Vacina

De wiki2
Revisão de 10h12min de 3 de abril de 2017 por Reginadn (Discussão | contribs) (Vacinas para Gestante)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Vacinas para Crianças

O bebê nasce com poucas defesas contra algumas doenças, por isso ele precisa da proteção de vacinas. Líder, é importante que você incentive e oriente mães e pais a vacinarem seu bebê. Algumas vacinas precisam de mais de uma dose para fornecer uma proteção total contra a doença. Por isso é importante que as crianças tomem todas as doses indicadas de vacinas para fi car bem protegidas.Líder, se algum bebê ou criança estiver com a vacinação atrasada, oriente os pais para que ela seja levada ao serviço de saúde para receber as doses que faltam.

Pode haver pequenas diferenças pela introdução de novas vacinas ou por doenças específicas da sua região. É bom que você, líder, procure o serviço de saúde e se informe sobre o calendário adotado e anote no seu Caderno qualquer mudança. Assim pode ajudar na orientação aos pais.

O calendário de vacinação está no Caderno do Líder.

Confira o Calendário em PDF http://alfresco.pastoraldacrianca.org.br:8080/share/page/context/shared/document-details?nodeRef=workspace://SpacesStore/191354b1-7ab4-4e31-a7be-f572a4cd8eac

Vacinas para Gestante

A prevenção é a melhor maneira de evitar algumas doenças que podem ocorrer durante a gravidez. Como algumas delas podem não apresentar nenhum sinal ou sintoma, é importante se prevenir.

Em algumas situações durante a gestação, a vacina ajuda a proteger a mãe e também o bebê, que ainda não possui um sistema de defesa tão forte. As células de defesa da mãe passam através da placenta e do leite materno.

Entre as doenças que podem ser prevenidas, estão: tétano/difteria, gripe, hepatite B, raiva e rubéola.

Confira o Calendário em PDF http://alfresco.pastoraldacrianca.org.br:8080/share/page/context/shared/document-details?nodeRef=workspace://SpacesStore/bc894a39-7584-44ff-bb22-2c5b256473dd

Vacina contra febre amarela

A vacina contra febre amarela apresenta eficácia acima de 95% e é a melhor maneira de se proteger. No Brasil, é produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, desde 1937, com vírus vivos atenuados. Considera-se que duas doses da vacina garantem proteção para a vida toda.

De acordo com o Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, “a vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente. A vacina está recomendada nas ações de rotina dos programas de imunizações (Calendário Nacional de Vacinação), e deve ser aplicada em residentes da Área Com Recomendação de Vacina (ACRV) e em viajantes que se deslocam para essa área”.

Vale lembrar que a imunização deve ocorrer dez dias antes de ingressar em área com risco de transmissão. Em caso de dúvida sobre a necessidade ou não de tomar a vacina, consulte o serviço de saúde de sua cidade.

Febre amarela.png

Saiba mais em https://www.pastoraldacrianca.org.br/noticias2/4283-como-se-proteger-do-surto-de-febre-amarela