Desenvolvimento Infanfil

De wiki2
Revisão de 17h45min de 14 de novembro de 2018 por Veroni (Discussão | contribs) (Fundamentação de Desenvolvimento Infantil)

Ir para: navegação, pesquisa

Desenvolvimento Infantil - Oficina do tema 330

Desde os primeiros anos de fundação da Pastoral da Criança, a Dra. Zilda Arns Neumann, já falava sobre o desenvolvimento infantil e recordava aos líderes voluntários: "Precisamos ter informação adequada sobre a saúde da criança, visando diminuir, a curto prazo, a morte e doenças infantis e propiciar o desenvolvimento da potencialidade da criança para que tenham melhor desempenho no futuro."

Um olhar sobre o cenário atual do desenvolvimento infantil sofre a influência do meio onde as crianças estão inseridas. Atualmente, a longa jornada de trabalho dos pais, a violência das grandes cidades, a falta de saneamento, a limpeza das ruas e as novas tecnologias afetam o modo de viver e brincar das crianças. Esse cenário se torna um desafio para os líderes da Pastoral da Criança, que tanto incentivam e orientam o desenvolvimento infantil. Para ajudar no desenvolvimento integral das crianças, incentivar as famílias e escutar as mães, os líderes da Pastoral da Criança podem, no momento da visita domiciliar:

- Valorizar o que as famílias fazem de bom para cuidar de seus filhos;

- Conversar sobre os cuidados e a educação das crianças;

- Alertar os sinais de perigo para a saúde da gestante e da criança;

- Identificar situações desfavoráveis para o desenvolvimento da criança;

- Estimular a família para sorrir, conversar, cantar, rezar e brincar com a criança;

- Falar sobre os 10 Mandamentos para a Paz na Família;

- Procurar, juntos, formas de resolver problemas;

- Incentivar a família para construir brinquedos com a criança.

O desenvolvimento infantil, favorece o engatinhar, o andar, o falar, entre outras. Essas são habilidades adquiridas pelas crianças ao longo do tempo e que fazem parte do desenvolvimento infantil. Mas há muito mais aspectos para considerar. O desenvolvimento infantil pode ser definido como um processo de amadurecimento das diversas aptidões e habilidades e que dependem da interação das crianças com outras pessoas. Dentre as competências e habilidades, é possível citar as perceptivas, motoras, cognitivas, linguísticas, socioemocionais e autoreguladoras.

Pensando nos cuidados essenciais das crianças, a Pastoral da Criança ofereceu uma edição especial da Revista sobre o tema Desenvolvimento Infantil e parte integrante da Oficina 330. Esse material tem a finalidade de capacitar os líderes voluntários sobre os cuidados e a relevância do Desenvolvimento Infantil para às crianças mais vulneráveis de todo o Brasil. As primeiras capacitações ocorreram em outubro de 2017, na sede Nacional da Pastoral da Criança.