no seu terceiro ano de vida! A imagem que o Salmo 131 (130) nos transmite é que um fiel diante de Deus deve permanecer tranqüilo, assim como uma criança repousa tranqüila no colo de sua mãe depois que acabou de mamar. A criança que amamenta em sua mãe gera esta bela imagem de relacionamento com Deus. Hoje muitas mães não podem amamentar seus filhos por um período mais longo. Logo devem voltar ao trabalho. Isso prejudica a criança. Não podemos separar as crianças que amamentam de suas mães.

Saiba mais

Clique aqui