Anexos- Brinquedos e Brincadeiras

De Wiki Pastoral da Criança
Revisão de 16h32min de 26 de maio de 2022 por Priscilarc (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

Orientações para multiplicadores e coordenadores de estado, núcleo e setor

A - Organização das equipes estaduais e de núcleo

Em primeiro lugar é preciso que as coordenações de estado, núcleo e setor da Pastoral da Criança tenham conhecimento das linhas básicas da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, a fim de que possam identificar e encaminhar para capacitação pessoas com um perfil adequado e disponibilidade para desenvolver o trabalho.

A formação de multiplicadores se inicia com a escolha de bons capacitadores. A quantidade deles é calculada segundo a necessidade dos setores com base no número de crianças e comunidades do setor. É preciso atentar também para a distribuição geográfica dos multiplicadores pelo estado. Esses futuros multiplicadores serão preparados por meio de uma Ascensão, que é realizada por multiplicadores da equipe da coordenação nacional e farão parte das equipes dos estados junto às equipes estadual ou de núcleo (no caso de estados com um número grande de crianças acompanhadas). Os multiplicadores têm o compromisso de preparar os capacitadores de brinquedistas nas áreas ou setores. O fluxo de capacitação em Brinquedos e Brincadeiras é, portanto, semelhante ao do e-Guia do Líder, sendo que, nessa ação precisa-se de menos multiplicadores e capacitadores pois enquanto uma líder acompanha, no máximo, 15 crianças, o brinquedista acompanha até 50 crianças de uma comunidade. Fica assim o fluxo de capacitação em Brinquedos e Brincadeiras:

Multiplicadores da Coordenação Nacional ampliada (profissionais das 5 regiões do país) capacitam Multiplicadores (estado, núcleo), que capacitam Capacitadores (área, setor) que por sua vez capacitam Brinquedistas (comunidades) Tanto o multiplicador como o capacitador de brinquedistas devem cumprir alguns requisitos como:

  • possuir o 2º grau completo ou, pelo menos, estar cursando o 2º grau;
  • assumir o compromisso de realizar, no mínimo, 04 (quatro) capacitações semelhantes no prazo de doze meses;
  • já ter sido capacitado nas Ações Básicas da Pastoral da Criança por meio do Guia do Líder.

Sobre a necessidade da capacitação anterior no Guia, Jesus nos fala em Lucas 14, 28-30:

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Da mesma forma, sem os alicerces do Guia do Líder não é possível construir o pavimento complementar de Brinquedos e Brincadeiras. A capacitação no e-Guia mostra a brinquedistas, capacitadores e multiplicadores como funciona a Pastoral da Criança nas comunidades, e como eles vão poder se inserir nesse trabalho. Nessa capacitação também são estudados aspectos do desenvolvimento infantil, brincadeiras com os bebês, e os indicadores de oportunidades e conquistas, que servem como base de conhecimento para quem vai atuar com Brinquedos e Brincadeiras.

Na escolha de multiplicadores e capacitadores, os coordenadores de estado e de setor devem procurar pessoas que tenham algumas das principais qualidades de um bom capacitador para a Pastoral da Criança, tais como: espírito cristão; facilidade de comunicação, saber ouvir, estar aberto para aprender e partilhar conhecimentos.

B - Roteiro da Capacitação de Capacitadores

Vide e-Capacitação para Capacitadores e Multiplicadores no appVisita Domiciliar e Nutrição