Anexos- Brinquedos e Brincadeiras

De Wiki Pastoral da Criança
Revisão de 20h20min de 14 de julho de 2017 por Matheusp (discussão | contribs) (Criou página com '{| class="wikitable" |<big>Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras</big> |} = Orientações para multiplicadores e coordenadores de estado, núcleo e setor = =...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

Orientações para multiplicadores e coordenadores de estado, núcleo e setor

A - Organização das equipes estaduais e de núcleo

Em primeiro lugar é preciso que as coordenações de estado, núcleo e setor da Pastoral da Criança tenham conhecimento das linhas básicas da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, a fim de que possam identificar e encaminhar para capacitação pessoas com um perfil adequado e disponibilidade para desenvolver o trabalho.

A formação de multiplicadores se inicia com a escolha de bons capacitadores. A quantidade deles é calculada segundo a necessidade dos setores com base no número de crianças e comunidades do setor. É preciso atentar também para a distribuição geográfica dos multiplicadores pelo estado. Esses futuros multiplicadores serão preparados por meio de uma Ascensão, que é realizada por multiplicadores da equipe da coordenação nacional e farão parte das equipes dos estados junto às equipes estadual ou de núcleo (no caso de estados com um número grande de crianças acompanhadas). Os multiplicadores têm o compromisso de preparar os capacitadores de brinquedistas nas áreas ou setores. O fluxo de capacitação em Brinquedos e Brincadeiras é, portanto, semelhante ao do Guia do Líder, sendo que, nessa ação precisa-se de menos multiplicadores e capacitadores pois enquanto uma líder acompanha, no máximo, 15 crianças, o brinquedista acompanha até 50 crianças de uma comunidade. Fica assim o fluxo de capacitação em Brinquedos e Brincadeiras:

Multiplicadores da Coordenação Nacional ampliada (profissionais das 5 regiões do país) capacitam Multiplicadores (estado, núcleo), que capacitam Capacitadores (área, setor) que por sua vez capacitam Brinquedistas (comunidades) Tanto o multiplicador como o capacitador de brinquedistas devem cumprir alguns requisitos como:

  • possuir o 2º grau completo ou, pelo menos, estar cursando o 2º grau;
  • assumir o compromisso de realizar, no mínimo, 04 (quatro) capacitações semelhantes no prazo de doze meses;
  • já ter sido capacitado nas Ações Básicas da Pastoral da Criança por meio do Guia do Líder.

Sobre a necessidade da capacitação anterior no Guia, Jesus nos fala em Lucas 14, 28-30:

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Da mesma forma, sem os alicerces do Guia do Líder não é possível construir o pavimento complementar de Brinquedos e Brincadeiras. A capacitação no Guia mostra a brinquedistas, capacitadores e multiplicadores como funciona a Pastoral da Criança nas comunidades, e como eles vão poder se inserir nesse trabalho. Nessa capacitação também são estudados aspectos do desenvolvimento infantil, brincadeiras com os bebês, e os indicadores de oportunidades e conquistas, que servem como base de conhecimento para quem vai trabalhar com Brinquedos e Brincadeiras.

Na escolha de multiplicadores e capacitadores, os coordenadores de estado e de setor devem procurar pessoas que tenham algumas das principais qualidades de um bom capacitador para a Pastoral da Criança, tais como: espírito cristão; facilidade de comunicação, saber ouvir, estar aberto para aprender e partilhar conhecimentos.

B - Organização e recursos para as capacitações

É necessário que haja um trabalho de equipe no estado e no setor para que coordenadores, multiplicadores e capacitadores possam se reunir para planejarem e organizarem as capacitações, bem como para manter a animação e a formação contínua de capacitadores e brinquedistas.

Para organizar e realizar uma capacitação, as funções dos coordenadores, multiplicadores e capacitadores são diferentes.

Cabe aos coordenadores:

  • planejar as capacitações de acordo com o público interessado e disponível;
  • verificar o cálculo do número de multiplicadores, capacitadores ou brinquedistas que está disponível na internet: www.pastoraldacrianca.org.br – Sistema de Informação

> Brinquedos e Brincadeiras > Planejamento: brinquedistas > consulta; escolher abrangência; escolher: ano/trimestre; escolher: setor ou estado.

  • resolver as questões administrativas e financeiras da capacitação, tais como: local,alimentação, passagens;
  • providenciar os livros da ação, FABS e outros materiais a serem distribuídos;
  • fornecer as fichas adequadas ao tipo e tema da capacitação;
  • enviar as fichas de inscrição e cadastro da capacitação para a Coordenação Nacional;
  • responsabilizar-se pelos gastos com a capacitação, pois o coordenador do estado ou setor é quem recebe os recursos financeiros encaminhados pela coordenação nacional para este fim, bem como fazer e enviar a prestação de contas da referida capacitação.

Cabe ao multiplicador, capacitador:

  • combinar com o coordenador que materiais e recursos didáticos serão necessários na capacitação, como papel, cartolina, canetas, materiais para confecção na oficina de brinquedos e qualquer outro material que precise para preparar a capacitação, desde que seja compatível com os recursos disponíveis;
  • responsabilizar-se pelo planejamento didático e a execução das capacitações;
  • verificar o preenchimento adequado e o recolhimento das fichas de inscrição de cada participante. Depois de terminada a capacitação, fazer o preenchimento da folha de cadastro da capacitação, assinar as fichas de cada participante e entregar para o coordenador responsável pela mesma.

Para a capacitação de capacitadores o coordenador de setor manda um planejamento para a coordenação nacional, o qual é analisado pela pessoa responsável pelo apoio ao setor e pela coordenadora da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”.

Para a capacitação de brinquedistas não é preciso enviar planejamento; o coordenador de setor já recebeu recursos para essas capacitações, sob a forma de capital de giro. Ao receber as fichas da capacitação, a Coordenação Nacional deposita recursos para o setor, de acordo com o número de brinquedistas capacitados.

C - Capacitação dos capacitadores de brinquedistas

Os multiplicadores do estado preparam os capacitadores de brinquedistas, o que pode ser feito por meio de uma capacitação completa ou uma ascensão de brinquedistas a capacitadores.

Capacitação

A capacitação completa tem por objetivo capacitar pessoas, já capacitadas no Guia do Líder, para se tornarem capacitadores. Deverá ter as mesmas etapas que a de brinquedistas, mas com a carga horária maior, num total de 22 horas para até 20 participantes. Nessa capacitação são usados os dois livros da ação e também o Guia do Líder e a FABS. Os temas são os mesmos da capacitação de brinquedistas, só que estudados com mais detalhes e sendo que, na 7ª etapa, há modificação neles. Os materiais também são os mesmos com o acréscimo do livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras. Colocamos a seguir o roteiro com todos os temas da capacitação, mas só há sugestão de atividades naqueles em que há diferença na forma de serem trabalhados com os capacitadores. Os outros temas serão trabalhados da mesma forma que com os brinquedistas.

Roteiro da Capacitação de Capacitadores

Carga horária total da capacitação: mínimo de 22 horas para até 20 participantes

1ª etapa – duração mínima: 3h30min • ideal: 4h

Celebração inicial e apresentação dos participantes.

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas, podendo ser utilizadas também as palavras do bispo, da coordenadora nacional e da fundadora da Pastoral da Criança deste livro.

Materiais educativos e programa da capacitação

  • Entregar os materiais educativos: livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras e o livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade (que chamaremos Livro, nestas orientações),informar a quem se destinam conforme explicado no capítulo III deste livro.
  • Explicar que nas capacitações de capacitadores vão ser usados os dois livros e na de brinquedista só será usado o livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade.
  • Mostrar este o roteiro para o grupo ver os temas que serão estudados na capacitação.

Objetivo da capacitação e da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

  • Explicar que esta capacitação tem por objetivo preparar capacitadores de brinquedistas.
  • Trabalhar o objetivo da “Ação Brinquedos e Brincadeiras” como na capacitação de brinquedistas,só que, após as discussões, é feita a leitura do texto I – “Para que tanta brincadeira? neste livro.

Organização das atividades

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas

Por que a criança brinca?

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, com a diferença que, nos grupos, os capacitadores lêem todo o texto B no Livro. Cada grupo responde às perguntas do final do texto, conforme o número do seu grupo (1, 2 ou 3) para apresentar no grande grupo.
  • Explicar como trabalhar o texto com os brinquedistas.

Materiais para 1ª a 6ª etapa:

  • como no roteiro da capacitação de brinquedista e, o livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras.

2ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min.

Brincadeiras variadas. Resgate de brinquedos e brincadeiras

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas.

Brincar é um direito da criança.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, com a diferença que cada grupo deve ler todo o texto C no Livro. Cada grupo deve responder às perguntas do final do texto conforme o número do seu grupo (1, 2 ou 3) para apresentar no grande grupo.
  • Explicar como trabalhar o texto com os brinquedistas.

3ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min

Brincadeira de faz-de-conta. Blocos de construção. Jogos.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedistas, sendo que, após as apresentações dos grupos,deve ser feita a leitura interativa dos textos E e F no Livro. Mostrar as sugestões para organizar essas brincadeiras e para confeccionar brinquedos.

Música

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas.

4ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 4h

Oficina de construção de brinquedos.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, sendo que deve ser feita a leitura interativa do texto D, no Livro.

5ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min

Auto-expressão plástica: desenho, pintura, recorte e colagem.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista. Depois, deve ser mostrado no texto H do Livro, as informações sobre a auto–expressão e os desenhos da criança e respondidas as perguntas do final do texto. Destacar a importância dessa atividade para o desenvolvimento da criança e a necessidade dela estar presente no Dia da Celebração da Vida.

Cantinhos do brincar

  • Dividir os participantes em três ou quatro grupos. Pedir para que desenhem como poderia ser a organização dos Cantinhos do Brincar, tendo por base o local onde é realizada a “Celebração da Vida” nas comunidades, organizando: brinquedos, livros e material de expressão plástica. Depois apresentam os desenhos no grande grupo.
  • Após as apresentações, fazer uma leitura interativa do texto L do Livro. Pedir que revejam seus desenhos e façam a relação com o texto lido. Reforçar a importância da criança poder escolher livremente com o que quer brincar.

6ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min

Histórias

  • Fazer a oficina como no roteiro da capacitação de brinquedistas. Ao final ,fazer a leitura interativa do texto G no Livro e discutir as perguntas no final do texto.

Papel e atitudes do brinquedista.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, sendo que, depois de relacionar os comentários dos participantes, deve ser feita a leitura interativa do texto M no Livro e a discussão da pergunta que está no final do texto.

7ª etapa – duração mínima: 3h30min • ideal: 4h

Etapas de implantação, sacolão e acompanhamento da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

  • Leitura interativa do capítulo II deste livro, que é o que será usado em toda esta etapa.
  • Destacar, no 3º Passo do capítulo II, a sugestão de atividades para a atuação do brinquedista e seu compromisso.
  • Mostrar na FABS o local de registro da atuação do brinquedista.

Fichas de inscrição e de cadastro da capacitação.

* Destacar na leitura do 2º Passo do capítulo II, como deve ser feito o preenchimento das fichas de inscrição dos participantes e do cadastro da capacitação. Mostrar as fichas no anexo 2.

  • Verificar se estão preenchidas corretamente as fichas de inscrição de cada um e recolhê-las.

Roteiro e metodologia de capacitação

* Ver com o grupo o roteiro da capacitação de brinquedistas no capítulo III. Destacar a diferença na preparação de capacitadores que tem o estudo mais aprofundado dos textos e acréscimo de temas como a metodologia de capacitação e o preenchimento das fichas.

  • Ler e conversar sobre pontos básicos da metodologia também no capítulo III.

Fluxo e organização das capacitações

  • Mostrar e comentar o fluxo da capacitação na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, no anexo 1, item A.
  • Ler no anexo 1, item B, as informações sobre organização e recursos para as capacitações, as atribuições de capacitadores e coordenadores.

Revisão dos temas e atividades da capacitação

  • Verificar e procurar tirar as dúvidas dos participantes sobre os temas estudados e de como fazer a capacitação de brinquedistas.

Avaliação.

  • Com base nas avaliações diárias fazer a avaliação final, em grupos, por escrito, para serem entregues depois ao multiplicador
  • Apresentação das avaliações no grande grupo para ajudar aos futuros capacitadores a planejar e realizar suas capacitações.

Celebração final com envio dos capacitadores

  • De acordo com a criatividade do multiplicador.

Materiais para 7ª etapa

  • Nesta etapa tanto os participantes quanto o multiplicador usarão o livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras
  • Para uso dos participantes: fichas de inscrição dos participantes; papel, caneta ou lápis.
  • Para uso do multiplicador: FABS

Ascensão

A ascensão tem por objetivo preparar brinquedistas para se tornarem capacitadores da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Será realizada em três etapas, com um mínimo de 8 horas de carga horária total para até 15 participantes. Entre o estudo dos temas é necessário que sejam feitas atividades de animação ou relaxamento, aproveitando, por exemplo, para cantar cantigas de roda, fazer brincadeiras. A seguir colocamos os temas e atividades a serem trabalhados. O material básico para a ascensão são os dois livros da “Ação Brinquedos e Brincadeiras” e também o Guia do Líder.

Roteiro da Ascensão a Capacitador

Carga horária total da ascensão: mínimo de 8h para até 15 participantes

1ª etapa – duração mínima: 2h • ideal: 3h

Celebração inicial

  • De acordo com a criatividade do multiplicador.

Apresentação dos participantes e de aspectos positivos do trabalho.

Entrega dos livros

  • Orientar para que, ao se apresentarem, falem também de aspectos positivos do seu trabalho na“Ação Brinquedos e Brincadeiras”.
  • Entregar os livros Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras e Brinquedos e Brincadeiras na comunidade, explicando a quem se destinam e o uso dos livros nas capacitações.

Objetivo da ascensão

  • Apresentar o objetivo da ascensão, ressaltando o valor da experiência dos participantes como brinquedistas. Rever o objetivo da ação no capítulo I deste livro.

Programa da ascensão

  • Mostrar este programa da Ascensão para que o grupo veja os temas que serão estudados.

2ª etapa – duração mínima: 2h30min • ideal: 4h

Textos B e C do livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade

  • Fazer a leitura interativa dos temas – Por que a criança brinca? e Brincar é um direito da criança – que têm as informações básicas sobre a necessidade da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

Revisão de temas do livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade

  • Fazer o levantamento de dúvidas e dificuldades sobre outros temas do livro estudados na capacitação de brinquedistas.

Revisão dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs).

  • Ler, no Guia do Líder, os IOCs relacionados ao brincar.

3ª etapa – duração mínima: 3h30min • ideal: 5h

Etapas de implantação e acompanhamento da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

  • Leitura interativa do capítulo II deste livro, que é o que será usado em toda esta etapa.
  • Destacar, no 3º passo do capítulo II, a sugestão de atividades para a atuação do brinquedista e seu compromisso
  • Rever, na FABS, o local de registro da atuação do brinquedista.

Fichas de inscrição e de cadastro.

  • Destacar no capítulo II como deve ser feito o preenchimento das fichas de inscrição dos participantes e do cadastro da capacitação.
  • Verificar se estão preenchidas corretamente as fichas de inscrição de cada um e recolhê-las.

Roteiro e metodologia de capacitação.

  • Rever com o grupo o roteiro da capacitação de brinquedistas, no capítulo III.

Destacar a diferença na preparação de capacitadores que tem o estudo mais aprofundado dos textos e acréscimo de temas como a metodologia de capacitação e o preenchimento das fichas.

  • Ler e conversar sobre pontos básicos da metodologia também no capítulo III. Fluxo e organização das capacitações
  • Mostrar e comentar o fluxo da capacitação na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, no anexo 1, item A.
  • Ler, no anexo 1, item B, as informações sobre organização e recursos para as capacitações, e as atribuições de capacitadores e coordenadores.

Avaliação e celebração final de envio.

  • De acordo com a criatividade do multiplicador.

Fichas de inscrição e de cadastro

Fichas de Cadastro da Capacitação e de Inscrição do Capacitado

Lista do sacolão

Brinquedos, materiais e livros.

Lista sacolao.jpg
<- Página anterior Como podemos capacitar
Primeira página -> Sumário