Comunicação Pastoral da Criança

De wiki2
Revisão de 15h12min de 15 de maio de 2017 por Matheusp (Discussão | contribs) (Criou página com '{| class="wikitable" |Temas Semanais para o Site da Pastoral da Criança |} Conteúdo # Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança ### Revista Pastoral da Criança ### P...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Temas Semanais para o Site da Pastoral da Criança

Conteúdo

  1. Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança
      1. Revista Pastoral da Criança
      2. Programa de rádio Viva a Vida
      3. Temas semanais
        1. Programas (2016)
        2. Programas (2017)
      4. Programa de TV
      5. App Visita Domiciliar
      6. Site
      7. Mídias sociais
        1. Termo de Autorização de Imagem
      8. Assessoria de imprensa
      9. Museu da Vida
      10. Toda gestação dura 1000 dias
      11. Outras atividades de assessoria
      12. Materiais gráficos e digitais
      13. Celebração Dra. Zilda

Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança

Ajudar a Pastoral da Criança a ser uma referência para a família no cuidado com a criança é o objetivo principal do Núcleo de Comunicação da Coordenação Nacional. Para isso, o departamento trabalha com a divulgação das ações da instituição e de questões de saúde, nutrição, educação e cidadania relacionadas aos cuidados com a gestante e com as crianças de 0 a 6 anos. Colabora na elaboração de materiais educativos que dão suporte à ação dos líderes nas comunidades e de campanhas para aumentar o alcance das orientações também para a população de maneira geral.

Entre as atribuições da equipe, estão: produção da Revista Pastoappral da Criança, programa de rádio Viva a Vida e programa de TV da Pastoral da Criança. Site e mídias sociais, informativo semanal, assessoria de imprensa, desenvolvimento de materiais gráficos e demandas de contato com parceiros. Semanalmente, o Núcleo de Comunicação é responsável pela discussão de um tema que permeia a realidade das famílias. Junto aos assessores técnicos, organiza conteúdos que alimentam os meios de comunicação da Pastoral da Criança.

Revista Pastoral da Criança

Com o intuito de reduzir os altos custos com distribuição para os setores e aumentar o interesse pela leitura, a Pastoral da Criança promoveu uma reformulação do material impresso enviado para todos os líderes do Brasil, proposta pelo Núcleo de Comunicação. Na Assembleia Geral, em janeiro de 2015, ficou decidido que, no lugar do jornal mensal, passaria a ser produzida uma revista trimestral.

No início do ano, a partir de uma amostra, a equipe realizou uma pesquisa para avaliar o uso dos materiais educativos produzidos pela Pastoral da Criança pelos seus voluntários, em especial os líderes comunitários. Foram realizadas 178 entrevistas, todas por telefone, entre os dias 8 de abril e 14 de maio de 2015. Na oportunidade, já começou a ser comunicada a mudança de jornal para revista e havia espaço para sugestões. Os resultados deste levantamento foram levados em consideração para a elaboração do projeto editorial do novo material educativo.

A Revista Pastoral da Criança foi concebida para ser referência de informação de qualidade e profundidade para os voluntários da Pastoral da Criança, tendo como objetivo contribuir com a formação contínua individual e coletiva dos líderes. Trata-se de um material de 32 páginas, contabilizando capa e contracapa, com tiragem de 150.000 exemplares. Algumas seções do jornal foram mantidas, porém a linguagem foi alterada. Os artigos técnicos foram transformados em reportagens, incluindo mais histórias das comunidades e um tom literário.

Após um período de transição e desenvolvimento, a primeira edição da revista foi publicada em agosto de 2015. A periodicidade de envio às comunidades ficou atrelada aos meses de Mutirão em Busca da Gestante (fevereiro, maio, agosto e novembro).

Você pode ter acesso à Revista Pastoral da Criança e ao Guia do Líder também no formato Epub. Epub ou Ebook é um tipo de arquivo digital que contém um livro eletrônico. É a transformação de um conteúdo informativo para formato digital, como a Revista que foi convertida para ser lida no computador, celular ou tablet. Entretanto, para ler o conteúdo neste formato, você irá precisar de um programa específico de acordo com o dispositivo (meio) que você está usando. Veja:

- Se você usa um computador Windows ou Linux: instale Calibre, é um software livre para Epub e Ebooks em geral. Baixe em http://calibre-ebook.com/

- Se você usa um computador Mac, iPad ou iPhone: utilize o iBooks, aplicativo nativo de todos esses sistemas.

- Se você usa um celular ou tablet Android: utilize o Play Livros, é o aplicativo nativo do Android/Google. Faça download dele na Google Play.

Todas as edições da revista estão disponíveis em formato PDF, em nosso site: https://www.pastoraldacrianca.org.br/revista-pastoral-da-crianca

Programa de rádio Viva a Vida

A Pastoral da Criança sempre deu grande importância à comunicação como meio de promoção social. A partir de um tema definido para veicular semanalmente em todos os meios de comunicação da entidade, com informações sobre saúde materno-infantil, desenvolvimento infantil, cidadania, nutrição e educação, procura, através de seu Núcleo de Comunicação da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança (CNPC), promover ações que colaborem com a transformação da realidade. Para isso, são utilizados os meios mais diversos, como site, revista trimestral, mídias sociais e programa de rádio semanal.

Este último, chamado Viva Vida, é uma das iniciativas de comunicação que há mais tempo acontece na entidade. Há 26 anos o programa de 15 minutos de duracão atualiza constantemente seus temas, buscando sempre responder as demandas trazidas por líderes e abarcando assuntos nacionais e internacionais, a cada semana aborda um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – assunto que é trabalhado pela comunicação como um todo, sendo complementado no site, nas mídias sociais e pautando a revista. O programa é pensado a partir de uma entrevista com um profissional da coordenação nacional ou um convidado especialista. Também inclui depoimentos e dramatizações que auxiliam na propagação de conhecimento e exemplos.

Produzido em Curitiba na sede da CNPC, o programa conta com duas versões – uma para estados do Norte e Nordeste, e outra para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país – e procura informar líderes e famílias acompanhadas ou não pela Pastoral da Criança, sobre assuntos diversos que envolvam o desenvolvimento adequado da gravidez e da infância. Para isso, conta atualmente com a colaboração de 1.452 emissoras de rádio, que recebem mensalmente um CD com os programas semanais para retransmissão.

O “Viva a Vida” é produzido pela Pastoral da Criança e pode ser reproduzido em qualquer rádio. Sua distribuição é feita a partir do cadastro de rádios parceiras, com a intenção de chegar à população de todos os estados. Também está disponível para quem quiser ouvir através do site: https://www.pastoraldacrianca.org.br/radio

De outubro de 2014 até setembro de 2015, houve um grande esforço para o recadastramento de diversas rádios e inclusão de novas, aperfeiçoando o registro das parcerias. Neste período, 600 rádios tiveram suas fichas atualizadas e 100 foram cadastradas pela primeira vez. Atualmente, o Sistema de Informação da Pastoral da Criança conta com 1.452 rádios ativas.

É importante salientar que a equipe do programa está constantemente buscando novas parcerias para ampliar este número e fazer com que estas informações cheguem a mais pessoas.

A tabela abaixo apresenta mais dados sobre o programa Viva a Vida.

Emissoras que transmitem o programa 1.452
Número de veiculações semanais Apenas programa nacional 1.030
Apenas programa local 137
Nacional e local 913
Total 2.080
Tempo semanal de veiculação(horas, min) Apenas programa nacional 929
Apenas programa local 170
Nacional e local 1.149
Total 2.248
Tempo de veiculação só local + local e nacional (horas, min) 1.320
Número de veiculações: só local + local e nacional 1.050
Emissoras com Viva a Vida local (local e ambos) 516
Abrangência Número de Ramos 7.017
Paróquias 6.331
Municípios com Pastoral da Criança 3.830
Total de rádios Norte – com distribuição para as Regiões Norte e Nordeste: 717
Sul – com distribuição para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste 735
Downloads do programa pelo site (https://www.pastoraldacrianca.org.br/radio)
Norte – com distribuição para as Regiões Norte e Nordeste: 10.301
Sul – com distribuição para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste 10.437
Total 20.738

Além destas rádios cadastradas no Sistema de Informação, há aquelas que entram em “pool” de transmissão com as redes nacionais e outras que fazem o download dos programas e demais materiais sonoros diretamente do site da Pastoral da Criança. Está em avaliação a aquisição de um novo componente para o site, que permita a contagem desses downloads e auxilie na estimativa de alcance do programa.

Nem todas as rádios cadastradas estão localizadas em municípios que têm Pastoral da Criança. Mesmo assim, esta divulgação é importante para a instituição e, principalmente, para os ouvintes que, desta forma, têm contato com as orientações.

As emissoras católicas ligadas a redes integradas de transmissão representam um grande apoio na distribuição do Viva a Vida, potencializando a divulgação. Um exemplo é a Rede Evangelizar é Preciso.

Recadastramento das Rádios

O recadastramento das rádios deve acontecer anualmente. É importante manter os dados das rádios atualizados, pois sabemos da importância desta parceria e nossa intenção não é deixar de enviar os programas, mas sim que todas as rádios realmente interessadas estejam com as informações em dia, já que precisamos divulgar aos financiadores deste projeto a situação de veiculação das rádios no Brasil. Lembrando que: Se o recadastramento não for realizado entre o período de um ano, a rádio entrará em nosso banco de rádios inativas por falta de recadastramento. Assim, deixando de receber os cds.

Formulário para Cadastro ou Recadastro das Rádios

Formulário impresso - FORMULARIO_DE_CADASTRO_RADIO2014.pdf

Formulário online - https://www.pastoraldacrianca.org.br/cadastro-de-radio

Se tiver alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: [[1]]

Temas semanais

Programas (2016)

JANEIRO

1266 Desenvolvimento infantil 04/01/16 10/01/16 Ir. Veroni / Erica
1267 Dificuldades de visão, fala e audição na infância 11/01/16 17/01/16 Regina / Ir. Veroni
1268 Aleitamento materno 18/01/16 24/01/16 Regina
1269 Hanseníase 25/01/16 31/01/16 Pe. Ademar

FEVEREIRO

1270 Sífilis e doenças negligenciadas 01/02/16 07/02/16 Regina
1271 CF 2016 - Saneamento Básico 08/02/16 14/02/16 Clóvis
1272 Importância da família 15/02/16 21/02/16 Graça
1273 Abandono ou superproteção da criança 22/02/16 28/02/16 Ir. Veroni
1274 Alimentação da gestante 29/02/16 06/03/16 Marcia

MARÇO

1275 Dia da Mulher - o poder da escolha 07/03/16 13/03/16 Graça
1276 Consequências da cesariana 14/03/16 20/03/16 Regina
1277 Páscoa 21/03/16 27/03/16 Ir. Vera
1278 Autismo e aleitamento materno 28/03/16 03/04/16 Ir. Veroni

ABRIL

1279 Criança: Prioridade absoluta 04/04/16 10/04/16 Graça / Nelson
1280 Dormir de barriga pra cima é mais seguro 11/04/16 17/04/16 Regina
1281 Pastoral da Criança e populações em situação de vulnerabilidade 18/04/16 24/04/16 Clóvis
1282 Crianças e novas tecnologias 25/04/16 01/05/16 Ir. Veroni / Erica

MAIO

1283 Dia das mães 02/05/16 08/05/16 Cristiani
1284 Zika e Microcefalia 09/05/16 15/05/16 Carol Dalabona / Regina
1285 Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes 16/05/16 22/05/16 Graça
1286 Crianças desaparecidas 23/05/16 29/05/16 Graça
1287 Toda gestação dura 1000 dias 30/05/16 05/06/16 Carol Dalabona

JUNHO

1288 Na falta de vacinas: o que fazer? 06/06/16 12/06/16 Regina
1289 Espírito olímpico, jogos e brincadeiras infantis 13/06/16 19/06/16 Erica / Ir. Veroni
1290 Prevenção de acidentes com as crianças 20/06/16 26/06/16 Ir. Veroni
1291 Infecções respiratórias 27/06/16 03/07/16 Regina

JULHO

1292 Férias e Ruas do Brincar 04/07/16 10/07/16 Ir. Veroni
1293 Marco Legal da Primeira Infância 11/07/16 17/07/16 Clóvis / Ir. Veroni
1294 Cuidados na primeira semana de vida 18/07/16 24/07/16 Regina
1295 Como evitar o desperdício de alimentos 25/07/16 31/07/16 Paula

AGOSTO

1296 Semana Mundial da Amamentação 01/08/16 07/08/16 Clóvis / Regina
1297 Dia dos Pais 08/08/16 14/08/16 Clóvis / Nelson
1298 Sexualidade: como responder as dúvidas das crianças 15/08/16 21/08/16 Ir. Veroni
1299 Dra Zilda: o exemplo que continua 22/08/16 28/08/16 Graça
1300 Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 29/08/16 04/09/16 Nelson

SETEMBRO

1301 Medicamentos e suplementos: conheça seus direitos 05/09/16 11/09/16 Clóvis e Regina
1302 Meio ambiente e o Grito dos Excluídos 12/09/16 18/09/16 Graça
1303 Crianças com diferenças no funcionamento de seu organismo 19/09/16 25/09/16 Regina
1304 Direito à saúde 26/09/16 02/10/16 Clóvis

OUTUBRO

1305 Doação de Leite Humano 03/10/16 09/10/16 Regina
1306 Dia da Criança e prevenção da obesidade 10/10/16 16/10/16 Paula / Marcia
1307 Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância 17/10/16 23/10/16 Graça
1308 Higiene e saúde da criança 24/10/16 30/10/16 Clóvis
1309 Mutirão em busca das gestantes 31/10/16 06/11/16 Regina

NOVEMBRO

1310 Educação nutricional 07/11/16 13/11/16 Marcia / Paula
1311 Oração e Ação pela Criança 14/11/16 20/11/16 Clóvis
1312 Superação do Câncer 21/11/16 27/11/16 Regina
1313 Pequenos Reis Magos 28/11/16 04/12/16 Rubia / Nelson

DEZEMBRO

1314 Dia da Pastoral da Criança / Dia Internacional do Voluntário 05/12/16 11/12/16 Ir. Veneranda
1315 Museu da Vida 12/12/16 18/12/16 Ir. Veroni / Nelson
1316 Natal 19/12/16 25/12/16 Ir. Veneranda
1317 Ano Novo 26/12/16 01/01/17 Ir. Veneranda

Programas (2017)

JANEIRO

1318 Objetivos do desenvolvimento sustentável 02/01/17 08/01/17 Clóvis
1319 Campanha do Soro Caseiro 09/01/17 15/01/17 Regina
1320 A fase do desmame 16/01/17 22/01/17 Carol Dalabona
1321 Dengue, chikungunya e zika 23/01/17 29/01/17 Regina
1322 A qualidade das creches para o desenvolvimento infantil 30/01/17 05/02/17 Ir. Veroni

FEVEREIRO

1323 Campanha "Toda gestação dura 1000 dias" e Mutirão em busca das gestantes 06/02/17 12/02/17 Carol Dalabona
1324 Influência dos pais na educação dos filhos 13/02/17 19/02/17 Ir. Veroni
1325 DST's: como prevenir 20/02/17 26/02/17 Regina
1326 Campanha da Fraternidade 2017 27/02/17 05/03/17 Ir. Veneranda

MARÇO

1327 Dia Internacional da Mulher 06/03/17 12/03/17 Graça
1328 Marco Legal da Primeira Infância 13/03/17 19/03/17 Ir. Veroni
1329 Dia Mundial da Água (OMS) 20/03/17 26/03/17 Clóvis
1330 Alimentação e saúde 27/03/17 02/04/17 Marcia

ABRIL

1331 Aborto espontâneo: sofrimento em família 03/04/17 09/04/17 Pe. Ademar
1332 Páscoa 10/04/17 16/04/17 Ir. Veneranda
1333 Febre nas crianças 17/04/17 23/04/17 Regina
1334 Dormir de barriga para cima é mais seguro 24/04/17 30/04/17 Regina

MAIO

1335 Humanização no serviço de saúde 01/05/17 07/05/17 Regina
1336 Dia das Mães 08/05/17 14/05/17 Carol Dalabona
1337 Saúde bucal da criança 15/05/17 21/05/17 Carol Dalabona
1338 Pós-parto 22/05/17 28/05/17 Regina
1339 Antibiótico: primeira dose imediata 29/05/17 04/06/17 Clóvis

Programa de TV

Inspirada pelos mais de 20 anos do programa de rádio Viva a Vida e com o propósito de ampliar seu alcance no compartilhamento de informações, a Pastoral da Criança, em parceria com a TV Evangelizar, lançou seu programa de televisão.

Os episódios com duração de 30 minutos, são veiculado no último sábado de cada mês. Os espectadores poderão assistir ao programa pelos canais da Rede Evangelizar e também pela internet.

Em comemoração aos 33 anos da criação da Pastoral da Criança, o primeiro programa foi transmitido no dia 24 de setembro de 2016, apresentando o histórico da iniciativa e lembranças da fundadora, Dra. Zilda Arns Neumann.

Todos os episódios do Programa de TV estão disponíveis em nosso site: https://www.pastoraldacrianca.org.br/programa-de-tv-da-pastoral-da-crianca

App Visita Domiciliar

Em parceria com profissionais de outros departamentos, o Núcleo de Comunicação assumiu a responsabilidade de coordenar um um novo projeto, o App Caderno do Líder. O aplicativo tem o objetivo de auxiliar na visita domiciliar, agilizar o envio das informações coletadas e o processo de comunicação para a resolução dos problemas que afligem as crianças e gestantes nas comunidades. Espera-se facilitar a realização da missão de cada voluntário da Pastoral da Criança, além de contribuir para a redução do uso do caderno impresso e das FABS, economizando papel e combustível – garantindo, dessa maneira, a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. O protótipo da primeira versão do App está disponível para testes desde em novembro de 2016. A implantação do App tem previsão para o primeiro semestre de 2017.

Site

Meio de referência para chegar a um público mais abrangente, o site da Pastoral da Criança http://www.pastoraldacrianca.org.br concentra informações institucionais, notícias, materiais para o voluntariado e os temas semanais. Fornece mais informações para dar suporte ao trabalho dos líderes e também orientações para o público em geral, que pode se beneficiar dos conteúdos relacionados às gestantes, crianças, famílias e campanhas. Além disso, registra parcerias e iniciativas apoiadas pela instituição.

No último ano, teve continuidade o trabalho realizado junto ao Google AdWords – sistema pelo qual é possível inserir anúncios e impulsionar os resultados de determinadas 2.754.659 palavras-chave na busca do Google. Mensalmente, a Pastoral da Criança tem à disposição, gratuitamente, o valor de 10 mil dólares para utilizar estrategicamente nestas buscas patrocinadas. Esse recurso ajuda a aumentar o número de acessos de páginas selecionadas do site e trazer novos visitantes, fortalecendo a imagem da Pastoral da Criança como referência para os temas sobre gestação e primeira infância. Durante o período considerado neste relatório, os resultados foram analisados, novas palavras e expressões foram incluídas como opções de busca impulsionadas (considerando os temas semanais, por exemplo) e outras foram substituídas. Sendo assim, o Google Adwords colaborou com um total de 606.900 visitas do site.

Principais indicadores do período de outubro de 2015 a setembro de 2016: 1.107.577 visitantes durante um ano; Média de 121.092 visitas por mês (aumento de 18% em relação ao ano passado); Mais de 2.754.659 de visualizações de página em um ano, com mais de 1.455.117 sessões.

Mídias sociais

A utilização das mídias sociais colabora com o aumento da interação social entre os usuários e o compartilhamento de informações da Pastoral da Criança. A página do Facebook atingiu, em 2016, a marca de 155.530 seguidores (um crescimento de 5% em relação ao período anterior). E, 652 seguidores no Twitter (crescimento de 18%). Todo o conteúdo é desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação.

Semanalmente, o canal do Youtube é alimentado com a publicação das mensagens da coordenadora nacional, Irmã Veneranda Alencar. Quando há novos vídeos referentes a campanhas e depoimentos vindos das comunidades, esses conteúdos também ajudam a complementar o canal.

Por conta da divulgação dos canais de contato em todas as edições da revista, houve um crescimento nas mensagens enviadas pelo WhatsApp do Núcleo de Comunicação, facilitando o compartilhamento de informações e materiais, de maneira mais ágil. A equipe também continuou trabalhando na divulgação do Espaço das Comunidades, incentivando que os voluntários publicassem cada vez mais notícias de suas regiões. Esse passou a ser um importante meio de coleta de dados para a revista.

Facebook: http://www.facebook.com/pastoraldacrianca

Twitter: https://twitter.com/Pastdacrianca

Canal do Youtube: http://pastoraldacrianca.org.br/pt/youtube

Espaço das Comunidades: http://ec.pastoraldacrianca.org.br

WhatsApp: (41) 99237-8570

Termo de Autorização de Imagem

TERMO_DE_AUTORIZAÇÃO_DE_IMAGEM OFICIAL(1).doc

TERMO_DE_AUTORIZAÇÃO_DE_IMAGEM (pais e filhos)(1).doc

Assessoria de imprensa

No último ano, além das atividades rotineiras do departamento, houve um aumento das demandas (tanto pró-ativas, quanto reativas) ligadas ao relacionamento com a imprensa e ao fortalecimento da imagem da Pastoral da Criança. Considerando apenas as publicações que tiveram a colaboração do Núcleo de Comunicação, no fornecimento de informações e entrevistados, chegou-se à marca de 151 inserções na mídia (veículos impressos, rádios, Tvs e internet).

As datas comemorativas relacionadas aos temas trabalhados pela instituição passaram a gerar sugestões antecipadas de pauta e conteúdos de destaque no site, como estratégia para aumentar o interesse dos veículos de comunicação. Um exemplo foi a reportagem sobre o trabalho realizado pelos líderes nas comunidades indígenas - divulgada em abril, na semana do Dia do Índio, com um olhar de valorização da cultura e, ao mesmo tempo, de cuidado com a saúde e o desenvolvimento destas crianças -, que gerou a solicitação de entrevistas. Outros temas de destaque foram: 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Dia dos Avós, Semana da Amamentação e data de nascimento da Dra. Zilda.

As campanhas e ações do Ministério da Saúde também foram divulgadas ao longo do ano. Entre elas, estavam as seguintes temáticas: Caderneta da Gestante, parto, poliomielite, sarampo, hepatite B e C, caxumba, hipertensão, gripe, dengue, Chikungunya, hanseníase, doação de leite materno, Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Mulher, malefícios do cigarro e narguilé, vacinação contra HPV, Benefício Variável à Gestante, Guia Alimentar para a População Brasileira e Outubro Rosa.

Além disso, três fatores foram determinantes para o crescimento dos indicadores:

Museu da Vida

Em dezembro de 2014, o Museu da Vida foi inaugurado junto à sede da coordenação nacional, em Curitiba - uma grande oportunidade para dar mais visibilidade ao trabalho da Pastoral da Criança. Junto à divulgação da Celebração Dra. Zilda, o espaço passou a ser divulgado como um dos pilares de visitação das caravanas de peregrinos, e ainda como mais uma opção de lazer para crianças e suas famílias.

Desde a inauguração, mensalmente, são enviadas sugestões de pauta sobre as atividades do Museu para os veículos de comunicação de Curitiba e região metropolitana. Vale ressaltar que as exposições também colaboram para trabalhar com os temas da Pastoral da Criança de maneira geral, mesmo que não estejam ligados a ações diretas do Museu, por configurarem espaços bonitos, didáticos, com riqueza de imagens e próximo das principais fontes que participam das entrevistas.

Mas o trabalho de comunicação para o Museu começou muito antes de dezembro. No meio do ano, já se pensava na identidade visual e em um plano de divulgação. Em agosto de 2014, foi ao ar um site próprio, desenvolvido a partir do conceito dos espaços https://www.pastoraldacrianca.org.br/museudavida/. No mesmo mês, para promover o site e despertar o interesse do público pela novidade que estava por vir, o Núcleo de Comunicação promoveu uma votação popular, pela internet, para a escolha do logotipo do Museu da Vida. Durante as duas semanas em que as três opções estiveram disponíveis para apreciação, 529 pessoas participaram, totalizando 89,4% dos votos na vencedora.

Em maio de 2014, foi criada a página do Museu da Vida no Facebook (www.facebook.com/museudavidacuritiba), que passou a ser mais ativa após a inauguração. A partir desta ferramenta, o contato com os internautas é mais dinâmico e as informações são divulgadas de maneira mais rápida. Também é importante para a divulgação de eventos e álbuns de fotos das atividades. Até o final de novembro de 2016, a fanpage já contava com 3081 seguidores.

Toda gestação dura 1000 dias

Em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no dia 10 de maio, a Rede Globo e a Pastoral da Criança lançaram a campanha nacional “Toda gestação dura 1000 dias”. A proposta foi chamar a atenção para o período que vai do início da gestação até os dois anos de idade e para a importância dos cuidados nesta etapa determinante para a saúde pelo resto da vida - aumentando o alcance das orientações que os líderes já compartilhavam com as famílias acompanhadas.

Entre os materiais da campanha, estavam: - Um filme de 30 segundos desenvolvido pela área de Comunicação da Globo, que mostra que a proteção e o cuidado que se tem com as crianças desde cedo é fundamental para a formação delas; - O aplicativo “1000 dias”, com conteúdo desenvolvido pela equipe técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança, a partir do qual qualquer mãe com acesso à internet pode se cadastrar e receber mensagens de acordo com o tempo de gestação ou a idade do bebê após o nascimento, até que a criança complete o segundo ano de vida; - Dicas nas mídias sociais, a partir de vídeos com a participação de atores do elenco da Globo, voluntárias e uma mãe acompanhada; - Reportagens desenvolvidas pelas equipes de jornalismo da Globo, com auxílio do Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança, que foram veiculadas nos telejornais e programas da emissora. - Hot site da campanha (http://www.pastoraldacrianca.org.br/1000-dias).

O lançamento da campanha aconteceu no dia 8 de maio, no programa Bem Estar. Na semana seguinte, representantes da Pastoral da Criança deram entrevistas para o Bom Dia Paraná, Revista Crescer, Revista Época, TV É-Paraná, entre outros veículos. Um ponto positivo é que, além das inserções na Rede Globo e TVs afiliadas, “Toda gestação dura 1000 dias” gerou repercussão na imprensa de maneira geral. Boa parte das entrevistas foi realizada na exposição sobre os primeiros 1000 dias no Museu da Vida (tornando o espaço mais conhecido e mostrando mais elementos didáticos - paineis e bonecas). Meses depois, a campanha ainda é citada quando se trata de temas da gestação e dos dois primeiros anos de vida.

Outras atividades de assessoria

Devido à mudança no cargo de coordenadora nacional, o Núcleo de Comunicação colaborou na preparação para a transição de mandato da Ir. Vera Lúcia Altoé para a Ir. Veneranda Alencar, com a produção de um vídeo especial de despedida e atualização da vinheta dos vídeos semanais com mensagens baseadas no Evangelho. Todos os vídeos são feitos com o auxílio técnico da Associação Evangelizar é Preciso.

Outra atividade que foi mantida neste período de 2015 para 2016 é o informativo semanal, enviado por e-mail, com uma chamada para o tema trabalhado naqueles dias e outros links para notícias e conteúdos do site. Atualmente, a lista de envio já conta com cerca de 30 mil contatos (incluindo pessoas ligadas à Pastoral da Criança, parceiros e interessados que se inscreveram pelo site) - um aumento de 100% em relação ao total de contatos do ano anterior.

No que se refere aos comunicadores populares, ao longo do ano, foram realizadas duas viagens de pesquisa e testes para reformulação da ação. Um novo projeto foi elaborado.

Mais uma novidade do período foi a finalização do documentário “O Sonho de Tipsy”, que começou a ser produzido em 2014. Por iniciativa e com o apoio da Pastoral da Criança, a Bizum Comunicação, produtora sediada no Rio de Janeiro e dirigida pelo jornalista e documentarista Ernesto Rodrigues, fez um longa metragem sobre a vida e a obra da Dra. Zilda Arns Neumann. O documentário inclui registros documentais, fotográficos e audiovisuais. Também conta com depoimentos de mais de 50 personalidades, profissionais, líderes de instituições e amigos que foram protagonistas ou testemunhas de momentos marcantes de sua vida. Todo esse material também está sendo transformado em livro, que será lançado posteriormente.

Nos Encontros Regionais, as coordenações de setores receberam cópias do documentário, e foram motivadas a realizar exibições coletivas nas comunidades – especialmente no mês de agosto, em homenagem à data de nascimento da Dra. Zilda.

Materiais gráficos e digitais

O Museu da Vida gerou uma necessidade de materiais gráficos (tanto impressos, quanto para internet), como cartazes, banners, folders, cartilhas, cartões postais, painel sobre parceiros, lonas expositivas na Trilha do Bosque em parceria técnica com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), atualização de cubos para mostra interna, desenvolvimento de peças gráficas e auxílio na montagem de exposições (“Casa comum, nossa responsabilidade”, por exemplo).

Esses trabalhos somaram-se às demandas rotineiras relacionadas à atualização dos materiais educativos da Pastoral da Criança, como padronização das fichas de capacitação, correção de arquivos de Dicas, banners, ilustrações, apostilas de capacitação e cartelas de orientações do Acompanhamento Nutricional, apostilas para os Encontros Regionais, Manual do Ramo, fichas para a campanha de doação pela conta de energia elétrica, Caderno do Líder Verde, FABS, Laços de Amor e outros materiais de apoio à missão dos voluntários.

Para a Pastoral da Criança Internacional (PCI), foram realizados os seguintes trabalhos: criação e diagramação de projetos de apoio institucional; elaboração do livro Dame la mano y danzaremos no formato digital Epub; atualização de materiais, como o livro Juegos y Juguetes, Caderno do Líder de Moçambique e Guiné-Bissau, FABS Azul e Laços de Amor (em espanhol); e suporte à campanha Pequenos Reis Magos, com desenvolvimento de materiais e apresentações impressas e digitais (em português e inglês), cartaz, flyer, páginas no site, entre outros.

Outro ponto importante deste período foi a continuidade da Revista Pastoral da Criança, a partir do projeto editorial apresentado no ano anterior, incluindo a criação de infográficos para as reportagens especiais e outros textos, conforme as características das informações. E, também, a atualização do Guia do Líder 2015 (16ª ed). As edições da revista e o novo Guia do Líder foram, ainda, convertidos para leitura em computador, celular ou tablet – através do formato Epub, conforme as edições passadas.

Com o intuito de sempre melhorar a qualidade dos materiais e padronizar o uso da marca, teve início a elaboração do Manual de Identidade Visual da Pastoral da Criança, atividade que será finalizada no próximo período.

Celebração Dra. Zilda

Os últimos meses de 2014 e o primeiro mês de 2015 formaram um período de grande volume de atividades de assessoria de imprensa na Pastoral da Criança, por conta da Celebração Dra. Zilda - Vida plena para todas as crianças, que marcou o quinto ano de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann e também convidou a sociedade a assumir compromissos pelas causas da criança.

Para divulgar o evento, foram preparados diversos materiais, como sugestões de pauta enviados para o mailing (contatos de imprensa) atualizado com mais de 100 contatos do Brasil, com destaque para meios de comunicação do Paraná e Região Metropolitana de Curitiba; matérias para o site institucional; atendimento aos jornalistas antes e durante o evento; coletiva de imprensa; transmissão ao vivo pela TV, internet e rádio; além de cobertura ao vivo do evento e material informativo pós-evento.

Em 2014, um hot site foi criado dentro do site da Pastoral da Criança especialmente para o evento https://www.pastoraldacrianca.org.br/celebracao-dra-zilda. Neste espaço, foram publicados 31 textos. Na semana da Celebração Dra. Zilda, foi inserida uma aba chamada “Cobertura”. Nela foi possível encontrar os conteúdos produzidos, em cinco categorias: ao vivo, depoimentos, fotos, notícias e áudios. Para isso, foi muito importante a colaboração de 21 voluntários, que atuaram em tarefas de web, fotografia, produção de textos em tempo real, credenciamento da imprensa, coleta de histórias dos peregrinos e auxílio aos jornalistas no estádio.

Toda essa ação resultou em um clipping (relação das publicações) composto por 120 citações com links, sendo estes conteúdos publicados em vídeos, impressos e de material noticioso para internet. Não foram contabilizados banners em blogs e sites institucionais, apenas aqueles que tinham caráter de produção jornalística. Entretanto, muitos dos atendimentos realizados não foram disponilizados na internet. Significa que há ainda produções que não foram contabilizadas neste número, como matérias feitas para emissoras de abrangência nacional, como SBT (Rede Massa) e Rede Record (RICTV), por exemplo. A emissora com o maior número de citações foi a RPCTV, incluindo cinco inserções ao vivo na semana do evento - duas regionais (Paraná TV - primeira e segunda edições) e duas de alcance nacional pela Rede Globo (Jornal Hoje e Jornal Nacional).

Uma parceria com a E-Paraná – Rádio e Televisão Educativa do Paraná permitiu que todo o evento – desde o Compromisso com a Criança até a Celebração Eucarística e entrega da moção de apoio ao pedido de abertura do processo de beatificação – fosse disponibilizado ao público que estava em casa. A E-Paraná foi responsável pela transmissão ao vivo e disponibilizou o sinal para outras emissoras. Entre elas, a Rede Evangelizar é Preciso e redes associadas, num total de 11 emissoras da rede, alcançando cinco estados do Brasil. A Rede Evangelizar transmitiu o evento também via rádio, sendo que 18 emissoras confirmaram a retransmissão. O conteúdo foi disponibilizado ainda no site da Pastoral da Criança.