Comunicadores Populares
Índice
Apresentação
A Ação Comunicação Popular é mais um material educativo produzido pela Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, resultado da experiência de capacitação testada nas Cinco Regiões do Brasil. É um texto base para os comunicadores populares da Pastoral da Criança que pode ser adaptado conforme os costumes e a cultura de cada lugar.
Nosso desejo é que esse material sirva para fortificar a rede dos comunicadores populares nas bases e cobrir algumas lacunas na divulgação das informações, como também melhorar a comunicação na Missão da Pastoral da Criança junto às comunidades, às famílias e às crianças acompanhadas em todo o Brasil.
Aqui, você encontrará alguns meios comunicacionais que proporcionará, de forma dinâmica, espaço de fortalecimento da espiritualidade em Jesus Cristo, que optou pelo diálogo como forma de comunicação que fala para o homem inteiro.
Que você Comunicador possa compartilhar informações e as faça chegar à sua comunidade, fazendo da comunicação popular mais um meio de buscar vida em abundância para todas as crianças!
Ir. Vera Lúcia Altoé Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Dom Aldo di Cillo Pagotto Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança
Passo a passo da capacitação
Explique o tópico. O processo da partilha de ideias, de experiências de vida e informações se realiza mediante a comunicação! A criatividade flui! Estabelece conexões entre um jovem e outro! Entre uma comunidade e outra! Entre uma família e outra! Entre as crianças! Com isso, o propósito é dar, receber e trocar informações!
Essa cartilha foi feita para servir como base apenas para as atividades que você vai desenvolver. O ideal é que ela seja usada como um roteiro, que pode ser modificado e aprimorado com as experiências de sua comunidade.
O passo a passo da capacitação aqui sugerido é dividido em cinco partes:
- Preparação do ambiente.
- Espiritualidade – mística.
- Sugestão de dinâmicas de apresentação.
- Apresentação do roteiro da capacitação.
- Introdução aos módulos de conteúdo.
“Pouco a pouco. Passo a passo. O caminho se faz...”
1º Passo - Preparação do Ambiente
Preparação do ambiente
Importante! Faz-se necessário que você comunicador chegue um pouco antes dos demais participantes no local da capacitação para que junto com o (a) coordenador (a) de ramo (comunidade) e alguns líderes, possam preparar o ambiente.
Utilize símbolos que representem as técnicas de comunicação que irão ser trabalhadas na capacitação. A Bíblia, nunca deve faltar! Vela, água, terra, sementes, Guia do Líder, CD do Programa Viva a Vida, Jornal da Pastoral da Criança, microfone, se tiver e outros símbolos da realidade local ou que representem a Missão da Pastoral da Criança em sua comunidade. Seria interessante utilizá-los para ajudar na mística e no decorrer da capacitação.
2º Passo - Espiritualidade - Mística
Descobrir o segredo da vida! O mistério da vida! De repente aquilo que era comum e cotidiano aparece numa nova luz. O instrumento de comunicação é a Bíblia – fonte da Palavra de Deus e relatos das experiências de Jesus de Nazaré no meio do seu povo visitando as famílias, falando de comida e de bebida. Isso faz reencontrar a experiência pessoal e comunitária de Pastoral da Criança, na experiência do povo de Deus na Bíblia e na experiência de Jesus. É a luz do Espírito de Deus a iluminar sua missão de comunicador popular testemunhando Jesus.
s
s
Cada comunidade pode sugerir um canto ou utilizar uma oração (preparada pela comunidade) ou até mesmo orientações do “Ofício Divino das Comunidades” para motivar o início da capacitação. Uma sugestão:
Oração ao sol nascente
(Oração indiana traduzida por Fr. Adolfo Temmer)
Procuramos uma posição firme sentindo o chão debaixo dos pés, como se lançássemos raízes na terra e colocamos as mãos postas diante do peito, dizendo:
- – Senhor! Aqui estou com toda simplicidade. Tu em mim e eu em ti! Depois abrimos as mãos, fazendo dela uma concha e dizemos: – Estou pronto para dar e receber! Depois, abrimos os braços em cruz, dizendo: – Estou pronto para aguentar todas as tensões do dia. Tanto do corpo, como da alma e do espírito! Depois, juntamos as mãos sobre a cabeça e formamos uma flor que se abre para cima, dizendo: – Estou aberto e pronto para me deixar encher com a luz do teu Espírito! Depois nos inclinamos profundamente colocando as mãos sobre as canelas, sobre as coxas, o ventre, o peito, a boca e a testa. Nisso, dizemos: – Diante de Ti apresento o meu caminhar (canelas), a minha firmeza (coxa),o meu sentir (ventre), o meu amar (peito), o meu falar (boca), o meupensar (testa). Tudo isso trago diante de Ti, à Luz do teu Espírito!
Depois levantamos as mãos postas novamente diante do peito dizendo:
- – Senhor! Aqui estou pronto para te servir com toda simplicidade da maneira que eu puder. Amém!
(Assim enfrentamos o dia ou iniciamos as atividades da capacitação)
3º Passo - Dinâmicas de Apresentação
Além da dinâmica aqui apresentada como sugestão, a comunidade pode sugerir e orientar outras dinâmicas conforme a criatividade. Também pode consultar os Anexos.
- Dinâmica do Túnel – Em coro, chamar o nome da pessoa. Ela passa pelo túnel humano sendo tocada ou embalada (passa sobre os braços do
- túnel humano) ao som do refrão: “Embala eu mamãe (2X), cuida de mim!”