Mudanças entre as edições de "Indicadores de Brinquedos e Brincadeiras"

De wiki2
Ir para: navegação, pesquisa
(acrescimo fonte)
 
(30 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Fundamentação ==
+
==   Fundamentação ==
A Pastoral da Criança, desde sua fundação, procura orientar e ajudar as famílias sobre os cuidados, a atenção, o zelo que todos devem ter com as crianças e a importância do brincar. Hoje, já se sabe que os primeiros anos de vida são muito importantes para a formação do ser humano, tanto fisicamente, quanto para o desenvolvimento emocional e social.  
+
A Pastoral da Criança, desde sua fundação, procura orientar e ajudar as famílias sobre os cuidados, a atenção, o zelo e a importância do brincar que todos devem ter com as crianças. Hoje, já se sabe que os primeiros anos de vida são muito importantes para a formação do ser humano, tanto fisicamente, quanto para o desenvolvimento emocional e social.  
  
A nova lei, conhecida como o Marco Legal da  Primeira Infância, Lei nº 13.257, aprovada, em 08 de março de 2016, dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que constituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. O Marco Legal da Primeira Infância é uma das mais avançadas leis do mundo em Políticas Públicas para a Primeira Infância. Eleva a um novo patamar as conquistas que o Brasil já incorporou à sua legislação. Materializa, em política social, aportes científicos sobre desenvolvimento infantil, experiências profissionais inovadoras e práticas de boa gestão pública, e favorece condições para a criança viver plenamente seus primeiros anos e desenvolver seu potencial humano. Os direitos das crianças devem ser prioridades permanentes da Nação, garantidas em quaisquer circunstâncias.  
+
A nova lei, conhecida como o Marco Legal da  Primeira Infância, Lei nº 13.257, aprovada em 08 de março de 2016, dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que constituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com o Marco Legal, a criança ganha mais oportunidade de ter programas de governo que articulados, poderão conversar entre si. Ela também vai ser beneficiária do direito de brincar, do direito de ter  espaços seguros para suas brincadeiras, de frequentar creches, de boa qualidade. A lei reforça todo o atendimento que é preciso ter no nível domiciliar. Fique por dentro e leia mais pelo link:
  
Com esse Marco Legal, a criança ganha mais oportunidade de ter programas de governo que articulados, poderão conversar entre si. Ela também, será beneficiária do direito de brincar, do direito de ter  espaços seguros para suas brincadeiras e de frequentar  creches de boa qualidade. A lei reforça todo o atendimento que é preciso ter no nível domiciliar. Também, define claramente que é preciso  adultos responsáveis  no acompanhamento das crianças, para um atendimento adequado.
+
<nowiki>https://pastoraldacrianca.org.br/crianca/3846-como-observar-e-estimular-o-desenvolvimento-infantil</nowiki>
  
Na Pastoral da Criança, o brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. A relação afetiva, os cuidados essenciais e o brincar, exercem um papel importante nos primeiros mil dias de vida. Nas diferentes brincadeiras, as crianças tem um aprendizado muito importante, que depois levarão para a vida adulta, como: a socialização, a capacidade criativa e inventiva, a partilha, alegria e bom humor, entre tantos outros benefícios.
+
O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. A relação afetiva, os cuidados essenciais e o brincar, exercem um papel importante nos primeiros mil dias. Nas diferentes brincadeiras, as crianças tem aprendizados muito importantes que levarão para a vida adulta, como: a socialização, a capacidade criativa e inventiva, a partilha, alegria e bom humor, entre tantos benefícios. Leia mais no link a seguir:                        <nowiki>https://pastoraldacrianca.org.br/brincar</nowiki>
  
O brincar é uma necessidade para todas as crianças, pois é muito importante para o seu desenvolvimento. Na ação Brinquedos e Brincadeiras, as crianças têm oportunidade de desenvolver habilidades, competências e favorecer sua saúde. Por isto, o brincar é uma atividade fundamental para a formação da vontade e da autonomia, características importantes para a construção de uma cidadania critica, ativa e responsável.
+
Evidências científicas comprovam a importância do brincar na primeira infância. Brincar é uma atividade fundamental para a formação da vontade e da autonomia, o que favorece a construção de uma cidadania critica, ativa e responsável. A revista cientifica ''The Lancet'', uma das mais antigas e prestigiadas na área médica, publicou em outubro a série ''Advancing Early Childhood Development: from Science to Scale''. (Desenvolvimento Avançado da Primeira Infância: da ciência à medida)
  
Na brincadeira de faz de conta, a criança imita a vida dos adultos e procura entender o significado do que eles fazem, aprendendo sobre a cultura em que vive,  a aceitar regras, a imaginar e formar um pensamento apoiado em ideias, o que irá ajudá-la a desenvolver um pensamento lógico e formal.
+
Fonte: <nowiki>https://pastoraldacrianca.org.br/noticias2/4209-the-lancet-lanca-serie-sobre-a-importancia-de-se-investir-na-primeira-infancia</nowiki>
 
 
Brincar ao ar livre, tomando sol, sentindo o vento e até a chuva, correndo, subindo, descendo e pulando, permite que a criança explore seu corpo utilizando suas mãos, seus pés, seus sentidos e tenha mais oportunidade de interagir com crianças de diferentes idades.
 
 
 
Na brincadeira a criança explora os seus interesses de forma natural, estabelece relações afetiva, aprimora a imaginação e encontra soluções criativas para a resolução dos seus problemas. O brincar eleva a autoestima, desperta para o belo e pode ser um caminho precioso para ser feliz, além de ser um aliado poderoso contra a depressão e ansiedade infantil. Brincando de forma livre a criança torna-se mais segura e confiante. 
 
 
 
A ação de Brinquedos e Brincadeiras favorece todas essas atividades de forma livre e criativa. Brincando com as crianças, levamos vida em abundância para todas elas e oferecemos condições para garantam os indicadores de oportunidades e conquistas.
 
  
 
== Objetivo Geral ==
 
== Objetivo Geral ==
Linha 22: Linha 16:
  
 
== Objetivos Específicos ==
 
== Objetivos Específicos ==
- promover e defender o direito de brincar mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança;  
+
- Promover e defender o direito de brincar mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança;  
 
 
- incentivar e valorizar a brincadeira de livre escolha da criança: a criança é quem escolhe livremente como, com quem, onde quer brincar, ou seja, ela brinca pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;
 
 
 
- valorizar a cultura e a identidade das famílias e das comunidades pelo resgate de seus brinquedos, brincadeiras, contos, danças, cantigas e músicas;
 
 
 
- oferecer às crianças, pais e familiares a oportunidade de compartilhar brincadeiras, reforçando assim a criação de laços entre as gerações.
 
 
 
== Referenciais teóricos ==
 
1. Manual '''Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade''' É de uso pessoal do Brinquedista como fonte de consulta e inspiração para as atividades que serão desenvolvidas na comunidade. É um referencial teórico fundamental no desenvolvimento infantil e que contem a proposta da Pastoral da Criança no que diz respeito a Ação Brinquedos e Brincadeiras.
 
  
2.  Manual '''Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras'''. Um material para  multiplicar  a ação na Pastoral da Criança. Direcionado especialmente aos coordenadores, multiplicadores e capacitadores para que possam implantar e acompanhar a Ação Brinquedos e Brincadeiras. O livro sugere roteiros de capacitação, metodologia e textos com a finalidade de apoiar e estimular a ação na comunidade.
+
- Incentivar e valorizar a brincadeira de livre escolha da criança: a criança é quem escolhe livremente como, com quem, onde quer brincar, ou seja, ela brinca pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;
  
3. '''Dicas nº 51'''
+
- Valorizar a cultura e a identidade das famílias e das comunidades pelo resgate de seus brinquedos, brincadeiras, contos, danças, cantigas e músicas;
  
O Dicas número 51, “O brincador e a brincadeira da criança”, destaca pontos essenciais da Pastoral da Criança para a Ação de Brinquedos e Brincadeiras e da importância do Brincar. Este “Dicas” é destinado ao brincador para sua atuação na comunidade.
+
- Oferecer às crianças, pais e familiares a oportunidade de compartilhar brincadeiras, reforçando assim a criação de laços entre as gerações.  
  
O brinquedista tem um papel importante na defesa da brincadeira da criança.  Ele prepara, orienta e acompanha os brincadores. Conversa com as famílias e busca soluções, a fim de criar espaços e oportunidades para as crianças brincarem livremente em casa e na comunidade. O brinquedista recebe capacitação tipo P77.
+
== Análise dos Indicadores ==
  
O brincador  pode ser um adolescente, jovem ou idoso que tenha disponibilidade para atuar nas Ruas do Brincar e principalmente na Celebração da Vida, orientados previamente pelos brinquedistas.
+
=== '''Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)''' ===
 +
'''Brasil'''
  
 +
Na efetivação da análise do indicador - ''Número de Brinquedista  que atuaram no período'' percebemos que na '''perspectiva de Brasil''' houve uma queda na atuação, no grau comparativo de 2016/2º e 2017/2º. No entanto podemos dar destaque para algumas  situações pontuais que superaram os obstáculos e impulsionaram os Brinquedistas na realização da missão:
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
| colspan="2" |'''Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)'''
 
|
 
|
 
|-
 
|Trimestre : 2016 / 4 à 2015 / 4
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
 
|'''Brasil'''
 
|'''Brasil'''
|'''2016/ '''  
+
|'''2016/ '''  
|'''2015 / '''   
+
|'''2017 / '''   
|'''Variação %'''
+
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
 
|Número de brinquedistas que atuaram no período
 
|Número de brinquedistas que atuaram no período
|9883
+
|10106
|10692
+
|9.168
| -7,57
+
| -9,28
 +
|}
 +
 
 +
'''Estados'''
 +
 
 +
Destacamos aqui os '''seis  primeiros estados''' que tiveram o maior número de Brinquedistas atuando no período. A '''região Sudeste''' superou as expectativas e apresentou o melhor número de Brinquedistas que atuaram no período. Juntos podemos crescer e abraçar o desafio como meta de investimento na Primeira Infância.
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''ESTADO'''
 +
|'''2ºTRI/2017'''
 +
|'''2ºTRI/2016'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
|
+
|(53) DISTRITO FEDERAL
|
+
|25
|
+
|20
|
+
|27
 
|-
 
|-
|
+
|(35) SÃO PAULO
|
+
|971
|
+
|817
|
+
|18
 
|-
 
|-
|'''Setor'''
+
|(16) AMAPÁ
|'''2016/ 4º'''
+
|83
|'''2015 / 4º''' 
+
|72
|'''Variação %'''
+
|15
 
|-
 
|-
|(187) Oliveira
+
|(33) RIO DE JANEIRO
|42
+
|291
|4
+
|280
|941,67
 
|-
 
|(336) Luziania
 
|3
 
|0
 
|800
 
|-
 
|(51) Sobral
 
|57
 
|8
 
|655,56
 
|-
 
|(96) Amargosa
 
|23
 
 
|3
 
|3
|595
 
 
|-
 
|-
|(20) Lábrea
+
|(27) ALAGOAS
|4
+
|196
 +
|192
 
|1
 
|1
|450
 
 
|-
 
|-
|(391) Floriano
+
|(11) RONDÔNIA
|3
+
|104
|1
+
|106
|183,33
+
| -1
 
|-
 
|-
|(274) Curitiba - Oeste
+
|(15) PARÁ
|5
+
|749
|2
+
|781
|180
+
| -4
 
|-
 
|-
|(314) Pelotas
+
|(26) PERNAMBUCO
|8
+
|617
|4
+
|652
|138,1
+
| -5
|-
 
|(103) Barreiras
 
|21
 
|9
 
|137,74
 
|-
 
|(179) Guanhães
 
|44
 
|19
 
|128,45
 
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|'''Estados'''
 
|'''2016/ 4º'''
 
|'''2015 / 4º''' 
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|(35) SÃO PAULO
 
|930
 
|808
 
|15,15
 
 
|-
 
|-
|(52) GOIÁS
+
|(32) ESPÍRITO SANTO
 +
|200
 
|213
 
|213
|195
+
| -6
|9,23
 
 
|-
 
|-
|(32) ESPIRITO SANTO
+
|(29) BAHIA
|233
+
|781
|215
+
|845
|8,82
+
| -7
 
|-
 
|-
|(23) CEARÁ
+
|(12) ACRE
|606
+
|86
|582
+
|93
|4,24
+
| -7
 
|-
 
|-
 
|(13) AMAZONAS
 
|(13) AMAZONAS
|162
+
|147
|158
+
|160
|2,21
+
| -8
|-
 
|(29) BAHIA
 
|879
 
|875
 
|0,4
 
|-
 
|(31) MINAS GERAIS
 
|1246
 
|1315
 
| -5,22
 
|-
 
|(26) PERNAMBUCO
 
|638
 
|692
 
| -7,79
 
|-
 
|(11) RONDÔNIA
 
|103
 
|113
 
| -9,29
 
|-
 
|(33) RIO DE JANEIRO
 
|286
 
|315
 
| -9,31
 
 
|-
 
|-
 
|(42) SANTA CATARINA
 
|(42) SANTA CATARINA
|339
+
|345
|379
+
|377
| -10,69
+
| -8
 
|-
 
|-
|(41) PARANÁ
+
|(43) RIO GRANDE DO SUL
|1204
+
|515
|1357
+
|566
| -11,27
+
| -9
 
|-
 
|-
|(27) ALAGOAS
+
|(52) GOIÁS
|183
+
|172
|208
+
|192
| -11,97
+
| -10
 
|-
 
|-
|(15) PARÁ
+
|(23) CEARÁ
|758
+
|520
|868
+
|587
| -12,69
+
| -11
 
|-
 
|-
|(43) RIO GRANDE DO SUL
+
|(17) TOCANTINS
|547
+
|37
|630
+
|42
| -13,3
+
| -11
 
|-
 
|-
|(51) MATO GROSSO
+
|(31) MINAS GERAIS
|374
+
|1127
|444
+
|1293
| -15,7
+
| -12
 
|-
 
|-
|(22) PIAUI
+
|(22) PIAUÍ
|160
+
|138
|191
+
|163
| -16,48
+
| -15
 
|-
 
|-
|(16) AMAPÁ
+
|(50) MATO GROSSO DO SUL
 +
|59
 
|71
 
|71
|85
+
| -16
| -16,5
 
 
|-
 
|-
|(53) DISTRITO FEDERAL
+
|(41) PARANÁ
|17
+
|1104
|21
+
|1333
| -17,74
+
| -17
 
|-
 
|-
 
|(24) RIO GRANDE DO NORTE
 
|(24) RIO GRANDE DO NORTE
|112
+
|105
|140
+
|133
| -20,02
+
| -21
|-
 
|(21) MARANHÃO
 
|205
 
|262
 
| -21,58
 
|-
 
|(25) PARAIBA
 
|282
 
|360
 
| -21,76
 
|-
 
|(28) SERGIPE
 
|145
 
|192
 
| -24,28
 
|-
 
|(50) MATO GROSSO DO SUL
 
|72
 
|98
 
| -26,32
 
|-
 
|(12) ACRE
 
|81
 
|122
 
| -33,65
 
|-
 
|(17) TOCANTINS
 
|33
 
|57
 
| -43,02
 
 
|-
 
|-
 
|(14) RORAIMA
 
|(14) RORAIMA
|6
+
|8
|12
+
|10
| -45,71
+
| -22
 
|-
 
|-
|
+
|(51) MATO GROSSO
|
+
|298
|
+
|387
|
+
| -23
 
|-
 
|-
|'''Regiões'''
+
|(25) PARAÍBA
|'''2016/ 4º'''
+
|241
|'''2015 / 4º''' 
+
|328
|'''Variação %'''
+
| -26
 
|-
 
|-
|(3) SUDESTE
+
|(28) SERGIPE
|2696
+
|117
|2652
+
|171
|1,63
+
| -31
 
|-
 
|-
|(2) NORDESTE
+
|(21) MARANHÃO
|3209
+
|135
|3501
+
|225
| -8,33
+
| -39
 +
|}
 +
'''Regiões'''
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''ESTADO'''
 +
|'''2ºTRI/2017'''
 +
|'''2ºTRI/2016'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
 
|(5) CENTRO-OESTE
 
|(5) CENTRO-OESTE
|676
+
|554
|758
+
|669
| -10,72
+
| -17,16
 
|-
 
|-
 
|(4) SUL
 
|(4) SUL
|2089
+
|1964
|2366
+
|2276
| -11,72
+
| -13,7
 +
|-
 +
|(2) NORDESTE
 +
|2850
 +
|3295
 +
| -13,5
 
|-
 
|-
 
|(1) NORTE
 
|(1) NORTE
|1213
+
|1212
|1416
+
|1264
| -14,29
+
| -4,08
 +
|-
 +
|(3) SUDESTE
 +
|2588
 +
|2602
 +
| -0,55
 
|}
 
|}
Fonte: Dados extraídos em 14/03/2017. Tempo de extração:1m26s.
+
Apresentamos a análise dos '''dez setores'''  que ampliaram sua atuação em relação ao indicador:
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Brinquedista atuaram legenda.png|nenhum|miniaturadaimagem|301x301px]]
+
|'''Setor'''
![[Arquivo:Brinquedista atuaram 1.png|nenhum|miniaturadaimagem|518x518px]]
+
|'''2017/2°'''
|}
+
|'''2016 / 2º'''
{| class="wikitable"
+
|'''Variação (%)'''
|'''Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)'''
 
|
 
|
 
|
 
 
|-
 
|-
|
+
|(220) Campo Limpo
|
+
|20
|
+
|7
|
+
|205
 
|-
 
|-
|'''Brasil'''
+
|(377) Brasília - Samambaia
|'''2016/ 4º'''
+
|11
|'''2015 / 4º''' 
+
|4
|'''Variação %'''
+
|166,67
 
|-
 
|-
|Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)
+
|(274) Curitiba - Oeste
|10380
+
|8
|10830
+
|3
| -4,15
+
|140
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|'''Setor'''
 
|'''2016 †'''
 
|'''2015 ‡'''
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|(103) Barreiras
 
|34
 
|7
 
|369,75
 
 
|-
 
|-
 
|(187) Oliveira
 
|(187) Oliveira
|25
+
|42
|6
+
|18
|312,88
+
|127,27
 
|-
 
|-
|(237) Botucatu
+
|(218) São Paulo - Belém
|6
+
|17
|2
 
|203,05
 
|-
 
|(51) Sobral
 
|21
 
 
|8
 
|8
|181,72
+
|121,74
 
|-
 
|-
|(246) Araçatuba
+
|(35) Marabá
|32
+
|38
|15
+
|19
|115,37
+
|102,65
 
|-
 
|-
|(104) Teixeira de Freitas e Caravelas
+
|(244) Ourinhos
|48
+
|38
|24
+
|19
|103,8
+
|100,88
 
|-
 
|-
 
|(268) Lorena
 
|(268) Lorena
 +
|4
 
|2
 
|2
|1
+
|100
|83,05
 
 
|-
 
|-
|(339) São Luís de Montes Belos
+
|(96) Amargosa
|26
+
|16
|15
+
|8
|79,54
+
|97,92
 
|-
 
|-
 
|(242) Presidente Prudente
 
|(242) Presidente Prudente
|35
+
|42
|20
+
|23
|71,56
+
|80,58
|-
+
|}
|(243) Assis
+
'''Mapa dos Estados com Número de Brinquedistas que atuaram  no período de 2º/ 2016 e 2º/ 2017:'''
|1
+
 
|0
+
[[Arquivo:Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)legenda.png|esquerda|miniaturadaimagem]]
|69,7
+
[[Arquivo:Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)mapa.png|centro|miniaturadaimagem]]
|-
+
 
|
+
Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os trimestre 2º /2016 e 2º /2017. Indicador (BA), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.
|
+
 
|
+
'''Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)'''
|
+
 
 +
'''Brasil'''
 +
 
 +
Ao realizar a análise  na perspectiva de Brasil, vemos que o indicador permanece na média apresentando pequena variação do 2º/2016 para o 2º/  2017. Registramos um destaque para alguns pontos que merecem atenção positiva por apresentar melhoria no que se refere ao número de Brinquedista na comunidade.
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''Brasil'''
 +
|'''2017/ 2°'''
 +
|'''2016 / 2º'''
 +
|'''Variação %'''
 
|-
 
|-
 +
|Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)
 +
|8782
 +
|9524
 +
| -7,8
 +
|}
 +
'''Estados'''
 +
 +
Destacamos os '''sete estados''' que melhoraram e tiveram maior articulação, no período 2º/ 2016 em comparação ao 2º/2017, no que se refere ao número de brinquedista na comunidade:
 +
{| class="wikitable"
 
|'''Estados'''
 
|'''Estados'''
|'''2016 †'''  
+
|'''2017/2°'''
|'''2015 ‡'''  
+
|'''2016/2°'''
|'''Variação %'''
+
|'''Variação'''
 
|-
 
|-
|(32) ESPIRITO SANTO
+
|(53) DISTRITO FEDERAL
|188
+
|28
|161
+
|24
|16,68
+
|19,01
 
|-
 
|-
 
|(35) SÃO PAULO
 
|(35) SÃO PAULO
|831
+
|903
|759
+
|765
|9,38
+
|17,92
 
|-
 
|-
|(29) BAHIA
+
|(26) PERNAMBUCO
|952
+
|619
|890
+
|618
|7
+
|0,11
 
|-
 
|-
|(27) ALAGOAS
+
|(11) RONDÔNIA
|236
+
|102
|223
+
|103
|5,73
+
| -0,81
 
|-
 
|-
|(31) MINAS GERAIS
+
|(16) AMAPÁ
|1243
+
|58
|1216
+
|58
|2,25
+
| -0,86
 
|-
 
|-
|(53) DISTRITO FEDERAL
+
|(32) ESPÍRITO SANTO
|24
+
|161
|24
+
|164
|2,15
+
| -1,43
 
|-
 
|-
 
|(33) RIO DE JANEIRO
 
|(33) RIO DE JANEIRO
|325
+
|307
|325
+
|315
|0,24
+
| -2,44
 +
|-
 +
|(15) PARÁ
 +
|638
 +
|667
 +
| -4,42
 
|-
 
|-
 
|(52) GOIÁS
 
|(52) GOIÁS
|180
+
|160
|185
+
|167
| -2,7
+
| -4,59
 
|-
 
|-
|(25) PARAIBA
+
|(42) SANTA CATARINA
|400
+
|338
|414
+
|360
| -3,29
+
| -6,2
 
|-
 
|-
|(23) CEARÁ
+
|(12) ACRE
|646
+
|75
|668
+
|81
| -3,38
+
| -6,8
 
|-
 
|-
|(16) AMAPÁ
+
|(27) ALAGOAS
|69
+
|206
|73
+
|221
| -5,35
+
| -7
|-
 
|(13) AMAZONAS
 
|168
 
|177
 
| -5,41
 
 
|-
 
|-
 
|(43) RIO GRANDE DO SUL
 
|(43) RIO GRANDE DO SUL
|652
+
|564
|692
+
|609
| -5,73
+
| -7,46
 
|-
 
|-
|(42) SANTA CATARINA
+
|(29) BAHIA
|380
+
|791
|407
+
|859
| -6,75
+
| -7,89
 
|-
 
|-
 
|(41) PARANÁ
 
|(41) PARANÁ
|1181
+
|1024
|1276
+
|1113
| -7,42
+
| -7,97
 
|-
 
|-
|(26) PERNAMBUCO
+
|(23) CEARÁ
|663
+
|538
|718
+
|601
| -7,76
+
| -10,4
 +
|-
 +
|(31) MINAS GERAIS
 +
|1020
 +
|1187
 +
| -14,03
 +
|-
 +
|(22) PIAUÍ
 +
|140
 +
|167
 +
| -15,72
 
|-
 
|-
 
|(51) MATO GROSSO
 
|(51) MATO GROSSO
|416
+
|300
|452
+
|378
| -7,78
+
| -20,66
 +
|-
 +
|(25) PARAÍBA
 +
|188
 +
|239
 +
| -21,14
 
|-
 
|-
|(22) PIAUI
+
|(50) MATO GROSSO DO SUL
|186
+
|54
|205
+
|70
| -9,23
+
| -22,2
 
|-
 
|-
 
|(28) SERGIPE
 
|(28) SERGIPE
|208
+
|148
|230
+
|192
| -9,73
+
| -23,18
 
|-
 
|-
|(15) PARÁ
+
|(14) RORAIMA
|700
+
|8
|787
+
|10
| -10,98
+
| -23,73
 
|-
 
|-
 
|(24) RIO GRANDE DO NORTE
 
|(24) RIO GRANDE DO NORTE
|149
+
|102
|172
+
|135
| -13,08
+
| -24,23
|-
 
|(11) RONDÔNIA
 
|110
 
|128
 
| -14,32
 
 
|-
 
|-
 
|(17) TOCANTINS
 
|(17) TOCANTINS
|42
+
|32
|51
+
|43
| -17,09
+
| -25
 
|-
 
|-
|(12) ACRE
+
|(13) AMAZONAS
|92
+
|119
|112
+
|160
| -17,42
+
| -25,37
|-
 
|(50) MATO GROSSO DO SUL
 
|79
 
|104
 
| -24,4
 
|-
 
|(14) RORAIMA
 
|10
 
|14
 
| -25,5
 
 
|-
 
|-
 
|(21) MARANHÃO
 
|(21) MARANHÃO
|250
+
|159
|368
+
|221
| -32,14
+
| -27,74
 
|}
 
|}
Dados extraídos em 14/03/2017 16:20:01. Tempo de extração: 2m6s.
+
'''Destaque aos dez Setores que ampliaram o número de  brinquedista na comunidade, em relação ao período 2º/ 2016 e 2º/2017.'''
 
 
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Comunidade brinquedista 1.png|nenhum|miniaturadaimagem|298x298px]]
+
|'''Setor'''
![[Arquivo:Comunidade brinquedista 2.png|nenhum|miniaturadaimagem|597x597px]]
+
|'''2017/2°'''
|}
+
|'''2016/2°'''
{| class="wikitable"
+
|'''Variação'''
| colspan="4" |'''% Comunidade possui brinquedista ou brincador (CB)'''
 
 
|-
 
|-
|
+
|(391) Floriano
|
+
|5
|
+
|1
|
+
|650
 
|-
 
|-
|'''Brasil'''
+
|(220) Campo Limpo
|'''2016/ 4º'''
+
|31
|'''2015 / 4º''' 
+
|5
|'''Variação %'''
+
|510
 
|-
 
|-
|% Comunidade possui brinquedista ou brincador (CB)
+
|(268) Lorena
|9093
+
|5
|10058
+
|1
| -9,59
+
|328,57
 
|-
 
|-
|
+
|(274) Curitiba - Oeste
|
+
|8
|
+
|3
|
+
|182,35
 
|-
 
|-
|'''Setor'''
+
|(263) Aparecida
|'''2016/ 4º'''
+
|3
|'''2015 / 4º''' 
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|(187) Oliveira
 
|30
 
|4
 
|637,5
 
|-
 
|(268) Lorena
 
|2
 
|0
 
|600
 
|-
 
|(391) Floriano
 
|2
 
 
|1
 
|1
|300
+
|166,67
 
|-
 
|-
|(51) Sobral
+
|(218) São Paulo - Belém
|24
+
|13
 
|6
 
|6
|273,68
+
|122,22
 
|-
 
|-
|(179) Guanhães
+
|(234) Mogi das Cruzes
|40
+
|14
|16
 
|147,92
 
|-
 
|(237) Botucatu
 
 
|7
 
|7
|3
+
|93,18
|133,33
 
 
|-
 
|-
|(103) Barreiras
+
|(35) Marabá
 +
|37
 
|20
 
|20
|9
+
|88,98
|118,52
 
 
|-
 
|-
|(96) Amargosa
+
|(226) Santos
|27
+
|24
 
|13
 
|13
|103,8
+
|88,16
 
|-
 
|-
|(314) Pelotas
+
|(90) São Salvador da Bahia - III Região
|13
+
|22
|6
+
|12
|100
+
|86,62
 +
|}
 +
 
 +
'''Mapa dos Estados - Apresentação do  Número de Comunidades com Brinquedista referentes ao período 2º/2016 e 2º/2017s'''
 +
 
 +
[[Arquivo:Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)legenda.png|esquerda|miniaturadaimagem|176x176px]]
 +
[[Arquivo:Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)mapa1-01 15-04-44.png|centro|miniaturadaimagem|569x569px]] 
 +
 
 +
Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os trimestre 2º / 2016 e 2º / 2017. Indicador (B5), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.
 +
 
 +
=== '''% Comunidade que possui brinquedista ou brincador (CB)''' ===
 +
'''Brasil'''
 +
 
 +
A questão de % de Comunidades com Brinquedista ou Brincador, nos permite verificar que houve  uma queda na variação 2º/2016 para  2º/2017 no que tange a esfera do campo Brasil. Fica claro que há necessidade de articular o % de Comunidades com Brinquedista ou Brincador com a finalidade de favorecer as crianças e oferecer mais oportunidades.
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''Brasil'''
 +
|'''2017 / 2º'''
 +
|'''2016 / 2º'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
|(247) Campinas
+
|% Comunidade possui Brinquedista ou Brincador
|31
+
|29,1
|16
+
|29,7
|98,92
+
| -1,89
 +
|}
 +
'''Estados'''
 +
 
 +
Um destaque para os '''cinco estados''' que conseguiram manter um bom percentual de comunidades com Brinquedistas e Brincadores existentes.
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''Estado'''
 +
|'''2017/ 2º'''
 +
|'''2016 / 2º'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
|(215) São Paulo - Santana
+
|(35) SÃO PAULO
|17
+
|34,8
|9
+
|28,8
|87,04
+
|21,02
 
|-
 
|-
|
+
|(53) DISTRITO FEDERAL
|
+
|36,6
|
+
|33,3
|
+
|9,74
 
|-
 
|-
|'''Estado'''
+
|(26) PERNAMBUCO
|'''2016/ 4º'''
+
|27,6
|'''2015 / 4º''' 
+
|26
|'''Variação %'''
+
|6,19
 
|-
 
|-
|(32) ESPIRITO SANTO
+
|(33) RIO DE JANEIRO
|188
+
|28,6
|154
+
|27,9
|21,75
+
|2,57
 
|-
 
|-
|(35) SÃO PAULO
+
|(32) ESPÍRITO SANTO
|819
+
|25,1
|755
+
|24,6
|8,47
+
|1,79
 
|-
 
|-
|(27) ALAGOAS
+
|(41) PARANÁ
|208
+
|32,2
|199
+
|32,9
|4,1
+
| -2,12
 
|-
 
|-
|(16) AMAPÁ
+
|(29) BAHIA
|62
+
|22,6
|61
+
|23,1
|1,77
+
| -2,28
 
|-
 
|-
 
|(11) RONDÔNIA
 
|(11) RONDÔNIA
|99
+
|39
|99
+
|40,1
|0,51
+
| -2,7
 
|-
 
|-
 
|(23) CEARÁ
 
|(23) CEARÁ
|566
+
|34,8
|572
+
|35,8
| -0,99
+
| -2,75
 
|-
 
|-
|(13) AMAZONAS
+
|(43) RIO GRANDE DO SUL
|143
+
|43
|145
+
|44,2
| -1,38
+
| -2,8
 
|-
 
|-
|(29) BAHIA
+
|(15) PARÁ
|832
+
|30,5
|855
+
|32
| -2,75
+
| -4,65
 
|-
 
|-
|(33) RIO DE JANEIRO
+
|(52) GOIÁS
|299
+
|29,3
|308
+
|31
| -2,87
+
| -5,29
 
|-
 
|-
|(53) DISTRITO FEDERAL
+
|(42) SANTA CATARINA
|22
+
|35,8
|23
+
|37,8
| -5,04
+
| -5,31
 
|-
 
|-
|(26) PERNAMBUCO
+
|(12) ACRE
|610
+
|32,2
|652
+
|34,1
| -6,5
+
| -5,61
 
|-
 
|-
|(52) GOIÁS
+
|(27) ALAGOAS
|169
+
|37,4
|184
+
|39,7
| -8,05
+
| -5,82
 
|-
 
|-
|(43) RIO GRANDE DO SUL
+
|(17) TOCANTINS
|599
+
|13,6
|655
+
|14,4
| -8,58
+
| -5,93
 
|-
 
|-
 
|(31) MINAS GERAIS
 
|(31) MINAS GERAIS
|1103
+
|32,3
|1210
+
|34,5
| -8,83
+
| -6,46
 
|-
 
|-
|(41) PARANÁ
+
|(50) MATO GROSSO DO SUL
|1069
+
|21,5
|1184
+
|23,1
| -9,72
+
| -7,13
 
|-
 
|-
|(42) SANTA CATARINA
+
|(51) MATO GROSSO
|333
+
|36,3
|394
+
|39,3
| -15,47
+
| -7,82
 
|-
 
|-
|(15) PARÁ
+
|(16) AMAPÁ
|597
+
|51,3
|710
+
|56,9
| -15,93
+
| -9,71
 
|-
 
|-
|(51) MATO GROSSO
+
|(25) PARAIBA
|358
+
|15,5
|429
+
|17,4
| -16,56
+
| -10,81
 
|-
 
|-
|(21) MARANHÃO
+
|(22) PIAUÍ
|194
+
|15
|236
+
|17
| -18,12
+
| -11,76
|-
 
|(28) SERGIPE
 
|174
 
|217
 
| -19,6
 
 
|-
 
|-
 
|(24) RIO GRANDE DO NORTE
 
|(24) RIO GRANDE DO NORTE
|113
+
|22,4
|142
+
|25,8
| -20,14
+
| -13,26
 
|-
 
|-
|(22) PIAUI
+
|(21) MARANHÃO
|148
+
|14
|189
+
|16,5
| -21,67
+
| -15,28
|-
 
|(12) ACRE
 
|77
 
|110
 
| -30,24
 
|-
 
|(50) MATO GROSSO DO SUL
 
|62
 
|92
 
| -32,61
 
 
|-
 
|-
 
|(14) RORAIMA
 
|(14) RORAIMA
|8
+
|25,9
|13
+
|30,7
| -39,47
+
| -15,84
 
|-
 
|-
|(17) TOCANTINS
+
|(13) AMAZONAS
|26
+
|19
|48
+
|23,7
| -46,53
+
| -19,64
 
|-
 
|-
|(25) PARAIBA
+
|(28) SERGIPE
|216
+
|35,2
|421
+
|44,4
| -48,67
+
| -20,79
 
|}
 
|}
 +
'''Na análise podemos verificar que apenas onze setores apresentaram um percentual melhor no grau comparativo do período 2º/ 2016 para o 2º/2017. O panorama apresentado quer impulsionar para abraçar a causa e assumir o compromisso pela infância. Temos o desafio de empreender esforços e lutar em prol das crianças acompanhadas.'''
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Mapa 2 comunidade brinquedista brincador .png|nenhum|miniaturadaimagem|286x286px]]
+
|'''Setor'''
![[Arquivo:Mapa 1 comunidades brinqedista brincador.png|nenhum|miniaturadaimagem|597x597px]]
+
|'''2017/ 2º'''
|}
+
|'''2016 / 2º'''
 
+
|'''Variação (%)'''
== '''Capacitações em Brinquedos e Brincadeiras''' ==
+
|-
{| class="wikitable"
+
|(391) Floriano
|'''Brasil'''
+
|6,3
|'''2016 '''  
+
|0,8
|'''2015 ‡'''  
+
|650
|'''Variação %'''
 
 
|-
 
|-
|Nº brinquedistas capacitados (P77)
+
|(220) Campo Limpo
|1578
+
|24,6
|2053
+
|4,1
| -23,14
+
|500,16
 
|-
 
|-
|
+
|(263) Aparecida
|
+
|20,5
|
+
|4,2
|
+
|392,31
 
|-
 
|-
|'''Estados'''
+
|(268) Lorena
|'''2016 †'''
+
|11,6
|'''2015 ‡'''
+
|2,5
|'''Variação %'''
+
|368,44
 
|-
 
|-
|(AM) AMAZONAS
+
|(274) Curitiba - Oeste
|162
+
|32
|67
+
|11,3
|141,79
+
|182,35
 
|-
 
|-
|(SP) SÃO PAULO
+
|(218) São Paulo - Belém
|291
+
|66,7
|214
+
|26,1
|35,98
+
|155,56
 
|-
 
|-
|(CE) CEARÁ
+
|(193) Uberlândia
|78
+
|38,1
|58
+
|19,2
|34,48
+
|98,09
 
|-
 
|-
|(PE) PERNAMBUCO
+
|(226) Santos
|86
+
|39,1
|64
+
|20,1
|34,38
+
|94,33
 
|-
 
|-
|(AL) ALAGOAS
+
|(90) São Salvador da Bahia - III Região
|24
+
|28,3
|18
+
|14,6
|33,33
+
|93,8
 
|-
 
|-
|(AP) AMAPÁ
+
|(234) Mogi das Cruzes
|7
+
|15,2
|6
+
|8,1
|16,67
+
|89,03
 
|-
 
|-
|(RO) RONDÔNIA
+
|(215) São Paulo - Santana
|53
+
|45,2
|49
+
|24
|8,16
+
|88,27
 +
|}
 +
 
 +
'''Mapa dos Estados com % de comunidades que possuem Brinquedistas ou Brincadores no período 2º/2016 e 2º/2017'''
 +
 
 +
[[Arquivo:% Comunidade que possui brinquedista ou brincador (CB)legenda.png|esquerda|miniaturadaimagem|173x173px]]
 +
 
 +
[[Arquivo:% Comunidade que possui brinquedista ou brincador (CB)mapa01 15-02-38.png|centro|miniaturadaimagem|584x584px]]
 +
 
 +
Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os trimestre 2º / 2016 e 2º / 2017. Indicador (CB), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em  1º/11/2017.
 +
 
 +
'''Capacitações em Brinquedos e Brincadeiras'''
 +
 
 +
=== '''Número de Brinquedistas Capacitados (P77)''' ===
 +
'''Brasil'''
 +
 
 +
Ao analisar o indicador verificamos que na perspectiva de Brasil no grau comparativo 2º/ 2016 e 2º/ 2017 houve um menor índice de capacitação. No demonstrativo uma variação de - 23,4. Fica claro que há necessidade de investir na meta e melhorar o índice.
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''Brasil'''
 +
|'''2017/2°'''
 +
|'''2016/2°'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
|(SC) SANTA CATARINA
+
|Nº capacitados em Brinquedos e Brincadeiras
|48
+
|406
|48
+
|530
|0
+
| -23,4
 +
|}
 +
'''Estados'''
 +
 
 +
Em relação  aos indicadores de capacitação de Brinquedistas incluímos os seis estados que mais progrediram na capacitação. O destaque fica para São Paulo, no comparativo 2º/2016 a 2º/ 2017
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''Estados'''
 +
|'''2017/2°'''
 +
|'''2016/2°'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
|(SE) SERGIPE
+
|(AL) ALAGOAS
|13
+
|10
|13
+
| ---
|0
+
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|-
|(RJ) RIO DE JANEIRO
+
|(RN) RIO GRANDE DO NORTE
|36
+
|22
|46
+
| ---
| -21,74
+
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|-
|(PR) PARANÁ
+
|Sem vinculo
|177
+
|3
|228
+
| ---
| -22,37
+
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|-
|(BA) BAHIA
+
|(AP) AMAPÁ
|133
+
|8
|175
+
| ---
| -24
+
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|-
|(ES) ESPIRITO SANTO
+
|(DF) DISTRITO FEDERAL
|67
+
|10
|96
+
| ---
| -30,21
+
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|-
|(GO) GOIÁS
+
|(PI) PIAUÍ
|26
+
| ---
|49
+
|1
| -46,94
+
| -100
 
|-
 
|-
|(PA) PARÁ
+
|(BA) BAHIA
|118
+
|6
|224
+
|52
| -47,32
+
| -88,46
 
|-
 
|-
|(MG) MINAS GERAIS
+
|(CE) CEARÁ
|159
+
|6
|317
+
|43
| -49,84
+
| -86,05
 
|-
 
|-
 
|(RS) RIO GRANDE DO SUL
 
|(RS) RIO GRANDE DO SUL
|77
+
|6
|156
+
|30
| -50,64
+
| -80
 
|-
 
|-
|(MA) MARANHÃO
+
|(MG) MINAS GERAIS
|20
 
|49
 
| -59,18
 
|-
 
|(PI) PIAUI
 
|4
 
 
|11
 
|11
| -63,64
+
|54
 +
| -79,63
 
|-
 
|-
|(AC) ACRE
+
|(MT) MATO GROSSO
|13
+
|5
|40
+
|21
| -67,5
+
| -76,19
 
|-
 
|-
|(MT) MATO GROSSO
+
|(ES) ESPÍRITO SANTO
|20
+
|10
|74
+
|37
 
| -72,97
 
| -72,97
 
|-
 
|-
|(TO) TOCANTINS
+
|(SP) SÃO PAULO
| ---
+
|32
|8
+
|97
| -100
+
| -67,01
 
|-
 
|-
|(MS) MATO GROSSO DO SUL
+
|(SC) SANTA CATARINA
| ---
+
|15
|5
+
|36
| -100
+
| -58,33
 
|-
 
|-
|(RN) RIO GRANDE DO NORTE
+
|(RO) RONDÔNIA
| ---
+
|14
|33
+
|28
| -100
+
| -50
 
|-
 
|-
|(PB) PARAIBA
+
|(AM) AMAZONAS
| ---
+
|7
 
|10
 
|10
| -100
+
| -30
 
|-
 
|-
|
+
|(RJ) RIO DE JANEIRO
|
+
|11
|
+
|11
|
+
|0
 
|-
 
|-
|'''Região'''
+
|(PA) PARÁ
|'''2016 †'''
+
|89
|'''2015 ‡'''
+
|62
|'''Variação %'''
+
|43,55
 
|-
 
|-
|(3) SUDESTE
+
|(GO) GOIÁS
|421
+
|3
|152
+
|2
|176,97
+
|50
 
|-
 
|-
|(1) NORTE
+
|(MA) MARANHÃO
|346
+
|13
|135
+
|5
|156,3
+
|160
 
|-
 
|-
|(4) SUL
+
|(PE) PERNAMBUCO
|240
+
|24
|112
+
|9
|114,29
+
|166,67
 
|-
 
|-
|(2) NORDESTE
+
|(PR) PARANÁ
|300
+
|101
|152
 
|97,37
 
|-
 
|(5) CENTRO-OESTE
 
 
|32
 
|32
|34
+
|215,63
| -5,88
 
 
|}
 
|}
 +
 +
'''Mapa dos estados com número de capacitados na Ação Brinquedos e Brincadeiras.'''
 +
 +
[[Arquivo:Número de Brinquedistas Capacitados (P77)legenda 2017-11-01 14-59-12.png|esquerda|miniaturadaimagem|213x213px]]
 +
[[Arquivo:Número de Brinquedistas Capacitados (P77)mapa2017-11-01 14-58-42.png|centro|miniaturadaimagem|627x627px]]
 +
 +
Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os anos 2º/ 2016 e  2º/2017. Indicador (P77), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.
 +
 +
=== '''Número de capacitadores de Brinquedos e brincadeiras (R77)''' ===
 +
'''Brasil'''
 +
 +
Na análise geral do indicar é possível verificar que houve um aumento de capacitadores (R77), no grau comparativo no período 2º/ 2016 e 2º/2017.
 +
 +
A análise  mostra o quanto é possível qualificar o investimento na Primeira Infância. Somos capazes de investir e transformar. Quanto maior for o número de capacitadores tanto mais as crianças serão beneficiadas e terão mais oportunidade para brincar.
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Legenda brinquedista p 77.png|nenhum|miniaturadaimagem|289x289px]]
+
|'''Brasil'''
![[Arquivo:Mapas brinquedista p 77.png|nenhum|miniaturadaimagem|645x645px]]
+
|'''2017/2°'''
 +
|'''2016/2°'''
 +
|'''Variação (%)'''
 +
|-
 +
|Nº capacitados em Brinquedos e Brincadeiras
 +
|82
 +
|60
 +
|36,67
 
|}
 
|}
Dados extraídos em 14/03/2017 14:52:18. Tempo de extração: 1.28s
+
'''Estados'''
 +
 
 +
Um destaque para os seis estados que conseguiram melhorar seu índice de indicador no comparativo 2º/2016 e  2º/ 2017, no que tange a capacitação de capacitadores.
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
| colspan="3" |'''Nº de capacitadores de  Brinquedos e brincadeiras (R77)'''
+
|'''Coordenação Estadual'''
|
+
|'''2017/2°'''
 +
|'''2016/2°'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
|
+
|(ES) ESPÍRITO SANTO
|
+
|28
|
+
|13
|
+
|115,38
|-
 
|'''Brasil'''
 
|'''2016 †'''
 
|'''2015 ‡'''
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|Nº de capacitadores
 
|121
 
|89
 
|35,96
 
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|'''Estados'''
 
|'''2016 †'''
 
|'''2015 ‡'''
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|(SP) SÃO PAULO
 
|17
 
|5
 
|240
 
 
|-
 
|-
 
|(PE) PERNAMBUCO
 
|(PE) PERNAMBUCO
|37
+
|22
 
|12
 
|12
|208,33
+
|83,33
 
|-
 
|-
|(ES) ESPIRITO SANTO
+
|(SC) SANTA CATARINA
|13
+
|10
|24
+
|7
| -45,83
+
|42,86
|-
 
|(MT) MATO GROSSO
 
|2
 
|4
 
| -50
 
 
|-
 
|-
 
|(BA) BAHIA
 
|(BA) BAHIA
|17
+
|11
|36
+
|11
| -52,78
+
|0
 
|-
 
|-
|(MA) MARANHÃO
+
|(AM) AMAZONAS
 
| ---
 
| ---
|6
+
|5
 
| -100
 
| -100
 
|-
 
|-
|(PA) PARÁ
+
|(MT) MATO GROSSO
 
| ---
 
| ---
|1
+
|2
 
| -100
 
| -100
 
|-
 
|-
|(AP) AMAPÁ
+
|(RS) RIO GRANDE DO SUL
 
| ---
 
| ---
|1
+
|6
 
| -100
 
| -100
 
|-
 
|-
|(AL) ALAGOAS
+
|(RO) RONDÔNIA
|2
 
 
| ---
 
| ---
|INDEFINÍVEL
+
|4
 +
| -100
 
|-
 
|-
|(SC) SANTA CATARINA
+
|(GO) GOIÁS
|8
+
|1
 
| ---
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|-
|(TO) TOCANTINS
+
|(SP) SÃO PAULO
 
|10
 
|10
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(AM) AMAZONAS
 
|5
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(RS) RIO GRANDE DO SUL
 
|6
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(MG) MINAS GERAIS
 
| ---
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(RO) RONDÔNIA
 
|4
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|
 
|
 
|
 
|
 
|-
 
|'''Região'''
 
|'''2016 †'''
 
|'''2015 ‡'''
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|3) SUDESTE
 
|13
 
|12
 
|8,33
 
|-
 
|(4) SUL
 
|5
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(1) NORTE
 
|14
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(2) NORDESTE
 
|30
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|-
 
|(5) CENTRO-OESTE
 
|2
 
 
| ---
 
| ---
 
|INDEFINÍVEL
 
|INDEFINÍVEL
 
|}
 
|}
{| class="wikitable"
 
![[Arquivo:Legenda capacitadores R 77.png|nenhum|miniaturadaimagem|287x287px]]
 
![[Arquivo:Mapa capacitadores r 77.png|nenhum|miniaturadaimagem|528x528px]]
 
|}
 
Dados extraídos em 14/03/2017 15:13:17. Tempo de extração: 1.52s
 
  
 +
'''Mapa dos Estados com número de capacitações de capacitadores na Ação Brinquedos e Brincadeiras (R77)'''
 +
 +
[[Arquivo:Capacitadores de Brinquedos e brincadeiras (R77 legenda 2017-11-01 14-56-56.png|esquerda|miniaturadaimagem|215x215px]]
 +
[[Arquivo:Capacitadores de Brinquedos e brincadeiras (R77mapa 2017-11-01 14-56-14.png|centro|miniaturadaimagem|601x601px]]
 +
 +
Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os anos 2º/2016 e 2º/ 2017. Indicador (R77), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.
 +
 +
=== Ascensão a Capacitadores ===
 +
'''Brasil'''
 +
 +
Ao analisar o indicador de ascensão (R 328), na perspectiva de Brasil observamos que ouve um declínio no comparativo 2º/2016 e 2º/ 2017.
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
| colspan="4" |'''Ascensão Capacitadores'''
+
|'''Brasil'''
 +
|'''2º/2016'''
 +
|'''2º/2017'''
 +
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
 
|
 
|
|
 
|
 
|
 
|-
 
|'''Brasil'''
 
|'''2016 †'''
 
|'''2015 ‡'''
 
|'''Variação %'''
 
|-
 
|Ascensão Capacitadores (R328)
 
 
|127
 
|127
 
|137
 
|137
 
| -7,3
 
| -7,3
|-
+
|}
|
+
'''Estados'''
|
+
 
|
+
Um destaque para os '''dois estados''' que conseguiram melhorar o indicador relacionado a Ascensão (R 328), no comparativo de 2º/2016 e 2º/ 2017. Ainda que seja dois estados, priorizar metas são condições para vencer. Com coragem buscamos meios para responder aos novos desafios e continuar crescendo.
|
+
{| class="wikitable"
|-
 
 
|'''Estados'''
 
|'''Estados'''
|'''2016 '''  
+
|'''2º/2016'''
|'''2015 ‡'''  
+
|'''2º/2017'''
|'''Variação %'''
+
|'''Variação (%)'''
 
|-
 
|-
 
|(SP) SÃO PAULO
 
|(SP) SÃO PAULO
Linha 1 188: Linha 1 024:
 
| -100
 
| -100
 
|-
 
|-
|(ES) ESPIRITO SANTO
+
|(ES) ESPÍRITO SANTO
 
| ---
 
| ---
 
|12
 
|12
Linha 1 233: Linha 1 069:
 
|INDEF
 
|INDEF
 
|}
 
|}
{| class="wikitable"
+
 
![[Arquivo:Legenda r 328 acensao capacitadores.png|nenhum|miniaturadaimagem|281x281px]]
+
'''Mapa dos Estados com número de Ascendidos em Brinquedos e Brincadeiras'''
![[Arquivo:Mapa r328 ascensao capacitadores.png|nenhum|miniaturadaimagem|631x631px]]
+
 
|}
+
[[Arquivo:Ascensão a Capacitadores legenda 2017-11-01 14-54-34.png|esquerda|miniaturadaimagem|233x233px]]
Dados extraídos em 14/03/2017 15:20:08. Tempo de extração: 1.58s
+
[[Arquivo:Ascensão a Capacitadores mapa2017-11-01 14-53-57.png|centro|miniaturadaimagem|656x656px]]
 +
 
 +
Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os anos2º/2016 e 2º/ 2017 . Indicador (R328), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em /11/2017.

Edição atual tal como às 10h23min de 20 de novembro de 2017

Fundamentação

A Pastoral da Criança, desde sua fundação, procura orientar e ajudar as famílias sobre os cuidados, a atenção, o zelo e a importância do brincar que todos devem ter com as crianças. Hoje, já se sabe que os primeiros anos de vida são muito importantes para a formação do ser humano, tanto fisicamente, quanto para o desenvolvimento emocional e social.

A nova lei, conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância, Lei nº 13.257, aprovada em 08 de março de 2016, dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que constituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Com o Marco Legal, a criança ganha mais oportunidade de ter programas de governo que articulados, poderão conversar entre si. Ela também vai ser beneficiária do direito de brincar, do direito de ter espaços seguros para suas brincadeiras, de frequentar creches, de boa qualidade. A lei reforça todo o atendimento que é preciso ter no nível domiciliar. Fique por dentro e leia mais pelo link:

https://pastoraldacrianca.org.br/crianca/3846-como-observar-e-estimular-o-desenvolvimento-infantil

O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. A relação afetiva, os cuidados essenciais e o brincar, exercem um papel importante nos primeiros mil dias. Nas diferentes brincadeiras, as crianças tem aprendizados muito importantes que levarão para a vida adulta, como: a socialização, a capacidade criativa e inventiva, a partilha, alegria e bom humor, entre tantos benefícios. Leia mais no link a seguir: https://pastoraldacrianca.org.br/brincar

Evidências científicas comprovam a importância do brincar na primeira infância. Brincar é uma atividade fundamental para a formação da vontade e da autonomia, o que favorece a construção de uma cidadania critica, ativa e responsável. A revista cientifica The Lancet, uma das mais antigas e prestigiadas na área médica, publicou em outubro a série Advancing Early Childhood Development: from Science to Scale. (Desenvolvimento Avançado da Primeira Infância: da ciência à medida)

Fonte: https://pastoraldacrianca.org.br/noticias2/4209-the-lancet-lanca-serie-sobre-a-importancia-de-se-investir-na-primeira-infancia

Objetivo Geral

Ampliar as oportunidades das brincadeiras infantis apoiando às famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento e educação de suas crianças.

Objetivos Específicos

- Promover e defender o direito de brincar mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança;

- Incentivar e valorizar a brincadeira de livre escolha da criança: a criança é quem escolhe livremente como, com quem, onde quer brincar, ou seja, ela brinca pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;

- Valorizar a cultura e a identidade das famílias e das comunidades pelo resgate de seus brinquedos, brincadeiras, contos, danças, cantigas e músicas;

- Oferecer às crianças, pais e familiares a oportunidade de compartilhar brincadeiras, reforçando assim a criação de laços entre as gerações.

Análise dos Indicadores

Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)

Brasil

Na efetivação da análise do indicador - Número de Brinquedista que atuaram no período percebemos que na perspectiva de Brasil houve uma queda na atuação, no grau comparativo de 2016/2º e 2017/2º. No entanto podemos dar destaque para algumas situações pontuais que superaram os obstáculos e impulsionaram os Brinquedistas na realização da missão:

Brasil 2016/ 2º 2017 / 2º Variação (%)
Número de brinquedistas que atuaram no período 10106 9.168 -9,28

Estados

Destacamos aqui os seis primeiros estados que tiveram o maior número de Brinquedistas atuando no período. A região Sudeste superou as expectativas e apresentou o melhor número de Brinquedistas que atuaram no período. Juntos podemos crescer e abraçar o desafio como meta de investimento na Primeira Infância.

ESTADO 2ºTRI/2017 2ºTRI/2016 Variação (%)
(53) DISTRITO FEDERAL 25 20 27
(35) SÃO PAULO 971 817 18
(16) AMAPÁ 83 72 15
(33) RIO DE JANEIRO 291 280 3
(27) ALAGOAS 196 192 1
(11) RONDÔNIA 104 106 -1
(15) PARÁ 749 781 -4
(26) PERNAMBUCO 617 652 -5
(32) ESPÍRITO SANTO 200 213 -6
(29) BAHIA 781 845 -7
(12) ACRE 86 93 -7
(13) AMAZONAS 147 160 -8
(42) SANTA CATARINA 345 377 -8
(43) RIO GRANDE DO SUL 515 566 -9
(52) GOIÁS 172 192 -10
(23) CEARÁ 520 587 -11
(17) TOCANTINS 37 42 -11
(31) MINAS GERAIS 1127 1293 -12
(22) PIAUÍ 138 163 -15
(50) MATO GROSSO DO SUL 59 71 -16
(41) PARANÁ 1104 1333 -17
(24) RIO GRANDE DO NORTE 105 133 -21
(14) RORAIMA 8 10 -22
(51) MATO GROSSO 298 387 -23
(25) PARAÍBA 241 328 -26
(28) SERGIPE 117 171 -31
(21) MARANHÃO 135 225 -39

Regiões

ESTADO 2ºTRI/2017 2ºTRI/2016 Variação (%)
(5) CENTRO-OESTE 554 669 -17,16
(4) SUL 1964 2276 -13,7
(2) NORDESTE 2850 3295 -13,5
(1) NORTE 1212 1264 -4,08
(3) SUDESTE 2588 2602 -0,55

Apresentamos a análise dos dez setores que ampliaram sua atuação em relação ao indicador:

Setor 2017/2° 2016 / 2º Variação (%)
(220) Campo Limpo 20 7 205
(377) Brasília - Samambaia 11 4 166,67
(274) Curitiba - Oeste 8 3 140
(187) Oliveira 42 18 127,27
(218) São Paulo - Belém 17 8 121,74
(35) Marabá 38 19 102,65
(244) Ourinhos 38 19 100,88
(268) Lorena 4 2 100
(96) Amargosa 16 8 97,92
(242) Presidente Prudente 42 23 80,58

Mapa dos Estados com Número de Brinquedistas que atuaram no período de 2º/ 2016 e 2º/ 2017:

Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)legenda.png
Número de brinquedistas que atuaram no período (BA)mapa.png

Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os trimestre 2º /2016 e 2º /2017. Indicador (BA), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.

Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)

Brasil

Ao realizar a análise na perspectiva de Brasil, vemos que o indicador permanece na média apresentando pequena variação do 2º/2016 para o 2º/ 2017. Registramos um destaque para alguns pontos que merecem atenção positiva por apresentar melhoria no que se refere ao número de Brinquedista na comunidade.

Brasil 2017/ 2° 2016 / 2º Variação %
Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5) 8782 9524 -7,8

Estados

Destacamos os sete estados que melhoraram e tiveram maior articulação, no período 2º/ 2016 em comparação ao 2º/2017, no que se refere ao número de brinquedista na comunidade:

Estados 2017/2° 2016/2° Variação
(53) DISTRITO FEDERAL 28 24 19,01
(35) SÃO PAULO 903 765 17,92
(26) PERNAMBUCO 619 618 0,11
(11) RONDÔNIA 102 103 -0,81
(16) AMAPÁ 58 58 -0,86
(32) ESPÍRITO SANTO 161 164 -1,43
(33) RIO DE JANEIRO 307 315 -2,44
(15) PARÁ 638 667 -4,42
(52) GOIÁS 160 167 -4,59
(42) SANTA CATARINA 338 360 -6,2
(12) ACRE 75 81 -6,8
(27) ALAGOAS 206 221 -7
(43) RIO GRANDE DO SUL 564 609 -7,46
(29) BAHIA 791 859 -7,89
(41) PARANÁ 1024 1113 -7,97
(23) CEARÁ 538 601 -10,4
(31) MINAS GERAIS 1020 1187 -14,03
(22) PIAUÍ 140 167 -15,72
(51) MATO GROSSO 300 378 -20,66
(25) PARAÍBA 188 239 -21,14
(50) MATO GROSSO DO SUL 54 70 -22,2
(28) SERGIPE 148 192 -23,18
(14) RORAIMA 8 10 -23,73
(24) RIO GRANDE DO NORTE 102 135 -24,23
(17) TOCANTINS 32 43 -25
(13) AMAZONAS 119 160 -25,37
(21) MARANHÃO 159 221 -27,74

Destaque aos dez Setores que ampliaram o número de brinquedista na comunidade, em relação ao período 2º/ 2016 e 2º/2017.

Setor 2017/2° 2016/2° Variação
(391) Floriano 5 1 650
(220) Campo Limpo 31 5 510
(268) Lorena 5 1 328,57
(274) Curitiba - Oeste 8 3 182,35
(263) Aparecida 3 1 166,67
(218) São Paulo - Belém 13 6 122,22
(234) Mogi das Cruzes 14 7 93,18
(35) Marabá 37 20 88,98
(226) Santos 24 13 88,16
(90) São Salvador da Bahia - III Região 22 12 86,62

Mapa dos Estados - Apresentação do Número de Comunidades com Brinquedista referentes ao período 2º/2016 e 2º/2017s

Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)legenda.png
Nº de Comunidades com Brinquedistas (B5)mapa1-01 15-04-44.png

Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os trimestre 2º / 2016 e 2º / 2017. Indicador (B5), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.

% Comunidade que possui brinquedista ou brincador (CB)

Brasil

A questão de % de Comunidades com Brinquedista ou Brincador, nos permite verificar que houve uma queda na variação 2º/2016 para 2º/2017 no que tange a esfera do campo Brasil. Fica claro que há necessidade de articular o % de Comunidades com Brinquedista ou Brincador com a finalidade de favorecer as crianças e oferecer mais oportunidades.

Brasil 2017 / 2º 2016 / 2º Variação (%)
% Comunidade possui Brinquedista ou Brincador 29,1 29,7 -1,89

Estados

Um destaque para os cinco estados que conseguiram manter um bom percentual de comunidades com Brinquedistas e Brincadores existentes.

Estado 2017/ 2º 2016 / 2º Variação (%)
(35) SÃO PAULO 34,8 28,8 21,02
(53) DISTRITO FEDERAL 36,6 33,3 9,74
(26) PERNAMBUCO 27,6 26 6,19
(33) RIO DE JANEIRO 28,6 27,9 2,57
(32) ESPÍRITO SANTO 25,1 24,6 1,79
(41) PARANÁ 32,2 32,9 -2,12
(29) BAHIA 22,6 23,1 -2,28
(11) RONDÔNIA 39 40,1 -2,7
(23) CEARÁ 34,8 35,8 -2,75
(43) RIO GRANDE DO SUL 43 44,2 -2,8
(15) PARÁ 30,5 32 -4,65
(52) GOIÁS 29,3 31 -5,29
(42) SANTA CATARINA 35,8 37,8 -5,31
(12) ACRE 32,2 34,1 -5,61
(27) ALAGOAS 37,4 39,7 -5,82
(17) TOCANTINS 13,6 14,4 -5,93
(31) MINAS GERAIS 32,3 34,5 -6,46
(50) MATO GROSSO DO SUL 21,5 23,1 -7,13
(51) MATO GROSSO 36,3 39,3 -7,82
(16) AMAPÁ 51,3 56,9 -9,71
(25) PARAIBA 15,5 17,4 -10,81
(22) PIAUÍ 15 17 -11,76
(24) RIO GRANDE DO NORTE 22,4 25,8 -13,26
(21) MARANHÃO 14 16,5 -15,28
(14) RORAIMA 25,9 30,7 -15,84
(13) AMAZONAS 19 23,7 -19,64
(28) SERGIPE 35,2 44,4 -20,79

Na análise podemos verificar que apenas onze setores apresentaram um percentual melhor no grau comparativo do período 2º/ 2016 para o 2º/2017. O panorama apresentado quer impulsionar para abraçar a causa e assumir o compromisso pela infância. Temos o desafio de empreender esforços e lutar em prol das crianças acompanhadas.

Setor 2017/ 2º 2016 / 2º Variação (%)
(391) Floriano 6,3 0,8 650
(220) Campo Limpo 24,6 4,1 500,16
(263) Aparecida 20,5 4,2 392,31
(268) Lorena 11,6 2,5 368,44
(274) Curitiba - Oeste 32 11,3 182,35
(218) São Paulo - Belém 66,7 26,1 155,56
(193) Uberlândia 38,1 19,2 98,09
(226) Santos 39,1 20,1 94,33
(90) São Salvador da Bahia - III Região 28,3 14,6 93,8
(234) Mogi das Cruzes 15,2 8,1 89,03
(215) São Paulo - Santana 45,2 24 88,27

Mapa dos Estados com % de comunidades que possuem Brinquedistas ou Brincadores no período 2º/2016 e 2º/2017

% Comunidade que possui brinquedista ou brincador (CB)legenda.png
% Comunidade que possui brinquedista ou brincador (CB)mapa01 15-02-38.png

Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os trimestre 2º / 2016 e 2º / 2017. Indicador (CB), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.

Capacitações em Brinquedos e Brincadeiras

Número de Brinquedistas Capacitados (P77)

Brasil

Ao analisar o indicador verificamos que na perspectiva de Brasil no grau comparativo 2º/ 2016 e 2º/ 2017 houve um menor índice de capacitação. No demonstrativo uma variação de - 23,4. Fica claro que há necessidade de investir na meta e melhorar o índice.

Brasil 2017/2° 2016/2° Variação (%)
Nº capacitados em Brinquedos e Brincadeiras 406 530 -23,4

Estados

Em relação aos indicadores de capacitação de Brinquedistas incluímos os seis estados que mais progrediram na capacitação. O destaque fica para São Paulo, no comparativo 2º/2016 a 2º/ 2017

Estados 2017/2° 2016/2° Variação (%)
(AL) ALAGOAS 10 --- INDEFINÍVEL
(RN) RIO GRANDE DO NORTE 22 --- INDEFINÍVEL
Sem vinculo 3 --- INDEFINÍVEL
(AP) AMAPÁ 8 --- INDEFINÍVEL
(DF) DISTRITO FEDERAL 10 --- INDEFINÍVEL
(PI) PIAUÍ --- 1 -100
(BA) BAHIA 6 52 -88,46
(CE) CEARÁ 6 43 -86,05
(RS) RIO GRANDE DO SUL 6 30 -80
(MG) MINAS GERAIS 11 54 -79,63
(MT) MATO GROSSO 5 21 -76,19
(ES) ESPÍRITO SANTO 10 37 -72,97
(SP) SÃO PAULO 32 97 -67,01
(SC) SANTA CATARINA 15 36 -58,33
(RO) RONDÔNIA 14 28 -50
(AM) AMAZONAS 7 10 -30
(RJ) RIO DE JANEIRO 11 11 0
(PA) PARÁ 89 62 43,55
(GO) GOIÁS 3 2 50
(MA) MARANHÃO 13 5 160
(PE) PERNAMBUCO 24 9 166,67
(PR) PARANÁ 101 32 215,63

Mapa dos estados com número de capacitados na Ação Brinquedos e Brincadeiras.

Número de Brinquedistas Capacitados (P77)legenda 2017-11-01 14-59-12.png
Número de Brinquedistas Capacitados (P77)mapa2017-11-01 14-58-42.png

Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os anos 2º/ 2016 e 2º/2017. Indicador (P77), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.

Número de capacitadores de Brinquedos e brincadeiras (R77)

Brasil

Na análise geral do indicar é possível verificar que houve um aumento de capacitadores (R77), no grau comparativo no período 2º/ 2016 e 2º/2017.

A análise mostra o quanto é possível qualificar o investimento na Primeira Infância. Somos capazes de investir e transformar. Quanto maior for o número de capacitadores tanto mais as crianças serão beneficiadas e terão mais oportunidade para brincar.

Brasil 2017/2° 2016/2° Variação (%)
Nº capacitados em Brinquedos e Brincadeiras 82 60 36,67

Estados

Um destaque para os seis estados que conseguiram melhorar seu índice de indicador no comparativo 2º/2016 e 2º/ 2017, no que tange a capacitação de capacitadores.

Coordenação Estadual 2017/2° 2016/2° Variação (%)
(ES) ESPÍRITO SANTO 28 13 115,38
(PE) PERNAMBUCO 22 12 83,33
(SC) SANTA CATARINA 10 7 42,86
(BA) BAHIA 11 11 0
(AM) AMAZONAS --- 5 -100
(MT) MATO GROSSO --- 2 -100
(RS) RIO GRANDE DO SUL --- 6 -100
(RO) RONDÔNIA --- 4 -100
(GO) GOIÁS 1 --- INDEFINÍVEL
(SP) SÃO PAULO 10 --- INDEFINÍVEL

Mapa dos Estados com número de capacitações de capacitadores na Ação Brinquedos e Brincadeiras (R77)

Capacitadores de Brinquedos e brincadeiras (R77 legenda 2017-11-01 14-56-56.png
Capacitadores de Brinquedos e brincadeiras (R77mapa 2017-11-01 14-56-14.png

Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os anos 2º/2016 e 2º/ 2017. Indicador (R77), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.

Ascensão a Capacitadores

Brasil

Ao analisar o indicador de ascensão (R 328), na perspectiva de Brasil observamos que ouve um declínio no comparativo 2º/2016 e 2º/ 2017.

Brasil 2º/2016 2º/2017 Variação (%)
127 137 -7,3

Estados

Um destaque para os dois estados que conseguiram melhorar o indicador relacionado a Ascensão (R 328), no comparativo de 2º/2016 e 2º/ 2017. Ainda que seja dois estados, priorizar metas são condições para vencer. Com coragem buscamos meios para responder aos novos desafios e continuar crescendo.

Estados 2º/2016 2º/2017 Variação (%)
(SP) SÃO PAULO 33 11 154,55
(PE) PERNAMBUCO 20 12 66,67
(AL) ALAGOAS 2 2 0
(PR) PARANÁ 12 16 -25
(BA) BAHIA 27 45 -40
(RS) RIO GRANDE DO SUL 6 11 -45,45
(PA) PARÁ --- 1 -100
(ES) ESPÍRITO SANTO --- 12 -100
(CE) CEARÁ --- 12 -100
(RJ) RIO DE JANEIRO --- 3 -100
(MA) MARANHÃO --- 6 -100
(MT) MATO GROSSO --- 4 -100
(MG) MINAS GERAIS --- 2 -100
(RO) RONDÔNIA 4 --- INDEF
(AM) AMAZONAS 7 --- INDEF
(SC) SANTA CATARINA 16 --- INDEF

Mapa dos Estados com número de Ascendidos em Brinquedos e Brincadeiras

Ascensão a Capacitadores legenda 2017-11-01 14-54-34.png
Ascensão a Capacitadores mapa2017-11-01 14-53-57.png

Fonte: nsi.pastoraldacrianca.org.br / Extrato de indicadores, abrangência nacional, comparação entre os anos2º/2016 e 2º/ 2017 . Indicador (R328), sintético, detalhado por setores. Dados extraídos em 1º/11/2017.