Museu da Vida

De wiki2
Revisão de 15h54min de 6 de novembro de 2017 por Esantos (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

O Museu da Vida, criado pela Pastoral da Criança, em 12 de dezembro de 2014, situado em Curitiba/PR, é ambiente de múltiplas possibilidades, em que temas

essenciais para a construção de um mundo melhor são explorados de forma lúdica e inovadora. As exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita.

Para isso, o Museu da Vida oferece exposições que promovem a reflexão de temas como saúde, nutrição, educação e cidadania, que estimulam a criatividade, a curiosidade, o diálogo e a boa convivência entre as gerações: 1000 Dias, Pastoral da Criança em Ação, Cantinho do Brincar e Memorial Dra. Zilda. Um espaço Pensado para crianças e adultos.

As exposições enfatizam o papel da brincadeira livre, contribuindo para a construção da imaginação, do pensamento, da fala, da autonomia e promovendo o diálogo entre as gerações. Além das exposições, possui 13.000 m² de Mata Atlântica, com a Trilha do Bosque e Rua do Brincar.

Conquistas do Museu da Vida em 2017

No ano de 2017, o Museu da Vida conquistou duas grandes melhorias nas suas exposições permanentes, graças ao apoio da iniciativa privada, destaque para a Unilever e Instituto Joel Malucelli, como também pessoas físicas.

PC em acao.png

- Pastoral da Criança em Ação

Para a Pastoral da Criança, a pobreza é a pior forma de violência. Sabe-se que cada R$1,00 investido em primeira infância gera uma economia de R$7,00 em gastos com saúde, drogadição, violência e criminalidade. Já pensou em como seria ser líder comunitário por um dia? Nessa exposição inaugurada no dia 06 de outubro de 2017 é possível caminhar por entre casas cenográficas e viver o dia a dia das pessoas mais importantes da Pastoral da Criança.

Os visitantes encontram muitas possibilidades de interagir, conhecer  e vibrar pela missão da Pastoral da Criança. Uma exposição para renovar atitudes e mostrar o maior valor,  na atuação dos líderes voluntários, da Pastoral da Criança.

- 1000 Dias

Mil Dias.png

Com novo modelo e maior interatividade a exposição 1000 DIAS reinaugurada no dia 05 de setembro de 2017 foi planejada com muito cuidado para disponibilizar aos visitantes, o que há de melhor em reflexão e aprendizado. Estudos comprovam que o cuidado que mães e pais dedicam nos primeiros 1000 DIAS do bebê (270 da gestação + 365 do primeiro ano + 365 do segundo ano) são primordiais para uma vida saudável, mesmo depois de adulto.

A exposição conta com recursos interativos com imagens fotográficas, áudio, vídeo, jogos, brinquedos, cenários, entre outros, elaborados a partir de conteúdo embasado em conhecimento científico. O mesmo zelo dedicado durante os nove meses evem acontecer nos primeiros dois anos de vida para garantir a vida em abundância.

Numero de Visitantes

Museu da Vida 2015/2016 2016/2017 % crescimento
Número total de visitantes ao Museu da Vida 17.995 21.402 18,9%

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança. Relatório Extrato de Indicadores, Abrangência por níveis Coordenação Nacional. Comparando o período de 01/10/2015 a 30/09/2016 e  01/10/2016 a 30/09/2017

Disponível em -- http://www.pastoraldacrianca.org.br – [ 2017 out 17 ]

A expansão do Museu da  Vida e o percentual de crescimento se refere a alguns dados que precisamos considerar como base:

-   há uma equipe multidisciplinar focada  na divulgação do Museu da Vida;

-  os temas das exposições são relevantes  e integram propostas curriculares nas escolas;

-  espaços livres e abertos aos interesses das famílias e da sociedade em geral;

-  o clima mais quente e ensolarado favorece  e motiva o  visitante para  sair de casa.

- as oficinas interacionistas  e criativas desenvolvidas no Domingo do Brincar  animam e congregam as famílias.

Plano Museológico