Modelo de Acompanhamento Coordenação Nacional
Índice
Objetivo
Auxiliar no aprimoramento do modelo de acompanhamento e análise dos estágios de evolução de cada comunidade de modo a definir ações específicas visando o desenvolvimento integral das crianças
Visão Geral
Item 1 à 7:Observou-se que existem oportunidades de melhoria na Reunião para Reflexão e Avaliação (RRA) e na Reunião do Ramo, pois o método do Guia do Líder não é seguido em sua totalidade, mais especificamente nas etapas do Ver, Julgar e Agir. Uma das formas de facilitar que o método seja seguido, é com um material que detalhe algumas etapas e seja utilizado para auxiliar as comunidades e os coordenadores de ramo em ambos os momentos. O material está detalhado no item "Materiais de apoio".
Item 8:Após a elaboração da primeira versão do material, o mesmo foi testado na comunidade de Trigolândia e no Ramo de Piên-PR. Onde foram realizadas as primeiras melhorias no material.
Item 9: Passou-se então para o teste do material em uma escala maior e com mais diversidade. Para isso foi realizado um treinamento em Brasília com a participação de pessoas dos estados do PE, SE, BA, PB, GO e DF.
Levantamento dos Padrões
Este fase teve o objetivo de fazer o levantamento dos padrões existentes relacionados à RRA (reunião para reflexão e avaliação) e à reunião do ramo, além de mapear o processo atual. O material existente para a RRA é excelente! (Materiais existentes: Guia do Líder, Orientações sobre Reuniões para Reflexão e Avaliação para líderes da Pastoral da Criança, entre outros) Não foram encontradas evidências de padrões para a Reunião do Ramo.
Sistemática de Acompanhamento dos Resultados
Processo da RRA mapeado
Padrões Atuais
Principal padrão na página 245 do Guia do Líder. Guia do Líder Páginas 245 a 249
DEIP
Avaliações Práticas
Nesta fase foi observado que o padrão existente não é seguido em sua totalidade em todo o Brasil. Para isso forma realizadas visitas em RRAs do Paraná e foi elaborado e um questionário para que os coordenadores de setor, de todo Brasil, fizessem auto avaliação da RRA. Vale ressaltar que apesar do padrão não ser seguido em sua totalidade, ficou evidente que não falta vontade para o voluntariado, evidenciando oportunidade de melhoria com um material que direcione a reunião.
Carta solicitando aos setores que observassem a Reunião para Reflexão e Avaliação
Abaixo a constatação de que a Reunião para Reflexão e Avaliação não ocorre conforme o Guia do Líder, principalmente nas etapas de Ver, Julgar e Agir.
Levantamento de Oportunidades
Durante todas as etapas anteriores, foram constatadas diversas oportunidades de melhoria, principalmente nas etapas de Ver, Julgar, Agir e Avaliar. Com isso, foram inseridos elementos no padrão existente, com foco nas etapas menos seguidas. As principais melhorias estão relacionadas à:
- Formalização de valores (gatilhos) para algumas linhas da FABS, possibilitando a identificação de pontos de atenção (Etapa de VER)
- Dicas de causas (Etapa de JULGAR) e sugestão de ações (Etapa de AGIR)
- Elaborado a "Folha de Registro de Ação da Comunidade" (detalhado abaixo) e do "Folha de Registro de Ação do Ramo" (detalhado abaixo), para facilitar a avaliação (Etapa de AVALIAR), além de possibilitar o registro dos principais pontos discutidos na RRA e a formalização do repasse das dificuldades para os níveis superiores
- Elaborado os estágios de evolução com o objetivo de agrupar as comunidades com situações semelhantes em determinado período (fotografia) e permitir que o coordenador do ramo identifique os pontos de atenção específicos (oportunidades de melhoria) de cada comunidade, possibilitando que elabore, em conjunto com o coordenador da comunidade ações especificas, ou seja, com foco e priorização nos itens críticos.
Para facilitar que os líderes das comunidades sigam o padrão da RRA, foi criado o material "Orientações práticas para reunião para reflexão e avaliação". Além disso, foi sugerido um material para a reunião do ramo.
Com posse dos materias melhorados, o ramo de Piên-PR foi escolhido para teste. Foi realizada uma RRA na comunidade de Trigolândia e uma Reunião do Ramo (1º Teste). Onde foram realizadas as primeiras melhorias no material.
Passou-se então para o teste do material em uma escala maior e com mais diversidade. Para isso foi realizado um treinamento em Brasília com a participação de pessoas dos estados do PE, SE, BA, PB, GO e DF.
Link do histórico dos treinamentos realizados e arquivos utilizados em cada etapa.
Apresentação dos feedbacks das aplicações no Brasil (2º Teste): 20110727_Implantacao_RRA_N4_N5_V01.ppt
Modelo de acompanhamento Elaborado
Materiais
- Reunião para Reflexão e Avaliação:
- ROTEIRO_RRA_N5_V10.pptx e ROTEIRO_RRA_N5_V10.pdf
Practical orientations for the Reflection and Evaluation meeting.docx
Roteiro RRA N5 V10 ESPANHOL.doc
- Folha_Registro_Acao_Comunidades.pdf The Register of Community Actions sheet.doc
- Mapa/FABÃO
- FABS
- Questionário e Relatos sobre a experiência RRA relatorio_teste_RRA_comunidade.pdf
- Reunião do Ramo:
- Folha_Registro_Acao_Ramo.pdf
- Questionário e Relatos sobre a experiência na Reunião do Ramo relatorios_aplicacao_Reuniao_Ramo.pdf
Plano de Implantação
Para possibilitar que o assunto seja tratado na Assembleia Geral de novembro de 2011, os coordenadores de setor dos estados cujas Assembleias Estaduais ocorrem em tempo hábil para aplicação e testagem do material, serão capacitados.
Capacitação nas Assembleias Estaduais - Participação na construção do material
- Apresentação utilizada nas assembleias
- Materiais Utilizados - constam no item acima: Modelo de acompanhamento Elaborado
- Retornos dos Relatórios dos Testes
Apresentação Assembleia Nacional - Oficina RRA
- Retorno das folhas de registro das ações nas comunidades que fizeram o piloto RRA
- Retorno das folhas de registro das ações nos ramos que fizeram o piloto RRA
- Apresentação para oficina
- Roteiro da oficina