A missão profética com a saúde do povo: mudanças entre as edições

De Wiki Pastoral da Criança
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com ''''19º CÍRCULO''' '''A SOLIDARIEDADE ENTRE AS PESSOAS SALVA MUITA GENTE''' '''''A missão profética com a saúde do povo''''' 2Reis 5,1-27 Acolhida * Canto Inicial * Cr...')
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 18h35min de 15 de agosto de 2017

19º CÍRCULO

A SOLIDARIEDADE ENTRE AS PESSOAS SALVA MUITA GENTE

A missão profética com a saúde do povo

2Reis 5,1-27

Acolhida

  • Canto Inicial
  • Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
  • Invocar a luz dos Espírito Santo.
  • Breve memória do encontro anterior.

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

Como líder do Ramo Santa Terezinha do Menino Jesus, do Setor Belém-Região Episcopal Menino Deus, numa das visitas, encontramos em uma casa de madeira com um cômodo, coberto por plásticos e papelões, uma senhora doente e uma criança, ambas viviam ali. Dona Josefa, de 55 anos, estava muito doente, teve um derrame que paralisou seus movimentos do lado esquerdo, perna e braço. A criança, Stefanni, tinha 2 anos e chorava muito, de medo, de fome e pelo abandono da mãe que tinha ido embora. Ela vivia o dia inteiro em um carrinho de compras de supermercado e durante a noite dormia ao lado da avó em um colchão que ficava no piso. A família de Dona Josefa morava em Aracaju e seu sonho era voltar para a terra natal.

Como líderes, ficamos de coração partido. Na mesma tarde, conseguimos uns alimentos para resolver a situação momentânea da fome e fomos procurar outras soluções. Minha irmã, que também é líder, se ofereceu para cuidar da criança enquanto Dona Josefa se recuperava. Stefanni conviveu 3 meses com ela, foi encaminhada para o posto de saúde, recebeu as vacinas, alimentação adequada, ganhou peso, brincava com outras crianças, participava da celebração da vida e todos se admiravam como ela estava feliz. As duas, avó e neta, não choravam mais de tristeza, pois a solidariedade dos líderes, amigos e da comunidade foi tanta que conseguimos comprar uma passagem para elas voltarem para a sua terra natal, Aracaju.

Hoje lembramos com saudades desse fato, queremos dizer que Deus faz maravilhas e o espírito de solidariedade das pessoas é capaz de encher oceanos de esperança".

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

2.1. Introdução à leitura do texto. O texto que vamos meditar hoje mostra o longo percurso percorrido pelo general Naamã para conseguir encontrar a cura para sua enfermidade. Ele só encontra o caminho depois de muitos gestos de solidariedade. Durante a leitura vamos prestar atenção em todas as pessoas que ajudam Naamã a encontrar o caminho para vencer a doença.

2.2. Leitura lenta e atenta do texto: 2Reis 5,1-27.

2.3. Perguntas para a reflexão:

o O que mais chamou a sua atenção neste texto? Por quê?

o Quais as pessoas que ajudaram Naamã a encontrar a cura para sua doença?

o Quais foram as atitudes de Eliseu? E quais foram as atitudes de Giezi?

o Qual a mensagem deste texto para nós hoje?

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração

Sugestões para a celebração

  • Colocar em forma de oração as descobertas feitas no encontro de hoje. Após cada oração vamos repetir o refrão: Fazei-nos mais solidários, Senhor!
  • Rezar um salmo. Sugestão: o Salmo 38 (37) - Este salmo é uma súplica feita por uma pessoa doente.Prostrada e indefesa, ela eleva a Deus uma prece de confiança.
  • Rezar o Pai-Nosso.

4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

  • Assumir um compromisso pessoal e comunitário com as pessoas doentes de nosso bairro.
  • Canto Final

Preparar o próximo encontro

  • Em nosso próximo encontro vamos encerar este bloco vendo que, em todo o Antigo Testamento, uma criança que nasce sempre será um sinal de esperança que Deus nos dá. O texto de estudo é Rute 4,9-17.
  • Distribuir as tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro.
  • Marcar data e local do próximo encontro.

AJUDA PARA O GRUPO

O episódio envolvendo Naamã, Eliseu e Giezi é muito importante quando tratamos de discutir políticas de saúde. Naamã é uma pessoa importante, um general do exército de seu país. Mas mesmo com toda a sua riqueza, ele é impotente diante da doença que consome seu organismo. A doença atinge a todos. Mas nem todos, como Naamã, tem condições de ir para o estrangeiro em busca de cura. O caminho que Naamã percorre para encontrar a saúde lhe é indicado por uma menina israelita que caiu prisioneira numa das guerras que Naamã participou. Esta menina é o primeiro gesto solidário que ele encontra. O profeta Eliseu representa aqueles que praticam a medicina caseira, que acreditam nas soluções simples. Ele não faz nenhum gesto mágico diante do doente. Apenas lhe manda uma receita: vá e lave-se sete vezes no rio Jordão. A receita é tão simples que Naamã se recusa a obedecer. Então um servidor do general faz uma reflexão muito sábia: se Naamã estava disposto a fazer as coisas mais complicadas para recobrar a saúde, por que não fazer as coisas simples? Por fim, Giezi representa todos aqueles que buscam enriquecer com o sofrimento dos outros. Até hoje muita gente quer lucrar com a doença alheia, apontando tratamentos caros e muitas vezes inúteis.