Mudanças entre as edições de "Relatório Anual 2019"
Linha 27: | Linha 27: | ||
A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil. | A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil. | ||
− | + | Gestante | |
− | + | Criança | |
− | + | Líderes | |
− | + | Comunidade | |
− | + | Mortalidade Infantil | |
===Ações básicas=== | ===Ações básicas=== | ||
[[Indicadores do Guia do Líder|Indicadores Guia do Líder]] | [[Indicadores do Guia do Líder|Indicadores Guia do Líder]] |
Edição das 09h35min de 2 de agosto de 2019
Índice
- 1 Apresentação
- 2 Missão da Pastoral da Criança
- 3 Administração
- 4 Situação dos principais indicadores
- 5 Ações básicas
- 6 Ações complementares
- 7 Ações opcionais
- 8 Outras Ações de apoio
- 9 Núcleo de Comunicação
- 10 Formação de coordenadores
- 11 Demostrativo contábil e financeiro
- 12 Apresentações utilizadas na Assembleia Geral
Apresentação
A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB, foi fundada em 1983 e alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).
A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança. No Brasil, atualmente, há mais de 164 mil voluntários atuando em todos os estados brasileiros, sendo que 89 mil são líderes. O fruto deste trabalho é o acompanhamento de mais de 956 mil crianças de zero a seis anos e 55 mil gestantes, em mais de 30 mil comunidades, de 3.550 municípios. Essa metodologia está presente também em outros 10 países - México, Guiné Bissau, Haiti, Perú, Filipinas, Moçambique, Bolívia, Rep. Dominicana, Guatemala e Venezuela.
Em 2014, foi fundado o Museu da Vida, uma iniciativa da Pastoral da Criança para oferecer gratuitamente um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. Com ambientes de aprendizagem e acervo relacionados à promoção da saúde, à nutrição, à educação e à cidadania, ele retrata também a história dos mais de 30 anos da Pastoral da Criança e de sua fundadora. Localizado junto à sede da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, as exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita.
Entre os muitos pontos fortes da Pastoral da Criança, está a credibilidade conquistada ao longo dos anos, tanto em relação à sociedade como um todo, quanto aos parceiros que contribuem com a missão de levar vida plena para todas as crianças. Parte disso tem a ver com o acompanhamento dos resultados conquistados nas comunidades e com a transparência na prestação de contas. Para isso, e no cumprimento das prescrições legais e estatutárias, anualmente, as demonstrações contábeis são submetidas à auditoria independente e publicadas em material de grande circulação nacional e na internet.
Por isso, neste relatório, são apresentados resultados, ações desenvolvidas, indicadores e demonstrações financeiras. Além de ser um material importante para os parceiros, também auxilia as coordenações nas tomadas de decisões e implementação de melhorias.
Em tempo, reforçamos que, para a Pastoral da Criança, a união de saberes e a multiplicação de conhecimentos é o caminho para levar vida plena a todas as crianças do mundo. Por isso, gostaríamos de aproveitar esse espaço para demonstrar nossa gratidão à todos aqueles que participaram dessa missão e o convite para continuarem firmes na missão.
Missão da Pastoral da Criança
“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação (Artigo 2 - Estatuto da Pastoral da Criança).
A missão, a visão, os valores e crenças e elementos de sucesso estão disponíveis na Wiki da Pastoral da Criança.
Administração
Situação dos principais indicadores
Esta avaliação tem o objetivo de identificar os estados e os setores do país nos quais os indicadores da Pastoral da Criança, construídos com base nas Folhas de Acompanhamento Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS), apresentam índices com variações significativas, geradas por razões que não ocorrem por mero acaso.
Após a reflexão promovida por esse estudo, é responsabilidade das coordenações da Pastoral da Criança promover a educação das famílias para a prevenção das doenças e promoção do desenvolvimento infantil. Para isso, são desenvolvidas ações de articulação interna e com os Conselhos de Políticas Públicas, para ajudar a garantir os direitos fundamentais e o bom funcionamento dos serviços públicos.
O sistema de informação da Pastoral da Criança, por meio de relatórios trimestrais, alerta os setores e ramos sobre a situação dos indicadores que estão analisados neste relatório. São enviadas mensagens educativas que parabenizam e incentivam os resultados positivos alcançados, e faz alertas em relação ao indicador ou tema que requer mais atenção por parte das respectivas coordenações e dos respectivos Conselhos.
A seguir, é apresentada a situação dos principais indicadores da Pastoral da Criança, em nível nacional, por estados e em relação aos setores. A apresentação foi dividida em 5 blocos – Gestantes, Crianças, Líderes, Comunidades e Índice de Mortalidade Infantil.
Gestante
Criança
Líderes
Comunidade
Mortalidade Infantil
Ações básicas
Indicadores Acompanhamento Nutricional
Ações complementares
Indicadores Brinquedos e Brincadeiras
Indicadores Alimentação e Hortas Caseiras
Indicadores Articuladores de Saúde
Ações opcionais
Outras Ações de apoio
Oficina de Formação Contínua Integrada
Núcleo de Comunicação
Comunicação da Pastoral da Criança
O Departamento de Comunicação da Coordenação Nacional tem, por objetivo, contribuir para que a Pastoral da Criança continue a ser referência para a família no cuidado com a criança. A cada semana, a equipe contribui para a divulgação de um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – assunto que é discutido com os profissionais do departamento técnico e de suporte à gestão, e trabalhado nos diversos meios de comunicação da instituição.
As atribuições da equipe incluem: produção da Revista Pastoral da Criança e do programa de rádio Viva a Vida, site e mídias sociais, informativo semanal, assessoria de imprensa, desenvolvimento de materiais gráficos e contribuições para o Aplicativo Visita Domiciliar, baseado no Caderno do Líder.
A comunicação também colabora na elaboração de materiais educativos que são usados pelos líderes nas comunidades, na atualização e no desenvolvimento de campanhas, bem como na produção de materiais para o relacionamento com parceiros.
Revista Pastoral da Criança
A Revista Pastoral da Criança tem o objetivo de contribuir com a formação contínua individual e coletiva dos líderes da Pastoral da Criança, sendo uma referência de informação de qualidade e aprofundada, inclusive cientificamente. Trata de temas relacionados às gestantes, crianças e famílias, bem como das comunidades acompanhadas. É um material trimestral, com 32 páginas em cada edição e uma tiragem de 130 mil exemplares.
Até outubro de 2018, já tinham sido publicadas treze edições mais a edição especial sobre o Desenvolvimento Infantil, e a décima quarta estava em produção. Todas as edições da revista podem ser acessadas pelo site da Pastoral da Criança, nas versões em pdf e algumas em epub (transformação de um conteúdo informativo para formato digital, para ser lido no computador, celular ou tablet). Basta acessar o seguinte link: www.pastoraldacrianca.org.br/revista-pastoral-da-crianca
Desde o lançamento da primeira edição, foram recebidos comentários positivos por parte dos voluntários, e também sugestões. Pelo endereço de e-mail da revista, quase todos os dias chegam fotos e informações das comunidades. Todo este material é publicado no Espaço das Comunidades na internet (ec.pastoraldacrianca.org.br) e depois selecionado para a publicação impressa.
Programa de rádio “Viva a Vida”
Com duração de 15 minutos, o programa “Viva a Vida”, a cada semana, aborda um tema relacionado às crianças, gestantes e famílias – a partir de uma entrevista com um profissional da coordenação nacional ou um especialista convidado. Também inclui depoimentos e dramatizações que auxiliam na propagação de conhecimento e exemplos.
O “Viva a Vida” é produzido pela Pastoral da Criança e pode ser reproduzido em qualquer rádio. Sua distribuição é feita a partir do cadastro de rádios parceiras, com a intenção de chegar à população de todos os Estados. Também está disponível para quem quiser ouvir através do site: www.pastoraldacrianca.org.br/radio.
Mensalmente, durante as capacitações de novos coordenadores e padres assessores, realizadas na sede da Coordenação Nacional, o Departamento de Comunicação também possui um horário para falar de suas atividades, entre elas o cadastro de rádios para divulgação do Viva a Vida - atividade que pode contar com a ajuda dos voluntários.
De setembro de 2017 até outubro de 2018, teve continuidade o contato com as rádios para realização do recadastramento, principalmente por meio de ligações via Skype. Também foram feitas mais pesquisas com o intuito de buscar novas rádios para incluir na lista de parcerias. Neste período, cerca de 800 rádios tiveram suas fichas atualizadas e mais de 87 foram cadastradas pela primeira vez. Atualmente, pelo Sistema de Informação da Pastoral da Criança, há 1.411 rádios ativas.
Emissoras que transmitem o programa:
Emissoras que transmitem o programa | ||
Tipos de rádios | Rádio Comercial | |
Rádio Comunitária | ||
Alto Falante | ||
Sistema de Som | ||
Rádio Web | ||
Rádio Educativa | ||
Total | ||
Downloads do programa pelo site: https://www.pastoraldacrianca.org.br/radio |
Vale lembrar que as emissoras católicas ligadas a redes integradas de transmissão representam um grande apoio na distribuição do Viva a Vida, potencializando a divulgação. Um exemplo é a Evangelizar é Preciso, que disponibiliza o conteúdo do programa Viva a Vida para todas as rádios que veiculam programas da sua Rede.
Site
Meio de referência para chegar a um público mais abrangente, o site da Pastoral da Criança (www.pastoraldacrianca.org.br) concentra informações institucionais, notícias, materiais para o voluntariado e os temas semanais. Fornece mais informações para dar suporte ao trabalho dos líderes e também orientações para o público em geral, que pode se beneficiar dos conteúdos relacionados às gestantes, crianças, famílias e campanhas. Além disso, registra parcerias e iniciativas apoiadas pela instituição.
No último ano, teve continuidade o trabalho realizado junto ao Google AdWords – sistema pelo qual é possível inserir anúncios e impulsionar os resultados de determinadas palavras-chave na busca do Google. Mensalmente, a Pastoral da Criança tem à disposição, gratuitamente, o valor de 10 mil dólares para utilizar estrategicamente nestas buscas patrocinadas. Esse recurso ajuda a aumentar o número de acessos de páginas selecionadas do site e trazer novos visitantes, fortalecendo a imagem da Pastoral da Criança como referência para os temas sobre gestação e primeira infância. Durante o período considerado neste relatório, os resultados foram analisados, novas palavras e expressões foram incluídas e outras foram substituídas. A partir de outubro de 2018, a Agência Master assumiu o processo e passou a gerenciar esse projeto de forma gratuita para a Pastoral da Criança.
Mídias sociais
A utilização das mídias sociais colabora com o aumento da interação social entre os usuários e o compartilhamento de informações da Pastoral da Criança. A página do Facebook atingiu a marca de 160.721 seguidores, com um alcance diário de 30 mil nas publicações. Todo o conteúdo é desenvolvido pelo Departamento de Comunicação.
Semanalmente, o canal do Youtube é alimentado com a publicação das mensagens da coordenadora nacional, Irmã Veneranda Alencar. Quando há novos vídeos referentes a campanhas e depoimentos vindos das comunidades, esses conteúdos também ajudam a complementar o canal.
Por conta da divulgação dos canais de contato em todas as edições da revista, houve um crescimento nas mensagens enviadas pelo WhatsApp do Departamento de Comunicação, facilitando o compartilhamento de informações e materiais, de maneira mais ágil.
Facebook: www.facebook.com/pastoraldacrianca
Canal do Youtube: http://pastoraldacrianca.org.br/pt/youtube
WhatsApp: (41) 99237-8570
Assessoria de imprensa
A partir do envio frequente de sugestões de pauta e do atendimento ágil às demandas espontâneas de jornalistas que procuram a Coordenação Nacional, a assessoria de imprensa contribui para o fortalecimento da imagem da Pastoral da Criança e de sua missão, tornando cada vez mais conhecido o trabalho realizado pelos voluntários e profissionais da instituição. Considerando apenas as publicações que tiveram a colaboração do Departamento de Comunicação, no fornecimento de informações e entrevistados, chegou-se à marca de 1.067 inserções na mídia (veículos impressos, rádios, televisões e internet).
A fim de fortalecer a rede, foi realizado, no dia 07 de março de 2018, em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, um encontro com jornalistas que atuam na causa da Primeira Infância para discutir formas de parceria e atuação conjunta entre a imprensa e a Pastoral da Criança. Os jornalistas, vindos de diversos veículos nacionais, conheceram um pouco mais sobre o trabalho da Pastoral da Criança, visitaram o Museu da Vida e participaram da abertura da exposição temporária baseada na Campanha da Fraternidade de 2018 - “Nós somos todos irmãos”. Também acompanharam a mesa redonda “Fortalecendo as Famílias para Adotar Valores e Nutrir a Espiritualidade na Primeira Infância para a Prevenção da Violência Contra as Crianças”, com a participação da Arigatou International/Geneva, GNRC, Pastoral da Criança, CNBB e representantes de governos estadual e municipais da região metropolitana de Curitiba, universidades e sociedades científicas, entre outros, que aconteceu no mesmo dia.
Também com o objetivo de expandir a rede de comunicadores - e capacitar em Pastoral da Criança Comunicadores Católicos que atuam nos Regionais da CNBB, algumas Arquidioceses e Dioceses pobres do Brasil, nos dias 15 e 16 de agosto de 2018, aconteceu o Encontro de Comunicadores Católicos 2018, na sede do Museu da Vida, em Curitiba. Estavam presentes 37 comunicadores e as principais pautas do encontro foram a importância dos primeiros 1000 DIAS, o aplicativo Visita Domiciliar, as estratégias de comunicação para engajar novos líderes e as ações e desafios da Pastoral da Criança.
O ano foi de muitas pautas e divulgações na Imprensa. Além das datas comemorativas relacionadas aos temas trabalhados pela instituição, às abertura de novas exposições do Museu da Vida também passaram a ser assuntos de destaque na mídia. A inauguração da exposição “Nós somos todos irmãos”, da nova “Rua do Brincar”, “Saneamento: o básico que salva vidas” e “Pastoral da Criança em Ação”, foram sugestão de pauta.
Outros temas de destaque que contaram com o posicionamento da Pastoral da Criança na mídia foram: a visita de candidatos a Governador do Estado do Paraná e à Presidente; dados novos sobre a Mortalidade Infantil; 35 Anos da Pastoral da Criança; Saneamento Básico entre outros. Outro acontecimento importante foi o fato do aplicativo Visita Domiciliar ganhar o prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida, na edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB 2018.
Informativo Semanal
O Departamento de Comunicação manteve neste período de 2017 para 2018, o envio por e-mail do informativo semanal, com uma chamada para o tema trabalhado naqueles dias e outros links para notícias e conteúdos do site. Atualmente, a lista de envio já conta com cerca de 40 mil contatos (incluindo pessoas ligadas à Pastoral da Criança, parceiros e interessados que se inscreveram pelo site) - e um aumento de 25% em relação ao total de contatos do ano anterior.
Em setembro de 2018, o Tema Semanal também começou a ser enviado via notificação para todos os usuários do Aplicativo Visita Domiciliar.
Comunicação do Museu da Vida
O Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança também dá suporte para a divulgação do Museu da Vida. Além das sugestões de pauta enviadas à imprensa e notícias publicadas no site, também são elaborados os conteúdos do “Vamos brincar no Museu da Vida”, atividade que acontece no último domingo de cada mês. Até outubro de 2018, a página (www.facebook.com/museudavidacuritiba) já tinha atingido 7.410 seguidores.
Outro aspecto importante é que, neste ano, o Museu continuou sendo um importante cenário para entrevistas dos especialistas da Pastoral da Criança, inclusive com a realização de um link ao vivo para a Rede Globo/RPC, de uma entrevista concedida pelo Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, sobre mortalidade infantil.
Materiais gráficos e digitais
Em parceria com profissionais de outros setores, o Departamento de Comunicação colaborou para o aprimoramento do App Visita Domiciliar. Para tornar a visita domiciliar ainda mais instrutiva e interativa, estão sendo desenvolvidos pequenos vídeos sobre os Indicadores de Oportunidades e Conquistas que serão disponibilizados via Aplicativo.
Para a campanha dos “Pequenos Reis Magos”, foram criados novos materiais de campanha e de comunicação - santinho, cartaz, vídeo etc; e também foi desenvolvido um novo site para melhorar a comunicação com os coordenadores, catequistas e paróquias participantes.
Esses trabalhos somaram-se às demandas rotineiras relacionadas à atualização dos materiais educativos da Pastoral da Criança e da Pastoral da Criança Internacional, como: correção e elaboração de arquivos de Dicas, banners, ilustrações, cartelas de orientações do Acompanhamento Nutricional, Calendário Anual, fichas para a campanha de doação pela conta de energia elétrica, Caderno do Líder, FABS, Laços de Amor e outros materiais de apoio à missão dos voluntários. O Museu da Vida também gera demanda de materiais gráficos (tanto impressos, quanto para internet), como cartazes, banners, folder, painel sobre parceiros etc.
Outro ponto importante deste período foi a continuidade da Revista Pastoral da Criança, a partir do projeto editorial apresentado no ano de 2015, incluindo a criação de infográficos para as reportagens especiais e outros textos, conforme as características das informações.
Formação de coordenadores
Capacitação de Coordenadores de Ramo e Área
Para assumir a sua missão na Pastoral da Criança, o Coordenador de Ramo deverá ser eleito pela Assembleia formada pelos Coordenadores de Comunidade e/ou Líderes e seu mandato terá a duração de dois anos. Este novo coordenador deverá receber a capacitação em até 60 dias após a data de sua ratificação.
As capacitações de novos Coordenadores de Ramo são planejadas pelos Coordenadores de Estado, cabendo-lhes formar e manter o número de capacitadores suficientes no tema para atender a demanda. Os Coordenadores de Estado devem também acompanhar se todos os Coordenadores de Ramos foram eleitos e capacitados dentro do tempo estipulado (60 dias após a sua ratificação).
Os Coordenadores de Setor são responsáveis pelas assembleias eletivas dos Coordenadores de Ramos, devendo planejar estas assembleias e manter os cadastros dos ramos atualizados no Sistema de Informação da Pastoral da Criança.
Ramos Brasil
Na tabela abaixo podemos observar que 18,8% dos ramos ativos a nível de Brasil, estão com mandato vencido. O estado com maior percentual neste indicador é a Paraíba, com 38,5%.
Em relação a capacitação destes ramos, temos 6.327 ativos, destes 1.046 não receberam a capacitação de Missão do Coordenador da Pastoral da Criança (P118), ou seja, 16,5%. Ressaltamos que um Coordenador de Ramo capacitado com antecedência terá mais segurança e possibilidade de corresponder aos resultados esperados no desenvolvimento de sua missão.
Demostrativo contábil e financeiro
Apresentações utilizadas na Assembleia Geral
anexos apresentações