Pix comunidade: mudanças entre as edições

De Wiki Pastoral da Criança
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 177: Linha 177:
'''O que seria VETO?'''
'''O que seria VETO?'''


É quando algum líder da comunidade não concorda com a candidatura de outro líder para receber o PIX para a comunidade, aí ele veta e justifica.
O VETO é quando um líder da comunidade não concorda com a pessoa indicada por outro líder para receber o Pix para a comunidade. Nesse caso a pessoa pode ser vetada (bloqueada).


'''O que quer dizer CPF INADIMPLENTE ?'''
'''O que quer dizer CPF INADIMPLENTE ?'''
Linha 186: Linha 186:


Sim, a pessoa a ser indicada para receber o recurso pode ser o coordenador da comunidade, um líder ou qualquer outra pessoa de confiança da Pastoral da Criança na comunidade e com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança.
Sim, a pessoa a ser indicada para receber o recurso pode ser o coordenador da comunidade, um líder ou qualquer outra pessoa de confiança da Pastoral da Criança na comunidade e com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança.
'''A partir de quando o repasse será via PIX?'''
Pretendemos implantar o repasse direto para as comunidades a partir de abril, se conseguirmos adaptar o sistema, mas avisaremos a todos assim que tudo estiver pronto.


'''Como será a prestação de contas?'''
'''Como será a prestação de contas?'''


A prestação de contas (recibo da comunidade) será o comprovante de deposito do PIX direto para a comunidade.
O comprovante de depósito do PIX direto para a comunidade, será o comprovante de envio de recurso. A comunidade não precisa enviar comprovante de recebimento para o coordenador paroquial e deve continuar fazendo seu controle no caderninho da comunidade como já é feito normalmente.


'''Um líder só pode receber o recurso para todas as comunidades?'''
'''Um líder só pode receber o recurso para todas as comunidades?'''
Linha 207: Linha 203:
Sim, se o coordenador paroquial é também um líder atuante ele receberá a mensagem e também poderá indicar alguém para receber o PIX, pois todos os líderes da comunidade estão aptos a preencherem o formulário.
Sim, se o coordenador paroquial é também um líder atuante ele receberá a mensagem e também poderá indicar alguém para receber o PIX, pois todos os líderes da comunidade estão aptos a preencherem o formulário.


'''Para as comunidades que ainda não usam o aplicativo, essas também irão receber o recurso via PIX?'''
== '''Cadastramento do PIX para comunidade que não utiliza o aplicativo''' ==
Comunidades que '''<u>NÃO</u>''' estão ativas no aplicativo, ou seja, que continuam realizando as visitas e enviando FABS, podem realizar o cadastramento do PIX através do preenchimento do formulário de papel, para receberem o repasse da campanha de luz e AFM.
 
Esse formulário deve ser preenchido somente por '''<u>comunidades que não utilizam o aplicativo</u>''' e a pessoa indicada para o PIX não pode ter registro ativo como Agente Comunitário de Saúde.
 
Lembramos ainda que, a pessoa indicada para receber o PIX pode ser o coordenador da comunidade, líder ou qualquer outra pessoa da comunidade com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança.


No momento não, pois precisamos que a chave PIX esteja cadastra para que o recurso seja enviado direto para a comunidade, se ninguém utiliza o aplicativo não será possível realizar o cadastro.
[https://alfresco.pastoraldacrianca.org.br/share/s/WpD-JeyMR9-QxXSNSIgIOA Modelo do formulário para cadastramento do PIX.]

Edição atual tal como às 22h10min de 28 de novembro de 2024

PASSO-A-PASSO PARA ADESÃO AO PIX PELA COMUNIDADE

Cadastro

1. uma mensagem contendo o formulário de cadastro será enviada para todos os líderes das comunidades que tem App da Pastoral da Criança + Gestante.

2. o cadastro do PIX de recebimento de recursos da comunidade será validado após o preenchimento e envio de resposta ser feito pelo primeiro líder que responder o formulário recebido pela mensagem via App da Pastoral da Criança + Gestante;

3. a primeira resposta enviada bloqueará a opção dos demais líderes de cadastrar mais pessoas para aquela comunidade;

4. ao concluir o cadastro, todos líderes da comunidade receberão uma mensagem via App da Pastoral da Criança + Gestante avisando que o cadastro foi preenchido e quem foi a pessoa indicada;

5. os outros líderes da comunidade poderão responder a mensagem vetando a pessoa cadastrada pelo primeiro líder, caso seja necessários, os líderes da comunidade receberão uma mensagem avisando que houve impedimento (veto) solicitado por outro líder.

6. se a Coordenação Paroquial concordar com o veto, deve reprovar o indicado. Com isso, liberará a possibilidade de cadastro de nova pessoa.

7. após 1 dia do cadastramento feito pelo líder, a Coordenação Paroquial receberá mensagem para aprovar a pessoa indicada no cadastro como sendo a responsável pelo recebimento de recursos daquela comunidade via PIX.

8. a Coordenação Paroquial aprovando ou não, será enviada uma mensagem a todos os líderes da comunidade, via App da Pastoral da Criança + Gestante, informando sobre o cadastro realizado.

9. caso a Coordenação Paroquial reprove o indicado, todos os líderes da comunidade receberão nova mensagem pedindo indicação de pessoa para receber o PIX, seguindo os mesmos passos iniciais. Ou seja, será cadastrada a indicação do primeiro líder ao responder o formulário recebido pela mensagem via App da Pastoral da Criança + Gestante.

10. Logo depois do cadastro, será enviada uma mensagem a todos os líderes da comunidade, via App da Pastoral da Criança + Gestante, informando se o indicado foi aprovado ou não pela Coordenação Paroquial.

11. Em tempo, informamos que todo o processo fica em uma única sala de conversa do App com os líderes de uma comunidade e a paroquial. Com isso, todos recebem as atualizações no mesmo momento e imediatamente após cada passo dado. Caso a Coordenação Paroquial não tenha o app instalado - o que contraria a Resolução do Conselho Diretor, todas as mensagens serão enviadas ao coordenador diocesano.

Envio de Recursos

- ao ser enviado recurso para a comunidade, todos os líderes receberão a mensagem, via App, de que houve o depósito e qual o seu valor.

- a Coordenação Paroquial receberá mensagem com todos os depósitos das diversas comunidades de sua paróquia.

- a partir da 2ª mensagem de envio de recursos, os líderes poderão informar, clicando no local indicado na mensagem, se o recurso anterior foi entregue ou não para a comunidade.

IMPORTANTE:

A CNPC também poderá bloquear a pessoa caso esta não possa receber recursos do Ministério da Saúde (exemplo: CPF inadimplente, de falecido...).

ATENÇÃO

A partir de abril os repasses às comunidades serão FEITOS SOMENTE VIA PIX e enviados diretamente pela Coordenação Nacional da Pastoral da Criança (ou diretamente pelo Ministério da Saúde, quando o convênio for renovado), em favor de pessoa de confiança da Pastoral da Criança na comunidade. Esta pessoa, assim como acontece hoje, pode ser o coordenador da comunidade, líder ou qualquer outra pessoa da comunidade com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança local.

A comunidade que não tiver feito o cadastro de PIX não receberá recursos até que o processo seja regularizado.

MENSAGEM ENVIADA A TODAS AS COORDENAÇÕES (PAROQUIAS, DIOCESANAS E ESTADUAIS) - 27/03/23

Prezado(a) Coordenador(a),

Paz e Bem!

Estamos encaminhando às comunidades o formulário para cadastramento da chave PIX para recebimento dos repasses.

A pessoa a ser indicada para receber o recurso pode ser o coordenador da comunidade, um líder ou qualquer outra pessoa de confiança da Pastoral da Criança na comunidade e com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança.

O formulário para preenchimento será enviado pelo “App Pastoral da Criança + gestante” e nele devem ser preenchidas as informações da pessoa que receberá o PIX.

Segue o passo-a-passo para adesão ao PIX pela comunidade:

Cadastro

- Paulinho envia mensagem para todos líderes que sincronizaram nos últimos 03 meses;

- qualquer líder cadastra a pessoa que irá receber o PIX pela comunidade;

- todos os líderes recebem a mensagem de quem foi cadastrado;

- a primeira resposta enviada bloqueará a opção dos demais líderes de cadastrar mais pessoas para aquela comunidade;

- qualquer um dos líderes pode vetar a pessoa indicada por outro líder;

- os líderes da comunidade receberão uma mensagem avisando que houve impedimento (veto) solicitado por outro líder;

- coordenador paroquial recebe mensagem com o nome indicado e aprova ou não;

- depois do cadastro, será enviada uma mensagem a todos os líderes da comunidade informando se o indicado foi aprovado ou não pela Coordenação Paroquial.

- o recurso é enviado por volta do dia 10!

Acesse o passo-a-passo detalhado em:

https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Pix_comunidade

Em tempo, informamos que todo o processo fica em uma única sala de conversa do App com os líderes de uma comunidade e a paroquial. Com isso, todos recebem as atualizações no mesmo momento e imediatamente após cada passo dado. Caso a Coordenação Paroquial não tenha o app instalado - o que contraria a Resolução do Conselho Diretor, todas as mensagens serão enviadas ao coordenador diocesano.

Envio de Recursos

- ao ser enviado recurso para a comunidade, todos os líderes receberão a mensagem, via App, de que houve o depósito e qual o seu valor;

- a Coordenação Paroquial receberá mensagem com todos os depósitos das diversas comunidades de sua paróquia;

- a partir da 2ª mensagem de envio de recursos, os líderes poderão informar, clicando no local indicado na mensagem, se o recurso anterior foi entregue ou não para a comunidade;

IMPORTANTE: A CNPC também poderá bloquear a pessoa caso esta não possa receber recursos do Ministério da Saúde (exemplo: se tiver CPF inadimplente, de falecido...).

Qualquer dúvida encaminhar através do correio do aplicativo.

Atenciosamente.

Paulinho.

CARTA ENVIADA A TODAS AS COORDENAÇÕES DIOCESANAS, COM CÓPIA PARA AS COORDENAÇÕES ESTADUAIS

Curitiba, 16 de janeiro de 2023.

Ofício nº 02/2023

De: Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Para: Coordenações paroquiais, diocesanas e estaduais da Pastoral da Criança

Assunto: Novo convênio com Ministério da Saúde e mudança nos processos de pagamentos das comunidades

Prezado(a) Coordenador(a)

Paz e Bem!

Como é do conhecimento de todos, ocorreu em Curitiba, entre os dias 29/11 e 01/12/2022, a Assembleia

Geral da Pastoral da Criança, com a presença de Dom Élio Rama, Presidente da Pastoral da Criança,

Membros dos Conselhos Econômico, Diretor e da Coordenação Nacional, bem como todos os coordenadores

estaduais da Pastoral da Criança e os respectivos adicionais, onde debatemos intensamente, entre

outros temas, a gestão financeira da Pastoral da Criança e, principalmente, a renovação do convênio

com o Ministério da Saúde para os próximos anos.

Entre outros pontos, há uma exigência do Ministério da Saúde para que o repasse de recursos para as

comunidades seja feito diretamente na conta da pessoa que pertença a comunidade onde a ação

acontece.

Por isso, a partir de março os repasses às comunidades serão enviados diretamente pela Coordenação

Nacional da Pastoral da Criança (ou diretamente pelo Ministério da Saúde, quando o convênio for

renovado), via PIX, em favor de pessoa de confiança da Pastoral da Criança na comunidade. Esta

pessoa, assim como acontece hoje, pode ser o coordenador da comunidade, líder ou qualquer outra

pessoa da comunidade com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança

local.

Para isso, há necessidade de cadastro de PIX de pessoas das comunidades na Pastoral da Criança e nos

próximos dias enviaremos o formulário para preenchimento pelo “App Pastoral da Criança + gestante”

com as devidas informações. As dúvidas poderão ser direcionadas ao Paulinho no App da Pastoral da

Criança.

Visando diminuir a burocracia na comunidade, quando iniciarmos este processo de pagamento direto

pela Coordenação Nacional não será mais necessário fazer e enviar os recibos de comunidades às

coordenações paroquiais, bastando apenas registrar a entrada desses valores no caderninho da

comunidade, conforme a prática local.

Agradecemos mais uma vez a sua atenção e colaboração e pedimos a Deus que nos ilumine para seguirmos

em frente aos desafios para que “todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância”.

Atenciosamente,

Irmã Veneranda da Silva Alencar

Congregação das Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Perguntas e respostas sobre o PIX para a comunidade

Como o formulário será enviado?

O Formulário será enviado através de um link pelo correio do aplicativo.

O que seria VETO?

O VETO é quando um líder da comunidade não concorda com a pessoa indicada por outro líder para receber o Pix para a comunidade. Nesse caso a pessoa pode ser vetada (bloqueada).

O que quer dizer CPF INADIMPLENTE ?

O CPF inadimplente é aquele que está com alguma pendência junto a Receita Federal.

O coordenador da comunidade pode receber o recurso?

Sim, a pessoa a ser indicada para receber o recurso pode ser o coordenador da comunidade, um líder ou qualquer outra pessoa de confiança da Pastoral da Criança na comunidade e com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança.

Como será a prestação de contas?

O comprovante de depósito do PIX direto para a comunidade, será o comprovante de envio de recurso. A comunidade não precisa enviar comprovante de recebimento para o coordenador paroquial e deve continuar fazendo seu controle no caderninho da comunidade como já é feito normalmente.

Um líder só pode receber o recurso para todas as comunidades?

Não, cada comunidade deve cadastrar uma pessoa para receber o PIX destinado a ela.

Os valores de AFM e da Campanha de Luz serão enviados via PIX?

Sim, após finalizada a implantação desse processo todos os recursos destinados às comunidades serão enviados via PIX.

Todos que estão recebendo Autorização de PIX para comunidade estão autorizados a preencher, mesmo que seja o coordenador de paróquia?

Sim, se o coordenador paroquial é também um líder atuante ele receberá a mensagem e também poderá indicar alguém para receber o PIX, pois todos os líderes da comunidade estão aptos a preencherem o formulário.

Cadastramento do PIX para comunidade que não utiliza o aplicativo

Comunidades que NÃO estão ativas no aplicativo, ou seja, que continuam realizando as visitas e enviando FABS, podem realizar o cadastramento do PIX através do preenchimento do formulário de papel, para receberem o repasse da campanha de luz e AFM.

Esse formulário deve ser preenchido somente por comunidades que não utilizam o aplicativo e a pessoa indicada para o PIX não pode ter registro ativo como Agente Comunitário de Saúde.

Lembramos ainda que, a pessoa indicada para receber o PIX pode ser o coordenador da comunidade, líder ou qualquer outra pessoa da comunidade com facilidade de receber os recursos e repassá-los para a Pastoral da Criança.

Modelo do formulário para cadastramento do PIX.