Líder colaborador
Líder Colaborador que é aquele que, além de atuar como líder acompanhando gestantes e crianças, tem disponibilidade para capacitar novos líderes (até 3 pessoas) na sua própria comunidade. Conforme as possibilidades de ambas as partes para estudar o Guia e realizar as tarefas práticas.
Objetivo
Facilitar a formação de novos líderes e possibilitar a atuação de líderes com perfil de capacitador.
Proposta
1- O Líder Colaborador não realizaria todas as etapas, ele faria algumas etapas e o capacitador outras. Juntos eles podem pensar qual a etapa que o capacitador estaria realizando e qual o Líder Colaborador;
2- A ficha de inscrição do novo líder é o capacitador que assina; o líder Colaborador fica como auxiliar;
3- Número máximo de pessoas 03;
4- Realização da etapa: poderia ser feita na casa da família acompanhada, referente ao período estudado.
Por exemplo: gestante no 2º trimestre de gestação), caso a mesma permitisse.
Caso não permita, a parte prática (mini-oficinas) aconteceria junto com as tarefas de casa e o Líder Colaborador estaria junto.
Por exemplo: na etapa sobre a gestante no segundo trimestre de gestação, a entrega do laços de amor e a conversa com a gestante já aconteceria com uma gestante acompanhada.
OBS.: caso não seja possível encontrar alguma gestante ou mãe com criança na faixa etária trabalhada na etapa, é possível fazer com gestante ou criança de outro período ou idade. O importante é ter a parte prática com alguma gestante e alguma mãe.
5- Carga horária por etapa 1h30.
Obs.: Não poder acontecer todas as etapas no mesmo fim de semana.
6- Não pode ter várias turmas ao mesmo tempo.
7- Pode começar uma nova pessoa no meio da capacitação. Por exemplo: o Líder Colaborador está capacitando 2 pessoas já estão na 7° etapa e tem mais uma pessoa que quer ser capacitada; então pode começar com ela na 8° etapa e depois que concluir a 16° etapa , retorna para a 1° etapa com esta pessoa que começou depois.
Encaminhamentos
Na Reunião da CNPC na data de 27 de setembro de 2016, ficou resolvido que será realizado teste da proposta em 3 dioceses: Curitiba Norte, Curitiba Sul, Coroatá.
Em Janeiro de 2017 incluímos os setores: Curitiba - Oeste (PR), Santo Ângelo (RS), Sorocaba (SP) e Manaus (AM)
Dicas do Líder Colaborador
https://www.pastoraldacrianca.org.br/images/materiaiseducativos/Dicas_57_LIder_Colaborador.pdf
Dúvidas
1- O líder Colaborador está atuando já faz um ano no seu ramo, e gostaria de ser capacitador. Ela precisa passar por ascensão?
Sim, ele precisa passar pela ascensão.
Quantas pessoas o líder Colaborador teria que capacitar para se tornar um capacitador?
Não tem um número determinado, sim o capacitador que esta acompanhando que vai avaliar se já pode passar pela ascensão a capacitador